sábado, 1 de agosto de 2015

4 coisas que deve dizer para ajudar uma pessoa com depressão

Depois de ter feito uma lista de coisas que nunca deve dizer a uma pessoa que sofre de depressão, a psiquiatra Jean Kim decidiu fazer o inverso. Isto é, sugerir aquilo que os familiares e amigos devem dizer, para os apoiar nesta luta.
Dicas para aqueles que querem ajudar, sem julgar, e demonstrar empatia para com as pessoas em depressão.
1. Estou aqui para o que for preciso
Muitas vezes, aquilo que uma pessoa deprimida apenas precisa de saber é que vai estar ao seu lado, independentemente do que aconteça. Estes indivíduos têm, por vezes, receio de serem um peso para os outros ou de serem incomodativos, especialmente porque sabem que o seu estado de espírito pode influenciar aqueles que estão à sua volta.
Diga-lhe que vai estar ao seu lado sempre, que não vai julgar os seus receios e que não está a perder o seu tempo. Aos poucos, vai ver que o seu amigo/familiar se vai sentir menos sozinho e que é importante na sua vida.
2. O que posso fazer para te ajudar?
 Quando as pessoas estão deprimidas, nem sempre conseguem identificar o que os está a afectar, ou por que se sentem tão em baixo. Mas isso não quer dizer que não deva perguntar se pode ajudar. Só esta acção vai animar o seu amigo/familiar. A sua boa vontade não vai ser esquecida e vai ver que, quando ele quiser falar, vai ter consigo.
3. Há maneiras de ultrapassar isto
Por mais que estejamos disponíveis e tenhamos boa vontade, isso nem sempre é suficiente. Se reparar que tem alguém à sua volta que está a entrar num estado de depressão séria, convença-o a recorrer a um profissional. Nem toda a gente esteja disposta a falar com um estranho sobre os seus medos e inseguranças, mas se lhe disser que o vai ajudar e acompanhar durante todo o processo, é mais fácil.
A ajuda de um psicólogo, ou de um psiquiatra, pode ser a solução para um indivíduo deprimido. Contacte os seus amigos, veja se têm referências de profissionais de confiança e, se for preciso – claro que com a autorização da pessoa que tem o problema -, marque a consulta por ela. Faça tudo o que está ao seu alcance para lhe mostrar que existe uma solução para o seu problema. 
4. Já passei pelo mesmo
As pessoas que estão em sofrimento, muitas vezes, acham que estão sozinhas e que ninguém compreende aquilo por que estão a passar. Se também passou por uma fase em que esteve com uma depressão, pode sempre partilhar a sua experiência com o seu amigo/familiar que esteja a passar pelo mesmo. Isso não só vai fazer com que essa pessoa se sinta menos só, como lhe vai dar esperança de que este é um problema que tem solução.
Se não for esse o caso, pode sempre recorrer à comunicação social, a livros, a blogues e até às redes sociais. Hoje em dia, há cada vez mais pessoas a partilhar as suas experiências de vida. Ao mostrar a uma pessoa com depressão que há milhares de outros indivíduos no mundo a passarem pelo mesmo, vai ajudá-la a sentir-se menos alienada, a ganhar esperança, a perder a vergonha de falar sobre o assunto e, quem sabe, pode até retirar ideias para a sua própria ‘cura’.Fonte:http://www.sol.pt/n

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário