sexta-feira, 9 de setembro de 2016

MITOS (E VERDADES) SOBRE AS PILHAS

1. É possível prolongar vida das pilhas se as colocar no congelador
Depende. As pilhas alcalinas, quando estão guardadas num local com temperatura ambiente, vão-se descarregando naturalmente com o passar do tempo. Mas se forem colocadas num sítio com temperaturas muito elevadas vão perder a sua carga muito mais rápido do que o normal. O mesmo se aplica às pilhas de níquel cádmio (NiMH) e níquel metal hidreto (NiCd), que têm muito menos resistência tanto à temperatura ambiente como ao calor, descarregando-se com facilidade. Posto isto, o facto de colocar as pilhas no congelador vai ajudar a manter a sua carga por mais tempo mas só se viver em climas quentes, explica o site 'Green Batteries'.
2. As pilhas podem explodir
Mito. Segundo o site ‘Cultura Mix’ as pilhas não explodem efetivamente, o que pode acontecer é elas começarem a libertar um líquido escuro (pilhas normais) ou um pó branco (pilhas alcalinas). Isto é sinal de que as pilhas aqueceram demasiado ou estão velhas, sendo importante que proceda à sua remoção de forma a não danificar os aparelhos em questão.
3. Não se deve misturar pilhas diferentes
Verdade. Pode parecer absurdo, mas a verdade é que não é aconselhável utilizar diferentes tipos de pilhas alcalinas nos seus aparelhos. O perigo está no facto de as voltagens produzidas pelos diferentes tipos de pilhas  - alcalinas, de ácido e recarregáveis - dependerem dos químicos que estão lá dentro. Tal como explica a ‘PC Guia’, se por exemplo misturar uma pilha alcalina com uma pilha com ácido isto vai fazer com que a mais potente obrigue a menos potente a acompanhá-la o que pode fazer com que esta rebente.
4. As pilhas carregáveis são piores do que alcalinas
Mito. Não se deixe enganar pela durabilidade das pilhas descartáveis, pois a verdade é que as pilhas recarregáveis duram muito mais tempo do que as outras. Tal como explica o site ‘Green Batteries’, se usarmos pilhas recarregáveis numa máquina digital, elas têm uma maior durabilidade do que se optarmos pelas alcalinas. Isto acontece devido ao facto das pilhas alcalinas serem mais indicadas para aparelhos que consomem energia mais lentamente, daí ficarem vazias mais rapidamente quando usadas em máquinas fotográficas, explica o site digitizd.com
5. As pilhas deixam de carregar totalmente com o passar do tempo
Mito. Segundo o site digitizd.com, esta teoria surgiu na altura das pilhas NiCd que eram conhecidas pelo famoso "efeito memória” que fazia com que as pilhas ficassem viciadas e não carregassem totalmente. Mas com os passar dos anos e com a introdução de novas pilhas o chamado "efeito memória" deixou de ser um problema.


Fonte:http://lifestyle.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário