sábado, 21 de março de 2015

12 hábitos de um líder exepcional

Os grandes líderes são fáceis de reconhecer. Mais difícil é reconhecer aquilo que faz deles grandes líderes. A revista Forbeslistou 12 características comuns aos líderes excecionais.
Coragem
É uma das características que todos vão procurar saber se um líder tem, antes de decidirem segui-lo. Precisam de alguém que faça decisões difíceis, que zele pelo bem do grupo e que não o abandone quando as coisas se tornarem difíceis.
Comunicação eficaz
"Simplesmente não é possível que se torne num grande líder antes de ser um grande comunicador", escreve a Forbes. Os grandes comunicadores conseguem criar uma ligação com os seus seguidores que é indispensável para a harmonia de qualquer equipa. A chave é compreender as pessoas e responder diretamente às suas necessidades.
Generosidade
Partilham os créditos, elogiam quando merecido. Os grandes líderes preocupam-se tanto com o sucesso de quem lideram quanto com o seu próprio.
Humildade
A posição de autoridade não deve ser um motivo para que qualquer líder se sinta superior aos seus seguidores. Por isso, os líderes não devem pedir que alguém faça algo que ele próprio não estivesse também disposto a fazer.
Auto-conhecimento
É muito comum que os líderes tenham de si mesmos uma imagem melhor do que a que têm as outras pessoas. O auto-conhecimento é a base da inteligência emocional, já que quem a tem consegue perceber quais são as suas forças e fraquezas.
A Regra de Ouro
A Regra de Ouro - "trate os outros como quer que o tratem a si" - pressupõe que todas as pessoas são iguais. E pressupõe que, se um líder tratar as pessoas como gostaria de ser tratado por um líder, as pessoas serão felizes. Mas ignora que o que faz uns felizes, não faz outros. Os grandes líderes levam a Regra de Ouro mais longe e trata as pessoas como sabe que elas gostariam de ser tratadas.
Paixão
É uma conta simples: a paixão e o entusiasmo são contagiantes; tal como a apatia.
Infecciosidade
Não basta ter uma visão clara. É preciso torná-la viva, para que os seguidores consigam vê-la de forma tão clara quanto os líderes. Para que os outros interiorizem, também, essa visão, e a façam sua.
Autenticidade
Se for autêntico, as suas palavras e ações estarão alinhadas com a pessoa que diz ser, e os seus seguidores não perdem tempo a tentar perceber se tem segundas intenções.
Acessibilidade
Os grandes líderes estão abertos a desafios, críticas e pontos de vista diferentes dos deles.
Responsabilidade
Os grandes líderes assumem as suas culpas e não evitam a vergonha quando falham.
Propósito
Visão é saber para onde se vai. Propósito é compreender porque é que se vai para aí.Fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário