sábado, 22 de agosto de 2015

Silencioso e sem sintomas: Excesso de colesterol pode ser fatal

Apesar de um em cada dois portugueses possuir um nível de colesterol elevado, 62 por cento não faz qualquer tipo de tratamento. É uma doença silenciosa pois não evidencia quaisquer sintomas, podendo resultar em ataque cardíaco ou AVC sem que nada o faça prever.
 O colesterol é uma substância gorda encontrada nos tecidos do organismo e transportada no sangue, sendo por isso um constituinte normal do organismo. Contudo, se os níveis no sangue forem muito elevados o colesterol pode depositar-se nas paredes das artérias. Com o passar do tempo forma-se uma placa que causa a obstrução da artéria – aterosclerose – com graves consequências para o coração, podendo originar ataque cardíaco ou enfarte, para o cérebro ou para os rins. 
É por isso essencial um controlo e, consequentemente uma manutenção dos níveis saudáveis de colesterol. 
 
Apesar de a palavra colesterol ter adquirido um sentido negativo, o certo é que se trata de um tipo de gordura indispensável para o funcionamento do nosso metabolismo e está presente em todas as células do corpo. O problema é que existem dois tipos de colesterol: o HDL, ou colesterol bom, e o LDL, o colesterol mau. Em excesso, este último pode gerar diversas complicações para a saúde cardiovascular, podendo levar à morte. 
Mas, a boa notícia é que com bons hábitos poderá ajudar a prevenir a doença. saiba quais: 
 
# Usar sempre azeite;
# Consumir mais fibras;
# Substituir carne por peixe;
# Ingerir mais soja;
# Introduzir aveia na alimentação;
# Praticar exercício físico;
# Deixar de fumar.
Fonte:http://www.impala.pt/d

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário