quarta-feira, 27 de maio de 2015

Método curioso usa soma para fazer subtracções

Método curioso usa soma para fazer subtracções


A série MinutePhysics foi sempre uma mina de ouro de factos interessantes e explicações científicas. Mas prepare-se para ficar alucinado desta vez: neste vídeo, Henry Reach explica uma forma alternativa para fazer contas de subtracção: somando.


Funciona assim: faça nove menos cada um dos algarismos do número que estiver a subtrair (excepto o algarismo da unidade, o último da direita; esse irá subtraí-lo por 10). Depois, pegue o número que encontrou e some ao outro número. Descarte o primeiro algarismo do resultado e pronto, tem a diferença da primeira subtração.
A técnica chama-se método dos complementos e é como as calculadoras mecânicas, projectadas apenas para somar, fazem para realizar subtracções. É também semelhante ao método que computadores usam em base binária.
Parece complicado no começo, mas é porque estamos acostumados à forma tradicional que aprendemos na escola. Depois de ver este vídeo algumas vezes, o método fica mais fácil. Não tem uma aplicação muito prática, a não ser que tenha sérios problemas com o método mais comum de pegar emprestado do algarismo ao lado.


Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário