segunda-feira, 8 de abril de 2024

Ovos podem ajudar a melhorar a saúde óssea e reduzir o risco de osteoporose


Um estudo recente publicado na revista "Nutrients" sugere que comer ovos diariamente pode estar associado a uma melhor saúde óssea e a um menor risco de osteoporose. A osteoporose é uma doença que torna os ossos fracos e quebradiços, aumentando o risco de fraturas.

O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Zhejiang na China, analisou dados de mais de 5.000 adultos com idades entre 50 e 79 anos. Os participantes foram acompanhados por um período médio de 10 anos.

Os resultados mostraram que aqueles que consumiam um ovo por dia apresentaram um risco 11% menor de desenvolver osteoporose do que aqueles que não consumiam ovos. Além disso, os que consumiam ovos apresentaram maior densidade mineral óssea no fêmur e na coluna lombar, o que significa que seus ossos eram mais fortes.

Os pesquisadores acreditam que os benefícios dos ovos para a saúde óssea podem ser explicados por seu alto teor de nutrientes, como proteína, vitamina D e cálcio. A proteína é essencial para a formação óssea, a vitamina D ajuda o corpo a absorver o cálcio e o cálcio é um mineral importante para a saúde óssea.

"Este estudo fornece mais evidências de que os ovos podem ser um alimento saudável para os ossos", disse o Dr. Bo Chen, principal autor do estudo. "Comer um ovo por dia pode ser uma maneira simples e eficaz de reduzir o risco de osteoporose."

Outras dicas para melhorar a saúde óssea:

  • Consumir alimentos ricos em cálcio e vitamina D, como leite, iogurte, queijo, salmão e sardinha.
  • Praticar exercícios regularmente, como caminhada, corrida ou dança.
  • Manter um peso saudável.
  • Evitar fumar e beber em excesso.

Importante:

Este estudo é observacional, o que significa que não pode provar que os ovos causaram a melhora na saúde óssea. Mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados.

Se você tem preocupações com a saúde óssea, consulte um médico ou nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário