domingo, 4 de janeiro de 2015

7 coisas que fazem mal aos seus ouvidos

Se costuma ter problemas de ouvidos ou não sabe como cuidar desta zona do corpo, estas dicas – divulgadas pelo site da Men’s Health – podem dar muito jeito.
1.    Não usar protecções: “Uma das piores coisas que pode fazer aos seus ouvidos é não usar protecções quando está num ambiente com sons muito altos”, explica o otorrinolaringologista norte-americano Matthew Parker Branch. Existem pequenos pelos nos seus ouvidos que funcionam como receptores auditivos. Sons muito altos podem quebrar estes pelos – e eles não voltam a crescer. Pode usar auscultadores para evitar este problema. E quanto maiores, melhor. 
2.    Wrestling: Pode parecer ridículo mas é verdade. O wrestling e outros tipos de lutam levam muitas vezes à ocorrência de hematomas auriculares, conhecidos também como ‘ouvido couve flor’. Este problema pode ser tratado se for rapidamente identificado, senão começa a ocorrer uma acumulação de sangue no ouvido e na orelha.
3.     Piercings: Estes adereços podem levar à formação de uma pericondrite, uma infecção da cartilagem do ouvido externo, explica Branch. Se começar a ver que a sua orelha está vermelha e a inchar, retire rapidamente o piercing e dirija-se ao hospital.
4.    Usar cotonetes: Investigadores do Henry Ford Health System descobriram quase 4% dos casos de perfuração do tímpano são causadas por cotonetes. “Estes instrumentos podem não só perfurar o tímpano, como mover os pequenos ossos existentes no ouvido, levando à perda total de audição”, explica Matthew Parker Branch. Um conselho: Evite colocar objectos sólidos no ouvido – cotonetes, canetas, dedos, entre outros.
5.    Esperar: Se de repente sente que perdeu a audição num ou nos dois ouvidos, dirija-se rapidamente ao médico. Muitas vezes, o tratamento de infecções, inflamações e outros problemas auditivos (que podem levar à surdez) não são tratados com sucesso por não serem detectados a tempo, explica Branch.
6.    Usar ‘pingos’: Muitas vezes, estes ‘pingos’ para os ouvidos são uma solução ‘milagrosa’. No entanto, este líquido pode trazer muitos problemas para outras pessoas. Antes de administrar estas gotas – para tratar uma otite, por exemplo – é melhor falar com o seu médico e fazer alguns exames para perceber se pode usar este remédio. Por exemplo, há quem nasça com o tímpano ‘furado’. Nesses casos, o uso deste líquido não é recomendado – pode até levar à surdez.
7.    Não seguir as regras do mergulho: É necessário seguir ‘à risca’ as regras deste desporto, já que quando não se seguem algumas, os ouvidos é que sofrem. Por exemplo, se regressar à superfície rápido demais, pode desenvolver um barotrauma - uma manifestação patológica ligada a variações de pressão no interior do corpo. O mesmo pode acontecer se fizer uma viagem de avião e estiver constipado: “Se tiver problemas em limpar ou ‘estalar’ os ouvidos, use um spray apropriado para os ouvidos e para o nariz 30 minutos antes de descolar”, recomenda Matthew Parker Branch.Fonte:http://www.sol.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário