domingo, 7 de abril de 2024

12 Vegetais Ricos em Proteínas para Adicionar à Sua Dieta



A proteína é um nutriente essencial para o corpo humano, desempenhando um papel importante na construção e reparação dos tecidos, na produção de hormonas e enzimas, e no transporte de oxigénio e nutrientes.

Embora a carne, os ovos e os laticínios sejam tradicionalmente considerados as melhores fontes de proteína, existem muitos vegetais que também são ricos neste nutriente.

Aqui estão 12 vegetais ricos em proteínas que você pode adicionar à sua dieta:

1. Brócolis: Uma porção de brócolis cozido (cerca de 91 gramas) contém 2,5 gramas de proteína. É também uma boa fonte de vitaminas C e K, fibra e folato.

2. Espinafre: Uma porção de espinafre cozido (cerca de 180 gramas) contém 5 gramas de proteína. É também uma excelente fonte de vitamina A, vitamina K, ferro e folato.

3. Couve-flor: Uma porção de couve-flor cozida (cerca de 128 gramas) contém 2 gramas de proteína. É também rica em vitamina C, vitamina K, fibra e potássio.

4. Cogumelos: Uma porção de cogumelos brancos cozidos (cerca de 90 gramas) contém 3,4 gramas de proteína. Eles também são uma boa fonte de vitaminas B, selênio e potássio.

5. Ervilhas: Uma porção de ervilhas cozidas (cerca de 160 gramas) contém 8 gramas de proteína. São também ricas em fibras, vitamina C, vitamina K e ferro.

6. Lentilha: Uma porção de lentilha cozida (cerca de 198 gramas) contém 18 gramas de proteína. É também uma excelente fonte de fibras, ferro, folato e potássio.

7. Grão de bico: Uma porção de grão de bico cozido (cerca de 164 gramas) contém 15 gramas de proteína. É também rico em fibras, vitamina C, vitamina K e folato.

8. Feijão preto: Uma porção de feijão preto cozido (cerca de 172 gramas) contém 15 gramas de proteína. É também uma boa fonte de fibras, ferro, folato e potássio.

9. Quinoa: Uma porção de quinoa cozida (cerca de 185 gramas) contém 8 gramas de proteína. É também rica em fibras, ferro, magnésio e fósforo.

10. Amaranto: Uma porção de amaranto cozido (cerca de 246 gramas) contém 9 gramas de proteína. É também rico em fibras, ferro, magnésio e fósforo.

11. Semente de cânhamo: Uma porção de semente de cânhamo (cerca de 30 gramas) contém 9 gramas de proteína. É também rica em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, fibras e vitamina E.

12. Espirulina: Uma porção de espirulina em pó (cerca de 7 gramas) contém 4 gramas de proteína. É também rica em ferro, vitamina B12 e antioxidantes.

Adicionar estes vegetais à sua dieta é uma ótima maneira de aumentar a sua ingestão de proteínas e melhorar a sua saúde geral.

Dicas para incluir mais vegetais ricos em proteínas na sua dieta:

  • Adicione brócolis, espinafre ou couve-flor aos seus salteados, sopas e ensopados.
  • Use cogumelos como substituto da carne em hambúrgueres, tacos e outras receitas.
  • Faça saladas com lentilhas, grão de bico ou feijão preto.
  • Adicione quinoa ou amaranto às suas saladas, sopas ou acompanhamentos.
  • Polvilhe sementes de cânhamo sobre iogurte, saladas ou smoothies.
  • Experimente smoothies com espirulina.

Com um pouco de criatividade, é fácil incluir mais vegetais ricos em proteínas na sua dieta e desfrutar dos seus benefícios para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário