sábado, 28 de março de 2015

Saiba o que é um drone e para que serve

Quem trabalha com tecnologia com certeza está mais familiarizado com o termo, mas no geral ainda existem muitas dúvidas sobre estes pequenos aparelhos. Os drones são instrumentos controlados à distância por mecanismos electrónicos e computacionais. Descubra o que podem fazer.
1. O que é um drone? O drone é um equipamento capaz de voar que é manobrado através de um controlo remoto. O seu nome vem do inglês que significa "zangão", nome atribuído devido ao barulho produzido enquanto voa pois lembra um insecto. Muitos deles parecem brinquedos de aeromodelismo ou até mesmo helicópteros de controlo remoto, mas a diferença está na tecnologia empregada, geralmente muito mais complexa que em meros brinquedos. Muitos desses drones possuem GPS e câmara fotográfica, podendo ser programados para efectuar uma determinada tarefa.
2. Para que servem os drones? As utilidades vão além do convencional, não são realmente brinquedos apesar de poderem ser usados como tal, uma vez que a maior parte deles possuem câmaras de alta resolução. Os drones podem ser utilizados para diversas finalidades envolvendo captura de imagens aéreas, seja para fins de lazer, comerciais ou militar.
3. Uso particular. Um particular pode utilizá-los para lazer, como um simples brinquedo sofisticado. Alguns deles são dotados de uma câmara de alta resolução, que é usada principalmente para tirar fotos aéreas de ambientes ou em eventos.
4. Uso militar. Alguns drones já são usados para reconhecimento de território e para outros fins como ataques militares. O seu uso nessa área diminui os custos em diversos aspectos, quer ao nível económico quer humano.
5. Uso comercial. Várias empresas estão de olho nesse segmento, seja para produzir ou até mesmo usufruir dos benefícios que os drones trazem. Existem empresas a recorrer a drones para transportar mercadoria, para vigilância, como ferramenta para fotógrafos e como auxilio na área rural, podendo registar imagens de áreas grandes e até mesmo analisá-las, processa-las e identificar focos de pragas e reflorestamentos.
6. Que tipos de drones existem? Há dois modelos principais de drones: com quatro hélices ('quadcopters') e os de asa fixa. Os pequenos aviões ganham em autonomia e capacidade de voo mas perdem no preço e na facilidade com que são pilotados. Os ‘quadcopters' só têm bateria para vinte minutos, voam mais baixo, não aguentam ventos superiores a 20 nós e têm de ser operados de mais perto, mas vencem na corrida da popularidade. Fonte:http://economico.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário