Caminhar é uma das formas mais simples e acessíveis de atividade física, mas muitas pessoas têm dificuldade em atingir a quantidade recomendada de 150 minutos por semana. No entanto, um novo estudo sugere que mesmo um pequeno aumento no tempo de caminhada pode ter benefícios significativos para sua saúde e longevidade.
O estudo, publicado no JAMA Internal Medicine, usou dados de quase 5.000 adultos que usaram rastreadores de atividade por sete dias. Os pesquisadores então estimaram quantas mortes poderiam ser evitadas anualmente se as pessoas adicionassem 10, 20 ou 30 minutos de atividade física moderada a vigorosa (MVPA) por dia. MVPA inclui atividades como caminhada rápida, corrida, ciclismo ou natação.
Os resultados foram impressionantes: adicionar apenas 10 minutos de MVPA por dia poderia prevenir 111.174 mortes anualmente na população dos EUA. Esse número subiu para 209.459 mortes evitadas com mais 20 minutos por dia e 272.297 mortes com mais 30 minutos diários.
Os pesquisadores explicaram que MVPA pode reduzir o risco de muitas doenças e condições crônicas, como doenças cardíacas, derrame, hipertensão arterial, câncer e diabetes tipo 2. MVPA também pode melhorar a aptidão cardiovascular, fortalecer ossos e músculos, aumentar os níveis de energia, melhorar o humor e cognição, melhorar a qualidade do sono e reduzir o estresse.
A boa notícia é que você não precisa fazer todo o seu MVPA de uma vez. Você pode dividi-lo em períodos mais curtos ao longo do dia, desde que tenham pelo menos 10 minutos de duração. Por exemplo, você pode caminhar por 10 minutos pela manhã, na hora do almoço e à noite. Você também pode variar sua intensidade e velocidade para desafiar-se e queimar mais calorias.
Para começar a caminhar pela saúde, você precisa de alguns equipamentos básicos: sapatos confortáveis com bom suporte para o arco e amortecimento, roupas folgadas que se adequem ao clima e protetor solar se você estiver caminhando ao ar livre. Você também pode querer usar um rastreador de atividades ou aplicativo para monitorar seu tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário