domingo, 25 de setembro de 2016

Os 7 sintomas de depressão mais comuns

Sintomas de depressão vividos por quem passa por esta dura realidade. Conheça quais são e fique a par desta patologia.

A depressão é uma doença de foro psicológico que prolifera no mundo a uma velocidade inquietante. São milhares as pessoas que são afectadas por esta patologia. Segundo a Organização Mundial de Saúde, cerca de 120 milhões de pessoas no mundo são afetadas por esta doença que chega sem avisar. Conheça os sintomas de depressão.



7 SINTOMAS DE DEPRESSÃO



PROBLEMAS INTESTINAIS

Existe uma relação privilegiada entre o intestino e o cérebro, prova desta realidade é que a depressão pode tornar o intestino mais vulnerável a infeções. Todas as emoções que vivemos acabam por ter impacto, e dores de barriga e mesmo alterações intestinais acabam por ser dos sintomas de depressão mais comuns.  


NOITES CINZENTAS

Quando um doente sofre de depressão, um dos refúgios para fugir aos problemas depressivos é dormir. No entanto, tanto pode dormir muito como pode nem sequer conseguir fechar os olhos, o que significa para os mesmos, distúrbios durante o sono.



CANSAÇO

O cansaço é mais um exemplo dos sintomas de depressão que apoquentam quem sofre desta patologia. Segundo o livro Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, podemos constatar que “o indivíduo pode queixar-se, por exemplo, de que se lavar e vestir pela manhã é algo exaustivo e pode levar o dobro do tempo habitual”. 



MUDANÇAS DE HUMOR 

Tristeza, falta de ânimo e outros sentimentos são vivenciados por quem passa pela situação de depressão. Com o olhar mais focado para os aspetos negativos, o doente enfrenta o seu dia-a-dia com diversas mudanças de humor.



PRAZER DE SORRIR

Outro dos sintomas mais comuns, é o desinteresse por atividades que até então era uma forma de relaxar. Ao longo desta doença, a pessoa perde o interesse pelo seu dia-a-dia e tem uma sensação de vazio. 



CHORAR CONSTANTEMENTE 

O ato de chorar é tão comum nos dias de hoje e nem sempre está associado a aspetos negativos, pode até ser por extrema alegria. Contudo, se o choro surgir sem razão aparente e for frequente, já pode ser considerado como um dos sintomas de depressão. 



PENSAMENTOS SOBRE A MORTE

A morte, numa fase mais avançada da depressão, é considerada pelos doentes uma forma de escapar aos problemas que atormentam o seu quotidiano. Esta forma de pensar varia consoante cada doente, mas são muito recorrentes estes pensamentos suicidas.



TIPOS DE DEPRESSÃO

Existem alguns tipos de depressão e, aliado a esta diversidade, o tratamento é mais ou menos eficaz consoante a gravidade da patologia. 
  • Depressão profunda – Tem uma influência profunda na vida do paciente e caso não seja tratada, a doença pode dura mais de 6 meses. 
  • Distúrbio bipolar – É caracterizada por grandes alterações a nível de humor, e o paciente vive momentos de profunda tristeza.
  • Distimia – Nesta fase a pessoa sofre de sintomas depressivos que dificultam a sua estabilidade no dia-a-dia.
  • Depressão pós-parto – Vivenciado pelas mães, é uma patologia que se explica por alterações emocionais.
  • Transtorno afectivo sazonal – Como o próprio termo indica, este transtorno é vivido em períodos sazonais. Existem pessoas que se sentem melhor na primavera e no verão, visto que há mais luz solar. 
Fonte:http://www.e-konomista.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário