sábado, 22 de agosto de 2009

Gripe A: Como se proteger a si e aos outros?



Numa altura em que de dia para dia o numero de afectados não para de crescer.
Aqui fica toda a informação disponibilizada pela Direcção-Geral da Saúde e pelo Ministério da Saúde desde o início da epidemia, facultando aos cidadãos os dados necessários para saber como agir de modo a prevenir um possível contágio.


A gripe A é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo vírus H1N1 e que afecta o nariz, a garganta e a árvore respiratória. Desde os sintomas e modo de contágio, passando pelas medidas que podem ajudar a evitar a infecção, este novo dossier integra também recomendações para instituições, cuidados especiais para grávidas e recém-nascidos, informação para viajantes e esclarecimentos sobre máscaras de protecção.

Em Junho de 2009, a Organização Mundial de Saúde elevou para seis o nível de alerta de pandemia em todo o mundo, devido à facilidade e velocidade de propagação do vírus que, em Portugal, já infectou mais de 1.500 pessoas. Apesar disso, o Ministério da Saúde reitera que não existe razão para alarme, mas sim para que se mantenha uma atenção redobrada.

A gripe A é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo vírus H1N1 e que afecta o nariz, a garganta e a árvore respiratória. Através deste dossier poderá obter informação acerca de como deve agir para prevenir o possível contágio.

Os primeiros casos confirmados desta doença surgiram em Abril de 2009, no México, propagando-se posteriormente a outros países, em vários continentes. Em Junho, a Organização Mundial de Saúde elevou para seis o nível de alerta de pandemia, devido ao rápido crescimento e dispersão do número de casos a nível mundial.

O Ministério da Saúde accionou o Plano de Contingência para este tipo de situações e encontra-se permanentemente a acompanhar a evolução da situação, divulgando informação útil aos cidadãos sempre que necessário.

Fonte: Portal do Cidadão com Ministério da Saúde e Direcção-Geral da Saúde


Sintomas e Modo de Contágio
Os sintomas de infecção pelo vírus H1N1 nos seres humanos são semelhantes aos provocados pela gripe sazonal:


* Febre de início súbito (superior a 38º graus);
* Sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido);
* Dor de garganta;
* Dores corporais e musculares;
* Dor de cabeça;
* Arrepios;
* Fadiga;Vómitos e diarreia (embora não sendo típicos da gripe sazonal, têm sido verificados em alguns dos casos de infecção).

Modo de Transmissão:

O vírus transmite-se pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas de saliva libertadas quando se tosse ou espirra; ou através do contacto com os olhos, nariz ou boca, de mãos que tocaram objectos ou superfícies contaminadas com gotículas de uma pessoa infectada. O contágio é facilitado pelas seguintes situações:


* Deficiente higiene das mãos;
* Contacto com objectos ou materiais contaminados;
* Permanência em ambientes fechados e pouco arejados;
* Proximidade entre pessoas (distância inferior a um metro);Cumprimentos pessoais.

Período de Contágio:

Os doentes podem contagiar outras pessoas por um período que dura até sete dias (período de transmissibilidade). Contudo, é prudente considerar que um doente mantém a capacidade de infectar outras pessoas durante todo o tempo em que manifesta sintomas.

O período de incubação da gripe A, ou seja, o tempo que decorre entre o momento em que a pessoa é infectada e o aparecimento dos primeiros sintomas, pode variar entre um e sete dias.

Saiba que…

* O vírus permanece activo nas superfícies durante duas a oito horas. Daí a importância do cuidado com as maçanetas das portas, teclados de computador, ratos, corrimões, etc.
* O vírus não se transmite através de água para consumo humano, água de piscinas ou parques aquáticos ou alimentos.

Medidas de Protecção e Prevenção
Mesmo sem sintomas de gripe, é importante adoptar algumas medidas de prevenção no quotidiano:

* Lave as mãos frequentemente com água e sabão - É fundamental fazê-lo com água e sabão em abundância, pelo menos durante 20 segundos, em particular depois de tossir ou espirrar. Em alternativa, pode usar toalhetes à base de álcool.
Memorize os passos necessários para a lavagem das mãos de forma correcta:

o Aplique sabão suficiente para cobrir toda a superfície das mãos;
o Esfregue as palmas das mãos uma na outra;
o Coloque a palma direita sobre o dorso esquerdo com os dedos entrelaçados e vice versa;
o Coloque palma com palma com os dedos entrelaçados;
o Coloque a parte de trás dos dedos nas palmas opostas com os dedos entrelaçados;
o Esfregue o polegar esquerdo em sentido rotativo, entrelaçado na palma direita e vice versa;Esfregue rotativamente para trás e para a frente os dedos da mão direita na palma da mão esquerda e vice versa.
* Se tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel -
* Para impedir que outras pessoas venham a adoecer, é muito importante que, quando tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço de papel ou com o antebraço, mas nunca com a mão. Deposite de imediato o lenço utilizado no lixo;Evite o contacto das mãos com os olhos, nariz e boca
* - Procure não tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos, porque o contacto destas com superfícies ou objectos contaminados é uma forma frequente de transmissão da doença;Limpe frequentemente as superfícies ou objectos mais sujeitos a contacto com as mãos
* - É necessário manter limpas, com um produto de limpeza comum, as superfícies sujeitas a contacto manual muito frequente, tais como mesas de trabalho e maçanetas das portas (o vírus permanece activo nas superfícies entre duas a oito horas);Evite o contacto próximo com pessoas com gripe.

Nota: A lavagem frequente das mãos com água e sabão ou com soluções de base alcoólica e a limpeza de superfícies e objectos com líquidos de limpeza doméstica permitem a destruição do vírus.

Se ficar doente:

* Se estiver com sintomas de gripe, permaneça em casa e contacte a Linha Saúde 24
* , pelo número 808 24 24 24, de forma a proteger-se e evitar a transmissão a outras pessoas;
* Mantenha-se afastado dos outros, pelo menos a um metro de distância, limpe várias vezes por dia as superfícies em que toca manualmente e não partilhe utensílios pessoais (toalhas de casa de banho, guardanapos, louças, talheres ou copos) para proteger as pessoas mais próximas;
* Deve arejar frequentemente a casa, abrindo as janelas;
* O uso de máscaras pode ajudar a reduzir o risco de contágio (consulte o passo “Devo usar Máscaras de Protecção?");O isolamento do doente deve durar, pelo menos, sete dias ou até os sintomas desaparecerem.

Se contactar com uma pessoa doente:


* No caso de contacto próximo com uma pessoa doente, deve ficar de quarentena, mesmo que não tenha sintomas de gripe, para proteger a sua saúde e evitar a disseminação da doença;
* A quarentena representa ficar em casa durante três dias, desde o contacto com a pessoa doente até à confirmação ou negação da doença. Durante este período deve ter precauções em relação ao contacto com os restantes habitantes da casa e não deve receber visitas;Nesta situação é importante manter a distância mínima de um metro dos outros, reforçar as medidas de higiene pessoal, lavar todos os objectos pessoais e utilizar máscara facial.

A maioria das infecções registadas em todo o mundo apresenta um quadro clínico benigno. Há, no entanto, registo de casos graves relacionados com esta infecção, em vários países, motivados pelo agravamento de uma situação de doença pré-existente à infecção ou por complicações decorrentes da própria infecção.

Apesar disso, não há razão para alarme, mas sim para manter uma atenção redobrada.

Pode obter mais informação nos seguintes endereços:

* Prevenção da Gripe A (H1N1) – Recomendações
* Gestos de Protecção

Cuidados Especiais para Grávidas e Recém-Nascidos
Recomendações para Grávidas:

As mulheres grávidas têm maior probabilidade de ter complicações graves, tal como acontece com a gripe sazonal, mas não há evidência que tenham maior probabilidade de contrair esta infecção e, caso tal aconteça, podem fazer o mesmo tratamento que o resto da população.

Com casos na comunidade em que reside ou no emprego, deve prestar especial atenção ao seu corpo e ao que está a sentir. Se sentir sintomas ligeiros de gripe, permaneça em casa, limite o contacto com outras pessoas e telefone para a Linha Saúde 24.

No caso de adoecer é importante tratar da febre, já que manter a temperatura dentro dos valores habituais é muito importante para o bebé. O paracetamol é o melhor tratamento para a febre durante a gravidez e beber muitos líquidos é fundamental.

É muito importante seguir as medidas de protecção e prevenção descritas no passo anterior.

Recomendações para Mulheres a amamentar e Recém-nascidos:

Também os recém-nascidos podem desenvolver complicações graves com o vírus H1N1. Para proteger os bebés, as mães devem:

* Ter excepcional cuidado com a lavagem das mãos, que deve ser frequente, com água e sabão ou com uma solução alcoólica;
* Manter o bebé afastado de pessoas doentes ou áreas afectadas;
* Limitar a permuta de brinquedos com outras crianças, sobretudo os que se levam à boca;
* Lavar frequentemente os objectos que o bebé ponha na boca.

As mulheres que se encontram a amamentar devem continuar a fazê-lo, mesmo se estiverem doentes ou suspeitem que tiveram contacto com o vírus. Embora o risco de transmissão através do leite materno seja desconhecido, os bebés não amamentados estão mais vulneráveis à infecção.

Em caso de contágio, a mãe deve ser encorajada a fazer a extracção do seu leite, que deve ser dado ao bebé por uma pessoa ou familiar não doente. Caso seja a mãe a fazê-lo, deve reforçar as medidas de protecção já referidas. De igual modo, caso o bebé fique doente, é essencial manter o aleitamento.

Saiba que...

* Tal como na gripe sazonal, crianças, mulheres grávidas, doentes crónicos e debilitados e pessoas idosas apresentam maior vulnerabilidade à doença.
* Embora a gripe A, na Europa, esteja a atingir predominantemente os adultos jovens, as crianças e os idosos são sempre um grupo de risco, pelo que é essencial estar atento e incutir hábitos de protecção e prevenção nestes sectores.

Recomendações para Instituições
Empresas:

As empresas devem promover a informação sobre as medidas de prevenção e ter Planos de Contingência que contemplem a redução do risco para a saúde dos trabalhadores e a continuidade das suas actividades essenciais, visando medidas de higiene, segurança, gestão e protecção individual.

Estas medidas permitem às entidades empregadoras procederem à identificação e avaliação do risco de exposição ao vírus da gripe nos vários locais de trabalho, definindo formas alternativas de trabalho que possam ser activadas durante a pandemia.

É importante que os trabalhadores estejam informados sobre o vírus H1N1, como tal, as empresas devem promover acções de formação sobre a gripe A, dando a conhecer as práticas de higiene individual e de controlo da infecção.

Para mais informação consulte os seguintes documentos, disponibilizados pela Direcção-Geral da Saúde:

* Lista de Verificação de Medidas e Procedimentos a Adoptar;
* Saiba Como Avaliar o Risco e Manter a Actividade;
* Orientações para Empresas de Transportes;
* Orientações para Empresas do Sector Alimentar.

Escolas e outros Estabelecimentos de Educação:

Estes estabelecimentos devem adoptar medidas adequadas de prevenção e contenção, em estreita articulação com os pais e as Autoridades de Saúde locais. Conhecer as manifestações da doença e as formas de transmissão constitui a melhor forma de, sem alarmismos, adoptar as medidas de prevenção mais adequadas consoante a situação:

* Se não existem casos suspeitos ou confirmados de Gripe A - Essas medidas consistem apenas num conjunto de regras de higiene pessoal, não havendo indicação para o encerramento da escola. Devem ser incutida nas crianças a prática de medidas de prevenção;
* Se existem suspeitas de Gripe A - Devem adoptar-se medidas de isolamento a decidir caso a caso, tendo por base a identificação do risco, em estreita articulação com a Autoridade de Saúde local. O profissional da escola ou o aluno que manifeste sintomas não deve frequentar a escola até que a situação fique completamente esclarecida;
* Se existem casos confirmados de Gripe A - As pessoas infectadas não devem frequentar a escola por um período mínimo de sete dias ou até que lhes seja dada alta clínica, devendo permanecer em casa. O encerramento da escola poderá estar indicado, se existir o risco de propagação da doença. No entanto, esta decisão só deverá ser tomada após uma adequada avaliação epidemiológica e do risco de transmissão da doença à comunidade educativa, por parte dos serviços de saúde locais.

Para mais informação poderá consultar o documento Recomendações para Escolas e outros Estabelecimentos de Educação, disponibilizado online pela Direcção-Geral da Saúde.

No caso de pessoas idosas

A Direcção-Geral da Saúde divulgou também um documento que visa ajudar a evitar ou limitar o impacto da gripe A nas instituições que acolhem pessoas idosas e cuja consulta é possível através da Internet.

Vai viajar? Saiba como se proteger
De acordo com as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), não há restrições oficiais relativamente a deslocações.

No entanto, sempre que pretende viajar para fora da Europa deve marcar uma consulta de saúde do viajante. Se viaja com a família, designadamente com crianças e idosos, tenha em atenção os cuidados especiais de que necessitam. Estas consultas são efectuadas por médicos especialistas em doenças infecciosas e em medicina tropical.

A situação actual implica que sejam adoptadas no estrangeiro as mesmas medidas de prevenção que em Portugal, nomeadamente:

*
* Evitar o contacto com pessoas doentes;
* Lavar frequentemente as mãos com água e sabão ou toalhetes com solução de álcool;
* Evitar tocar com as mãos nos olhos, nariz e boca;
* Cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir, usando lenço de papel, sempre que possível, e deitando-o no lixo de seguida;Limpar as superfícies sujeitas a contacto manual (como maçanetas das portas e corrimãos), com um produto de limpeza comum.

Se ficar doente durante a viagem deve permanecer no hotel ou em casa e consultar um médico, se necessário.

Se apresentar sintomas de gripe dentro dos sete dias após o regresso ou tenha mantido contacto próximo com pessoas que apresentam sintomas de gripe, deve permanecer em casa, ligar para Linha Saúde 24 e seguir as instruções recebidas.

Lembre-se que qualquer país, neste momento, vive uma situação de epidemia, embora a evolução seja diferente em cada um deles.

Nota: Antes de viajar e dependendo do destino, não se esqueça de solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou de se informar acerca das condições de acesso a cuidados de saúde.

Mapa da Gripe A no Mundo

No site do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) estão disponíveis mapas com a evolução da situação no mundo, sendo possível identificar os países com maior número de casos.

Devo usar Máscara de Protecção?
No caso de uma pandemia ou durante a época de gripe as pessoas (doentes e saudáveis) podem optar por utilizar máscaras que, caso sejam usadas adequadamente, tornam pouco provável o contágio. No entanto, não está provado que o uso de máscaras ofereça uma protecção totalmente eficaz.

O uso de máscaras por pessoas doentes pode ajudar a reter as secreções respiratórias, quando tossem ou espirram, e reduzir o risco de transmissão às pessoas com quem contactam. Podem ser úteis nas deslocações para casa ou para o hospital e quando são tratados em casa por membros da família ou contactam de perto com outras pessoas.

O uso de máscara por pessoas saudáveis destina-se a evitar o contacto inadvertido da boca e do nariz com as partículas infecciosas presentes nas mãos ou expelidas através da tosse e dos espirros de outras pessoas. A máscara pode conferir uma protecção suplementar às pessoas que cuidam, em casa ou noutros contextos não hospitalares, de alguém com sintomas de gripe.

Regras para uso correcto de máscaras de protecção:

* As máscaras devem ser cuidadosamente colocadas sobre a boca e o nariz e atadas com firmeza:
o Prenda os atilhos ou os elásticos a meio da cabeça e no pescoço;
o Ajuste a faixa flexível ao osso do nariz;
o Ajuste-a bem às faces e sob o queixo.
*
* Enquanto usa a máscara não deve tocar-lhe com as mãos. Sempre que tocar numa máscara usada, por exemplo ao retirá-la, deve lavar as mãos com água e sabão ou desinfectá-las com uma solução alcoólica.
* Substitua as máscaras sempre que ficarem húmidas.Para retirar e eliminar uma máscara convenientemente deve:
o
o Partir do princípio de que a parte da frente da máscara cirúrgica está contaminada;
o Desatar os atilhos da parte de baixo e depois os da parte de cima e retirar a máscara pegando-lhe apenas pelos atilhos;Deitar fora as máscaras descartáveis após uma única utilização, num saco de plástico que deve ser bem fechado.
* Em seguida, lave bem as mãos.



Para mais informação...

Poderá consultar o documento "
A Gripe A(H1N1) e o Uso de Máscaras de Protecção" disponível online, no site da Direcção-Geral da Saúde.

Outras Informações
O ponto da situação em Portugal é acompanhado diariamente pelo Ministério da Saúde e divulgado no site Vírus da Gripe A, bem como na página específica do site da Direcção-Geral da Saúde.

Face à evolução constante dos casos de gripe A, nos sites destas entidades é possível consultar mais informações sobre a doença, com documentos e folhetos, bem como uma secção de perguntas frequentes.

Existem ainda outros sites com informação sobre a gripe A e que merecem uma visita atenta:

* Organização Mundial da Saúde;
* Comissão Europeia;
* Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças.

Caso esteja a pensar fazer uma viagem pode obter mais informação através da consulta do dossier do Portal do Cidadão:

* Viajar Fora de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário