domingo, 31 de janeiro de 2016

6 mitos sobre o cabelo

Existem uma série de preconceitos sobre o cabelo. Alguns correspondem à verdade, enquanto outros não passam de meras fantasia.
revista Elle desmistificou alguns desses mitos:
1. Deve lavar o cabelo todos os dias
Se tem por hábito lavar o seu cabelo diariamente, é melhor parar imediatamente. “Ao lavar o cabelo diariamente, está a remover os seus óleos naturais e as suas proteínas, tornando-o mais seco”, explica o criador da marca de produtos de beleza Rahua, Fabian Lliguin.
O ideal é lavá-lo duas vezes por semana.
2. O stress deixa o seu cabelo mais grisalho
Uma frase que quase se tornou ditado popular, mas pode ter algum fundamento. A Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque publicou um estudo que prova que as hormonas de stress podem contribuir para o aparecimento do cabelo grisalho graças ao complicado sistema das células estaminais. O único senão é que o estudo foi feito em ratos e pode haver outros factores a contribuír como a genética oudoenças.
3. Se retirar um fio de cabelo branco, crescem outros dois
Outro clássico relacionado com cabelos… mas que não é verdade. “Cada folículo capilar só consegue produzir um fio de cabelo, independentemente da sua cor”, refere Lliguin. Mas puxar um fio de cabelo não é uma boa ideia: ao arrancar cabelos sempre no mesmo sítio pode causar peladas.
4. Prender o cabelo muitas vezes pode provocar queda de cabelo
Quem é que não gosta de usar rabo-de-cavalo ou fazer uma trança? Pode continuar a fazê-lo desde que não seja regularmente. A Academia Americana de Dermatologia aconselhou a não usar de uma forma contínua tranças, rabos-de-cavalo e extensões, uma vez que podem causar tensão capilar e, consequentemente, ‘fracturar’ o cabelo.
5. Pode ficar doente se sair à rua, quando está frio, com o cabelo molhado
Da próxima vez que estiver doente e se martirizar por não ter secado o cabelo antes de sair de casa, lembre-se disto: “as gripes são causadas por bactérias e vírus. Não vai ficar doente por estar na rua, ao frio, com o cabelo molhado”, garante o médico James Choi.
6. Não pode pintar o cabelo quando está grávida
Pode ficar descansada, não vai ter de deixar de fazer madeixas ou de pintar o cabelo quando estiver grávida. A médica e especialista Cynthia Gyamfi-Bannerman garante que é seguro pintar o cabelo mas têm de ser tintas recentes, uma vez que as mais antigas contêm formaldeído. Ainda que este produto químico seja pouco comum nas tintas, é melhor evitá-lo.
Se pintar o cabelo em casa, a especialista aconselha a fazê-lo com luvas, numa área ventilada. Fonte:http://www.sol.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário