sábado, 11 de março de 2023

Desafio Kia no TikTok leva a aumento de roubos de carros nos EUA


Recentemente, o roubo de automóveis se tornou uma tendência nos Estados Unidos, e a culpa é do TikTok. Um desafio chamado "Desafio Kia" tem sido compartilhado em várias redes sociais, e tem levado a um aumento no roubo de carros, especialmente modelos antigos da Kia e Hyundai. Adolescentes têm sido os principais autores desses roubos.

Através de vídeos compartilhados no TikTok e outras redes sociais, os adolescentes têm aprendido a fazer a ligação direta nos modelos de carros Kia e Hyundai que não possuem dispositivos de segurança para impedir o carro de ser ligado sem a chave. Eles usam apenas uma chave e um cabo USB para realizar o roubo.

Os números de roubos de carros aumentaram nos Estados Unidos durante a pandemia, e desde então, continuam a crescer. Dos quase 11 mil carros roubados em Memphis no ano passado, cerca de um terço eram modelos antigos da Kia ou Hyundai. E mais da metade das 175 pessoas presas e acusadas de roubo de carros este ano em Memphis eram adolescentes.

A situação é tão grave que a polícia de Memphis já se pronunciou, alertando para o comportamento irresponsável dos jovens que acreditam que é fácil roubar um carro. A chefe da polícia, Cerelyn J. Davis, disse que "sabemos que muitos dos nossos jovens agora andam a assaltar carros como desafio, ou tendência".

As marcas de automóveis Kia e Hyundai emitiram declarações sobre o assunto. A Hyundai garantiu uma atualização gratuita de software antirroubo para resolver esse problema, enquanto a Kia ainda não se manifestou. O YouTube e o TikTok também já removeram vários vídeos relacionados com o "Desafio Kia" nos últimos meses.

No entanto, é importante destacar que o roubo de carros é um crime sério, e que os adolescentes devem ser conscientizados sobre os riscos envolvidos em roubar um carro. É preciso que haja um trabalho educativo para evitar que os jovens sejam influenciados pelas redes sociais a cometer atos ilegais.

O desafio Kia no TikTok é um exemplo de como as redes sociais podem ter influência negativa sobre o comportamento dos jovens. É importante que os pais estejam atentos ao que seus filhos estão assistindo na internet e os orientem para que não sejam influenciados por comportamentos impróprios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário