Se você está procurando um novo emprego, sabe que nem todas as empresas são iguais. Algumas podem ser muito atraentes e outras nem tanto. Mas, como identificar uma boa empresa para trabalhar?
Se uma empresa lança ações de recrutamento e recebe um número avultado de interessados, é um bom sinal que estamos perante uma empresa atrativa no mercado e que cumpre as principais características de uma boa empresa. Mas, quais são essas características? Neste artigo, vamos explorar as principais características de uma boa empresa e como identificá-las.
- Ambiente de trabalho positivo Uma das características mais importantes de uma boa empresa é um ambiente de trabalho positivo. Isso significa que a empresa deve criar condições para que todos os colaboradores se sintam parte do mesmo barco, em vez de competirem individualmente. O objetivo deverá ser comum e não individualizado.
Um bom ambiente de trabalho deve estar assente em três pilares: a liberdade, a autodeterminação e a comunidade. Isso significa que todos os colaboradores devem ter a liberdade para trabalhar no seu próprio ritmo e definir as suas próprias metas, desde que estas estejam alinhadas com os objetivos da empresa. Além disso, a empresa deve criar uma comunidade, onde os colaboradores se dão bem em termos pessoais e não apenas profissionais.
Horários de trabalho flexíveis Hoje em dia, a flexibilidade de horários é muito valorizada pelos trabalhadores. Ninguém deseja ficar amarrado a um trabalho que tome conta da sua vida pessoal. Os melhores empregadores sabem disso e oferecem horários de trabalho flexíveis, de modo a permitir que os colaboradores tenham tempo para outras atividades.
Oferece um bom salário e benefícios O salário é um fator importante na escolha de um emprego, mas não é tudo. Um bom salário deve ser competitivo e justo, mas também trazer satisfação ao colaborador. Os empregadores que conhecem as características de uma boa empresa estão atentos aos valores praticados no mercado e oferecem salários e benefícios que reflitam o valor do colaborador para a empresa.
Além disso, oferecer benefícios adicionais, como inscrições em ginásios, descontos em transportes, condições especiais em compras de supermercado, entre outros, pode fazer a diferença na escolha de um emprego.
Perspetivas de progressão na carreira Ninguém deseja trabalhar durante anos numa empresa sem ter a possibilidade de crescer na carreira. Uma boa empresa deve oferecer perspetivas de progressão na carreira, definindo metas e objetivos claros para os colaboradores. Os colaboradores devem ser informados do que é preciso fazer para progredir na carreira, definindo metas e objetivos a médio e longo prazo.
Apoio e desenvolvimento dos colaboradores Uma boa empresa deve preocupar-se e apoiar os seus colaboradores, desafiando-os a crescer com a empresa, o que denota que existe confiança e respeito mútuo. A empresa deve oferecer oportunidades de formação e desenvolvimento profissional, bem como feedback
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