sábado, 1 de agosto de 2015

4 maneiras de lidar com um mau dia

Não há ninguém que não tenha um mau dia, nem que seja de vez em quando. Esteve preso várias horas no trânsito, a reunião com o cliente não correu como esperava, esteve horas à espera que o pediatra do seu filho o atendesse, entre tantas outras situações. E estes são apenas alguns exemplos de situações que nos podem caracterizar este tipo de dias.
Nessas alturas, muitas pessoas sentem-se mal, em baixo, ficam a remoer o que aconteceu e não sabem o que fazer para sair desta ‘bola de neve’.
A psicóloga Alice Boyes deixa-lhe quatro dicas que o vão ajudar a ultrapassar um dia mau:
1. A má sorte há-de acabar
Aquilo a que costumamos chamar de ‘má sorte’ não dura para sempre. Vai chegar a uma altura em que as coisas vão voltar a correr bem. É apenas uma questão de tempo e de ter paciência.
2. Não se martirize
Quando as coisas não correm bem, as pessoas têm tendência a martirizar-se, e isso só piora a situação. Da próxima vez que tiver um dia mau, tente ter pensamentos positivos e não se culpabilize. Nem tudo o que acontece de mau é sua culpa. Vai ver que as coisas vão acabar por se resolver.
3. Dê um presente a si mesmo
Dar um presente a si mesmo vai ajudá-lo a aguentar os dias stressantes. Nestas alturas é complicado lembrar-se daquilo que gosta de fazer. Por que não faz uma lista daquilo que gosta, para estas ocasiões? Aqui ficam algumas sugestões:
- Vá jantar a um restaurante de que gosta e onde não costuma ir
- Vá aquele centro de massagens pelo qual passa todos os dias
- Compre aquele livro que está para adquirir há meses
- Ligue a um amigo para ir beber um copo e espairecer
4. Analise bem o que aconteceu
Não é fácil analisar o que aconteceu durante um dia mau. As pessoas têm tendência a fazer uma tempestade a partir de uma coisa simples ou a desvalorizar algo grave. Acalme-se e tente perceber o verdadeiro efeito que um dia mau deve ter no seu humor. Se se trata de um incidente isolado, e que tem resolução, tente encará-lo como algo que irá passar e relaxe.Fonte:http://www.sol.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário