quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Guia para evitar a depressão pós-férias

 As férias são a melhor altura do ano, especialmente se tiver oportunidade de ir para fora. Mas chega aquele domingo antes do dia de regresso ao trabalho e aquela sensação de tristeza começa a apoderar-se de si. Siga estas dicas para evitar a depressão pós-férias e sentir-se como se ainda estivesse a relaxar num paraíso.

DÊ TEMPO A SI MESMO PARA SE REAJUSTAR

Estender a sua viagem até ao último minuto possível não é não é boa ideia. Aliás, a brutal transição pode até causar danos mentais. Em vez de voltar para casa do domingo à noite, tente voltar no sábado. “Dê a si mesma um dia para se reagrupar antes de voltar ao local de trabalho”, sugere a psicóloga Mary Gresham.

ORGANIZE O SEU ESPAÇO DE TRABALHO

Quanto mais organizado for o seu espaço de trabalho, melhor se irá sentir. Tente reorganizar o seu espaço no escritório e a sua secretária.
Anna Marie Smith, consultora educacional, recomenda que faça limpezas quando acabam as férias. “Tenha a certeza que está a começar numa ardósia limpa para que não haja nada a pairar sobre si”, explica.

LEMBRE-SE DA SUA VIAGEM

Só porque está de volta ao trabalho não tem que se esquecer da sua viagem. Relembre-se das memórias, imprima fotografias e coloque-as em sua casa e no seu espaço de trabalho. Utilize-as como foto de fundo do seu telemóvel, computador ou tablet. Partilhe-as nas redes sociais. Enquanto estiver em viagem, compre souvenirs que irá usar no seu dia a dia para que nunca se esqueça das férias.

PLANEIE O SEU REGRESSO

“Planeie algumas coisas divertidas para fazer na primeira semana de regresso”, aconselha Lauren E. Miller, autora do livro 5-Minutes to Stress Release. “Também gosto de pegar em coisas que me motivam nas férias, como yoga ou caminhadas, e adicioná-las à minha lista de coisas a fazer na primeira semana de regresso a casa. Também pode ficar bastante mais feliz apenas por pensar e planear as próximas férias. Todas as férias têm uma data de fim. Mas se pegar nas experiências positivas e incorporá-las no seu dia a dia, vai sentir-se quase como se estivesse de férias”.

FAÇA UMA “RESOLUÇÃO DE FÉRIAS”

“Férias dão-nos a oportunidade de começar de novo”, diz Susan Krauss Whitbourne, professora na Universidade de Massachusetts. “Faça uma “resolução de férias” e adote permanentemente um bom hábito que aprendeu enquanto esteve fora, como comer de forma mais saudável, fazer um pouco mais de exercício, ou passar mais tempo na rua e desligar-se das tecnologias.

TORNE-SE MAIS ATIVO

Faça exercício físico. Vai ajudá-lo a perder aqueles quilinhos que ganhou nas férias e fará com que se mantenha distraído e não pense tanto na depressão.

Fonte:http://visao.sapo.pt/a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário