quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

10 alimentos que estimulam as defesas do organismo

A alimentação é um poderoso método de prevenir viroses e infecções. Uma dieta saudável com os alimentos correctos pode mesmo ajudar a combater infecções e a que não sofra tantas doenças. O site Everyday Health pediu a especialistas para elegerem os alimentos que mais ajudam a estimular o sistema imunitário. Confira aqui a lista.
Toranja
A toranja está carregada de vitamina C, essencial para um sistema imunitário eficaz. As vermelhas e cor-de-rosa por dentro são especialmente boas, porque, tal como a cor indica, estão repletas de bioflavonóides.

Couve-flor
A couve-flor, brócolos e couves de Bruxelas são vegetais crucíferos, o que significa que além de serem ricos em antioxidantes e vitaminas, contêm colina, um nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas e que estimula as defesas do organismo.

Cenouras
As cenouras são uma excelente fonte de betacaroteno, que lhes dá a coloração laranja. Uma das funções deste pigmento carotenóide antioxidante é reforçar a membrana mucosa que existe no sistema respiratório e no tracto intestinal, fazendo com que seja mais difícil as bactérias entrarem na corrente sanguínea.
Gema de ovo
Nem sempre a gema é muito popular, pois contém elevadas quantidades de colesterol. Mas são uma boa fonte de proteínas que ajudam a reforçar o sistema imunitário. Com moderação, são uma escolha adequada.
Canela

A canela é uma arma antiviral, antifúngica e antibacteriana, por isso consegue mais do que estimular o sistema imunitário. Tem mesmo a capacidade de lutar contra os agentes patogénicos que causam as infecções.

Cogumelos
 
Os cogumelos são considerados um super-alimento. São ricos em zinco, mineral essencial no nosso organismo e que previne e combate doença.
Hortaliças
Os vegetais verdes como as couves, espinafres ou acelgas têm elevados níveis de vitamina C e conseguem regenerar outros poderosos antioxidantes como a vitamina E, potenciado as defesas do organismo.
 
Melancia

É certo que é mais consumida no Verão, mas se a puder comer no Inverno vai ajudar com certeza a combater os vírus e bactérias típicos desta altura. Vitaminas, minerais e muitos nutrientes fazem desta uma excelente escolha.

Iogurte
O sistema imunitário depende muito de um saudável tracto intestinal, pois é através deste que os germes, bactérias e outros agentes infecciosos entram no organismo. O iogurte é rico em lactobacillus, um probiótico que ajuda a flora intestinal a estar saudável.
 
Farinha de trigo
O trigo, presente em pão e massas por exemplo, é uma fonte de fibra e por isso essencial ao organismo. Além disso, contém proteínas e vitaminas, além de ser uma fonte de colina e zinco.Fonte:http://www.sol.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário