terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Será que os Scanners de aeroportos fazem mal a saúde?



Um tema que esta na ordem do dia, com cada vez mais aeroportos internacionais a querer instalar máquinas que fazem autenticos strips completos aos passageiros, cresce a dúvida sobre a existência de riscos para a saúde. 


Os responsáveis pela Transportation Security Administration (TSA), dos EUA, garantem que a privacidade dos passageiros está assegurada, uma vez que as máquinas a instalar não conseguem alojar, imprimir ou transmitir de forma alguma as imagens captadas.

Quanto ao risco para a saúde, notícia da Cnet explica que vão ser utilizados dois modelos distintos: um que funciona por ondas de rádio e outro que emite raios-X e cria imagens 2D.

O aparelho que utiliza as ondas de rádio produz ondas de 30 a 300 gigahertz e mostra explosivos que sejam mais densos que outros materiais e cria imagens 3D. Estas ondas são menos prejudiciais à saúde do que aquelas a que estamos sujeitos quando utilizamos o telemóvel. Só falta chegar-se a uma conclusão definitiva sobre os riscos associados à utilização do telemóvel.

Em relação ao dispositivo que emite os raios-X, a radiação a que estamos expostos equivale à que nos afecta em dois minutos de voo.

Um professor da Universidade da Columbia, EUA, e especialista em questões de radiação, David Brenner, explica que os riscos são mínimos e que, se o passageiro puder escolher, deve optar pela máquina que emite as ondas de rádio.


Fonte: Exame informatica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário