sexta-feira, 22 de maio de 2015

8 formas de animar a rotina dos seus filhos

O dia-a-dia em família pode ser o caos, mas ao mesmo tornar-se um pouco monótono. As tarefas são as mesmas, os momentos de diversão são sempre iguais e nada de novo acontece.
Para contrariar essa tendência, a psicóloga Susan Newman escreveu um artigo para o site Psychology Today no qual dá 8 sugestões para animar a sua rotina em família. Aqui estão elas:
1)    Loja de sapatos: Arranje um local em sua casa (um sofá, um degrau das escadas ou a porta de um dos quartos) para montar a sua ‘loja de sapatos’. As crianças entram na ‘loja’ para escolher os sapatos e calçam-nos logo. Assim até se despacham mais rapidamente de manhã.
2)    Bom dia!!!: “Crie uma rotina matinal - Muitos beijos, dois abraços, ‘cante’ o seu próprio alarme ou mande o seu cão saltar para cima da cama do miúdo”, sugere a psicóloga.
3)     E uma dança?: Depois do jantar, ponha um CD e dê uns passos de dança com os miúdos.
4)    Uma tarde 'de crescidos' mais doce: “Pergunte ao seu filho se não quer tomar um café consigo. Dilua um pouco desta bebida em lei e acrescente algum açúcar, mas tenha em conta a idade da criança”, escreve Susan.
5)    Dê nomes aos dias: ‘Segunda com Saladas’, ‘Quinta com Legumes’ ou ‘Quartas de Brincadeira’. Dê um nome a cada dia da semana de acordo com o que irá cozinhar para o jantar.
6)    Peça companhia: “Peça ao seu filho para fazer-lhe companhia enquanto lava a roupa, limpa o pó ou relaxa. Peça apenas para estar com ele”, sugere a psicóloga.
7)    Discussões saudáveis: Escolha temas que são do interesse do seu filho e, pelo menos uma vez por semana, fale com ele sobre os mesmos. Podem estar relacionados com um desporto, um filme, uma descoberta científica ou um brinquedo.
8)    Acabar o dia em grande: “Organize uma cerimónia durante a hora de deitar a crianças, mesmo que se resuma a aconchegar a almofada, atirar o lençol para o ar”… ou um beijo especial de boa noite.Fonte:http://www.sol.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário