quarta-feira, 29 de março de 2023

Como identificar uma boa empresa para trabalhar? Conheça as principais características


Se você está procurando um novo emprego, sabe que nem todas as empresas são iguais. Algumas podem ser muito atraentes e outras nem tanto. Mas, como identificar uma boa empresa para trabalhar?

Se uma empresa lança ações de recrutamento e recebe um número avultado de interessados, é um bom sinal que estamos perante uma empresa atrativa no mercado e que cumpre as principais características de uma boa empresa. Mas, quais são essas características? Neste artigo, vamos explorar as principais características de uma boa empresa e como identificá-las.

  1. Ambiente de trabalho positivo Uma das características mais importantes de uma boa empresa é um ambiente de trabalho positivo. Isso significa que a empresa deve criar condições para que todos os colaboradores se sintam parte do mesmo barco, em vez de competirem individualmente. O objetivo deverá ser comum e não individualizado.

Um bom ambiente de trabalho deve estar assente em três pilares: a liberdade, a autodeterminação e a comunidade. Isso significa que todos os colaboradores devem ter a liberdade para trabalhar no seu próprio ritmo e definir as suas próprias metas, desde que estas estejam alinhadas com os objetivos da empresa. Além disso, a empresa deve criar uma comunidade, onde os colaboradores se dão bem em termos pessoais e não apenas profissionais.

  1. Horários de trabalho flexíveis Hoje em dia, a flexibilidade de horários é muito valorizada pelos trabalhadores. Ninguém deseja ficar amarrado a um trabalho que tome conta da sua vida pessoal. Os melhores empregadores sabem disso e oferecem horários de trabalho flexíveis, de modo a permitir que os colaboradores tenham tempo para outras atividades.

  2. Oferece um bom salário e benefícios O salário é um fator importante na escolha de um emprego, mas não é tudo. Um bom salário deve ser competitivo e justo, mas também trazer satisfação ao colaborador. Os empregadores que conhecem as características de uma boa empresa estão atentos aos valores praticados no mercado e oferecem salários e benefícios que reflitam o valor do colaborador para a empresa.

Além disso, oferecer benefícios adicionais, como inscrições em ginásios, descontos em transportes, condições especiais em compras de supermercado, entre outros, pode fazer a diferença na escolha de um emprego.

  1. Perspetivas de progressão na carreira Ninguém deseja trabalhar durante anos numa empresa sem ter a possibilidade de crescer na carreira. Uma boa empresa deve oferecer perspetivas de progressão na carreira, definindo metas e objetivos claros para os colaboradores. Os colaboradores devem ser informados do que é preciso fazer para progredir na carreira, definindo metas e objetivos a médio e longo prazo.

  2. Apoio e desenvolvimento dos colaboradores Uma boa empresa deve preocupar-se e apoiar os seus colaboradores, desafiando-os a crescer com a empresa, o que denota que existe confiança e respeito mútuo. A empresa deve oferecer oportunidades de formação e desenvolvimento profissional, bem como feedback

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário