domingo, 6 de dezembro de 2009

AirRay, o primeiro carro movido apenas com a energia do vento e do sol




Mais parece um carro vindo dum filme, um carro eléctrico que para carregar as suas baterias faz uso da energia solar e eólica!
Veículo eléctrico equipado com quatro turbinas capazes de converter a energia do vento em energia eléctrica
Sem duvida que se trata de um projecto interessante e com pernas para andar isto claro se os senhores do petróleo não lhas cortar...


O AirRay é resultado do trabalho de investigação da empresa norte-americana Earth Sure, dedicada à pesquisa e desenvolvimento de tecnologias amigas do ambiente, e apresenta-se como o automóvel mais ecológico do mundo, um veículo movido exclusivamente a energia eléctrica, com a diferença para outras propostas do género na forma de como a consegue: força eólica e energia solar.

Este inédito veículo eléctrico, para além do tejadilho, que integra uma série de painéis solares, capazes de captarem a energia quer parado como em movimento, tem como principal curiosidade a capacidade de converter energia eólica em electricidade, graças a três turbinas colocadas na dianteira. Toda a energia obtida através dos raios de sol e do vento é armazenada em baterias posicionadas na traseira, debaixo da bagageira do carro. Também, na traseira, encontra-se uma quarta turbina eólica, que aproveita o fluxo do ar que rodeia o carro durante o seu movimento para alimentar as baterias.

Para além de veículo zero-emissões, bem como «zero-consumo», o AirRay apresenta ainda como vantagem a possível reutilização da energia armaznada para a sua utilização em casa.

A empresa espera apresentar todas estas inovações incorporadas num primeiro veículo experimental que tanto poderá ser híbrido, a gás ou diesel. "A nossa criação definitiva será exclusivamente alimentada a electricidade sem qualquer necessidade de gás ou petróleo”, assegura, no entanto, o director executivo da Earth Sure, Raymond Saluccio.

“A energia conseguida através dos painéis solares e turbinas eólicas será suficiente para o automóvel mover-se sem qualquer preocupação de ficar sem energia. O AirRay não só transformará ar e luz em energia, como também será capaz de fazer virar cabeças!", acrescenta o responsável do projecto, revelando que as linhas do modelo definitivo serão também um marco na indústria automóvel, o que não parece ser dificil depois de revelados os esboços do AirRay.

Veja o vídeo:















Fonte: Autoportal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário