domingo, 21 de fevereiro de 2010

Truques utilizados pelos hipermercados


Certamente que já por muitas vezes foi a um super/Hiper-mercado com o objectivo de comprar determinado produto apenas e acaba por trazer alguns que não estavam na lista, já se questionou do porque de isso acontecer?
Sim porque existe explicação para que tal aconteça, as grandes superfícies fazem uso de técnicas para que sejamos levados a comprar determinados produtos de forma inconsciente...



Da próxima vez que for às compras, atente os seguintes pormenores:

* Não verá relógios nem janelas – para que perca a noção do tempo… e se concentre apenas em comprar!
* Os locais de exposição dos produtos são alterados com alguma frequência – para que o cliente seja obrigado a percorrer zonas novas e assim conhecer novos produtos.
* Perto da entrada são colocados os produtos mais tentadores e as ofertas sazonais (artigos de natal, ovos da Páscoa, etc) – como o carrinho ainda está vazio, o cliente fica mais propenso a comprar.
* Os corredores são estreitos – para evitar que o cliente olhe apenas para um lado.




* A música ambiente e os aromas estimulam a compra e ajudam a retardar o passo.
* Os produtos de primeira necessidade (pão, leite, etc) estão normalmente ao fundo do hipermercado ou pelo menos longe da entrada – obrigando o cliente a passar por outros produtos tentadores.
* Junto às caixas registadoras são colocados produtos de pequeno porte – mesmo que o cliente tenha o carrinho de compras muito cheio, há sempre lugar para mais um pacotinho de rebuçados!

Estas são apenas algumas das muitas formas utilizadas para nos induzir a vontade de comprar.
Só pelo facto de as conhecermos, torna-se mais fácil resistir-lhes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário