terça-feira, 28 de março de 2023

Por que sinto dor de cabeça após o exercício físico?


Você está no meio de um treino intenso na academia - ou acabou de terminar um - e de repente você começa a sentir uma forte dor de cabeça. Uma parte de você diz que você deve ignorá-la e continuar se esforçando. Mas a dor é teimosa e não cede. O que está acontecendo?

Você pode estar experimentando o que é conhecido como uma dor de cabeça de esforço ou de exercício físico.

O que é uma dor de cabeça de esforço? Exercícios extenuantes como corrida podem causar dores de cabeça de esforço, de acordo com a Fundação Nacional de Cefaleia.

Embora as dores de cabeça de esforço não sejam tão comuns como enxaquecas ou dores de cabeça por estresse, elas podem ser dolorosas, durando de cinco minutos a 48 horas, e são frequentemente descritas como dor pulsante bilateral (em ambos os lados da cabeça).

Essas dores de cabeça seriam consideradas "dores de cabeça de esforço primário" ou dores de cabeça de exercício primário se outra condição de saúde ou distúrbio não as causar, de acordo com a Fundação Americana de Enxaqueca (AMF).

Causas de dores de cabeça após o exercício A Fundação Nacional de Cefaleia diz que na maioria das vezes não há causa subjacente séria das dores de cabeça de esforço, mas aconselha qualquer pessoa que tenha dores de cabeça após o esforço a ser examinada por um profissional de saúde.

De acordo com a AMF, dores de cabeça de esforço podem estar associadas a uma variedade de problemas médicos, incluindo tumores cerebrais, aneurismas cerebrais, hemorragia subaracnóidea, doenças cardíacas e muito mais.

Prevenção Se você experimentar dores de cabeça desencadeadas pelo exercício e não tiver um problema de saúde subjacente, aqui está o que os especialistas médicos disseram que você deve fazer se desenvolver um desses dores - e como evitar que elas voltem.

Pare e se refresque "Exercitar-se em condições quentes e úmidas ou em altitudes elevadas quando seu corpo ainda não está aclimatado", pode causar dores de cabeça de esforço, Clifford Stark, DO, especialista em medicina esportiva em Nova York, disse à Health. Então, uma dor de cabeça de esforço é a maneira do seu corpo dizer que está sendo sobrecarregado, e se uma delas ocorrer, é hora de fazer uma pausa, disse o Dr. Stark.

Se a dor de cabeça desaparecer, você pode tentar voltar ao treino - mas aqueça primeiro. O aquecimento antes de qualquer tipo de exercício, extenuante ou não, aumenta gradualmente a frequência cardíaca e faz o sangue fluir para preparar o corpo para a atividade, o que também pode evitar dores de cabeça de esforço.

Tratamento O tratamento das dores de cabeça de esforço dependerá da causa subjacente. Se você tiver uma condição subjacente que cause dores de cabeça, seu médico poderá tratar essa condição. Por exemplo, se você tiver pressão arterial alta, seu médico pode prescrever medicamentos para ajudar a reduzir sua pressão arterial.

Se as dores de cabeça forem primárias e ocorrerem durante o exercício, seu médico poderá prescrever medicamentos preventivos ou recomendar mudanças em sua rotina de exercícios. Se você sentir uma dor de cabeça de esforço, descanse e pare de se exercitar imediatamente. Além disso, resfrie seu corpo bebendo água gelada, aplicando uma compressa fria na testa ou tomando um banho frio.

Se você é propenso a dores de cabeça de esforço, existem algumas mudanças de estilo de vida que você pode fazer para ajudar a evitar essas dores de cabeça. Tente evitar exercícios físicos extenuantes em dias quentes e úmidos e exercícios em altitudes elevadas. Certifique-se de aquecer antes do exercício e alongar os músculos.

Mantenha-se hidratado bebendo bastante água antes, durante e após o exercício. Se você ainda estiver experimentando dores de cabeça de esforço, tente tomar medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno, naproxeno ou aspirina. Estes podem ajudar a reduzir a dor e a inflamação associadas às dores de cabeça de esforço.

Conclusão As dores de cabeça de esforço podem ser uma ocorrência comum em pessoas que praticam exercícios físicos vigorosos ou atividades extenuantes. Na maioria dos casos, essas dores de cabeça são primárias e não representam uma ameaça à saúde. No entanto, em alguns casos, dores de cabeça de esforço podem ser sintomas de problemas de saúde subjacentes mais graves.

Se você está enfrentando dores de cabeça de esforço, é importante consultar um médico para determinar a causa subjacente e obter o tratamento adequado. Além disso, existem medidas preventivas que você pode tomar para evitar dores de cabeça de esforço, como manter-se hidratado, aquecer antes do exercício e evitar exercícios físicos extenuantes em dias quentes e úmidos. Com essas medidas, você pode continuar a aproveitar os benefícios do exercício físico sem se preocupar com dores de cabeça de esforço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário