domingo, 24 de janeiro de 2016

Está sempre cansado? Temos 10 motivos

É daquelas pessoas que se sente cansada a toda a hora? Esta fadiga excessiva pode estar relacionada com o estilo de vida que leva. Ou pode ser algo mais grave e talvez tenha um problema de saúde que desconhece.
O site WebMD falou com diferentes especialistas que apresentam os três motivos mais comuns pelos quais as pessoas se sentem cansadas e outras sete doenças que poderão estar associadas ao seu mal estar:
As três principais razões:
O que come: É daquelas pessoas que recorre ao café ou ao açúcar quando está cansado? Talvez não seja uma boa ideia, uma vez que fazem com que os seus níveis de açúcar sejam demasiado inconstantes.
Opte antes por uma dieta saudável, que inclua vegetais, frutas e proteínas. “Comer de maneira saudável faz com ‘carregue’ menos peso, e a obesidade contribui muito para o cansaço”, explica o médico J. Fred Ralston, antigo presidente da American College of Physicians.
2. Quanto tempo dorme: Não é nenhuma novidade, mas nunca é demais reforçar. A maioria das pessoas não dorme o número de horas suficientes. Experimente evitar a cafeína ou bebidas alcoólicas antes de ir dormir, evite ver televisão e mantenha o seu quarto uma divisão calma e de descanso.
3. A quantidade de exercício físico que pratica: Ralston defende que esta é a sua ‘receita’ favorita para o cansaço: uma boa dose de exercício físico. Vários estudos comprovaram que os sedentários que começam a praticar desporto sentem-se muito menos cansados do que aqueles que ficam parados. Quanto mais se mexer, mais energia tem.
O médico recomenda, pelo menos, 40 minutos de exercício físico, quatro dias por semana. Ao fim de um mês, vai ver que vai notar a diferença. Se depois destes três motivos se continuar a sentir cansado, talvez esteja com um problema de saúde. O cansaço crónico pode estar associado a uma série de problemas. Consulte o seu médico, mas aqui ficam algumas hipóteses do que pode ter:
4. Anemia: “É uma das causas mais comuns para o cansaço e é facilmente detectável através de uma análise sanguínea”, afirma a médica Sandra Fryhofer. Acrescentando que é um problema muito comum nas mulheres, especialmente aquelas que têm um fluxo bastante elevado quando estão com a menstruação. Para evitar uma anemia, faça uma dieta rica em ferro, carne e vegetais.
5. Défice de nutrientes: como, por exemplo, potássio. Isto também pode causar uma enorme fadiga e, mais uma vez, é facilmente comprovado com uma análise ao sangue.
6. Problemas de tiróide: Tanto a sobreactividade como a baixa actividade da tiróide podem resultar em fadiga. A função da tiróide pode ser avaliada por uma análise sanguínea para ver os níveis de TSH (hormona estimuladora da tiróide).
7. Diabetes: Fryhofer garante que as pessoas que têm diabetes descontrolada simplesmente não se sentem bem. “Se se sente cansado e também tem sintomas como visão turva ou urina bastante, consulte o seu médico”.
8: Depressão: Se, para além de estar cansado, se sente triste e perdeu o apetite, pode estar com uma depressão. Não guarde estes sentimentos só para si. Recorra a um médico ou até mesmo um psicólogo. Eles podem ajudá-lo a voltar a sentir-se melhor.
9. Problemas de sono: Se apesar de dormir horas suficientes se continuar a sentir cansado e ressona, consulte o seu médico. Ressonar pode ser um sinal de de uma apneia do sono. Isto é, as pessoas deixam de respirar por alguns segundos várias vezes durante o sono. Existem vários tratamentos para este problema portanto não tente ignorá-lo. Consulte o seu médico.
10. Doença cardíaca não diagnosticada: O cansaço pode significar que algo não está bem com o seu coração, especialmente no caso das mulheres. “Se tem dificuldade em fazer o exercício físico que costumava praticar, ou se começa a sentir-se mal quando pratica desporto, isto pode ser um alerta para um problema cardíaco.”, explica a médica. Consulte um especialista ou seu médico de família o quanto antes.
Fonte:http://www.sol.pt/n

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário