domingo, 10 de janeiro de 2010

Como recuperar dados apagados no disco rigido?


Certamente já lhe aconteceu ter apagado um determinado ficheiro, foto, documento, musica, etc, e depois se ter arrependido, pois foi por engano que o deletou, felizmente existem programas que nos ajudam a recuperar esses dados quando isso acontece.





Quando um ficheiro é apagado de um cartão de memória, de uma pen, do seu disco rígido (esvaziando a Reciclagem ou com o SHIFT+DELETE)…este não é apagado realmente, apenas “marcado” como se fosse um espaço livre, ou seja, caso nenhum ficheiro tenha sido gravado neste “espaço livre” o ficheiro anterior pode ser recuperado.

Existem muitas aplicações que fazem (ou tentam fazer) essa função! Hoje daremos especial destaque às gratuitas com uma lista de vários softwares criados para o efeito.

Mas antes deixo-vos com algumas dicas:

-> Caso tenha eliminado acidentalmente um ficheiro e o queira recuperar evite a todo custo guardar mais ficheiros no dispositivo (cartão de memória, disco rígido…), pois a probabilidade de estes serem gravados “por cima” do ficheiro que quer recuperar é grande.

-> Caso queira recuperar um ficheiro do disco rígido do computador e não tenha nenhum software de recuperação instalado, não o instale no mesmo disco (ou partição) onde está o ficheiro a recuperar. Se o fizer os dados de instalação do software serão gravados “por cima” do ficheiro que quer recuperar.

-> Caso queira recuperar um ficheiro do disco rígido do computador evite utilizá-lo (o computador), pois este pode instalar actualizações, guardar dados de jogos ou aplicações, inclusive guardar dados para o Restauro do Sistema no “espaço vazio” onde se encontra o ficheiro que quer recuperar.

-> Nunca recupere os seus ficheiros para o mesmo dispositivo que está a recuperar, pois assim estará a guardar dados recuperados “por cima” dos que vai recuperar, tornando a sua recuperação quase impossível.

Fim das dicas, passemos à lista de softwares:

EASEUS Deleted File Recovery

Free Undelete
Data Recovery
Mozy Backup
NTFS Undelete
PC-Inspector File Recovery
Recuva File Recovery
Restoration

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário