sábado, 6 de abril de 2024

Tesla domina vendas de carros elétricos em Portugal


A Tesla continua a liderar o mercado de carros elétricos em Portugal, com mais de 6.000 unidades vendidas em 2023. A marca norte-americana detém uma quota de mercado de cerca de 40%, seguida pela BMW, Peugeot e Volkswagen.

O sucesso da Tesla pode ser atribuído a vários fatores:

  • Ampla gama de modelos: A Tesla oferece uma gama de modelos elétricos que variam em preço e desempenho, desde o Model 3 mais acessível até ao Model S Plaid de alto desempenho.
  • Rede de Superchargers: A Tesla possui uma rede de estações de carregamento Supercharger em todo o país, o que facilita a recarga dos seus veículos.
  • Tecnologia avançada: A Tesla é conhecida por sua tecnologia avançada, como o piloto automático e o sistema de infotainment.

Outras marcas que estão a ganhar terreno no mercado de carros elétricos em Portugal incluem:

  • Hyundai: A Hyundai oferece uma gama de modelos elétricos populares, como o Kona Electric e o Ioniq Electric.
  • Kia: A Kia também oferece uma gama de modelos elétricos populares, como o e-Niro e o EV6.
  • Renault: A Renault é um dos pioneiros no mercado de carros elétricos, com o seu modelo Zoe.

O mercado de carros elétricos em Portugal está a crescer rapidamente, impulsionado por vários fatores:

  • Aumento da consciencialização ambiental: As pessoas estão cada vez mais conscientes do impacto ambiental dos carros a combustão e estão a optar por alternativas mais ecológicas.
  • Investimento do governo: O governo português está a investir em incentivos para a compra de carros elétricos, como subsídios e isenções de impostos.
  • Redução do custo das baterias: O custo das baterias, um dos principais componentes dos carros elétricos, tem vindo a diminuir, tornando os carros elétricos mais acessíveis.

Espera-se que o mercado de carros elétricos em Portugal continue a crescer nos próximos anos. A Tesla continuará a ser um dos principais players no mercado, mas outras marcas também estão a ganhar terreno.

Google poderá cobrar para usar o seu motor de busca?



A Google está ponderando a possibilidade de cobrar dos utilizadores para usarem o seu motor de busca, segundo um artigo publicado no "The New York Times". A medida seria implementada para combater a crescente quantidade de desinformação e conteúdo falso que circula online.

Combate à desinformação:

A Google acredita que cobrar pelo acesso ao seu motor de busca incentivaria os utilizadores a serem mais criteriosos nas suas pesquisas e a verificar as fontes de informação antes de as partilhar. A empresa também argumenta que a medida poderia ajudar a financiar iniciativas para combater a desinformação e promover a literacia digital.

Modelo de assinatura:

Ainda não há detalhes concretos sobre como a Google poderá implementar o modelo de assinatura. Uma das possibilidades seria oferecer um nível gratuito com funcionalidades básicas e um nível pago com funcionalidades avançadas, como a pesquisa por imagens e a tradução de idiomas.

Reações mistas:

A notícia da possível mudança na política da Google gerou reações mistas. Alguns utilizadores manifestaram o seu apoio à medida, enquanto outros criticaram a empresa por querer cobrar por um serviço que sempre foi gratuito.

Futuro da pesquisa online:

Ainda é cedo para dizer qual será o impacto da mudança na política da Google. No entanto, é possível que a medida possa levar a uma mudança no comportamento dos utilizadores e a um aumento da consciencialização sobre a importância da literacia digital.

Nota:

A Google ainda não confirmou oficialmente a sua intenção de cobrar pelo acesso ao seu motor de busca. As informações disponíveis até agora são baseadas em rumores e especulações.

Bateria elétrica com garantia de 1,5 milhões de quilômetros: Uma revolução no mercado de veículos elétricos?


A CATL, em parceria com a Yutong Bus Co., apresentou uma bateria que pode revolucionar o setor de veículos elétricos. A bateria, que por enquanto serve apenas para autocarros e camiões, oferece uma garantia de 15 anos ou 1,5 milhões de quilômetros.

Sem degradação nos primeiros 1000 ciclos:

A CATL afirma que a bateria não revela qualquer degradação nos primeiros 1000 ciclos de carga/descarga. Isso significa que os veículos que utilizam esta bateria podem ter uma vida útil muito mais longa do que os atuais.

Impacto no mercado:

A introdução de uma bateria com esta garantia pode ter um impacto significativo no mercado de veículos elétricos. As empresas de transporte público, por exemplo, podem ficar mais propensas a investir em autocarros elétricos, pois a bateria terá uma vida útil mais longa e os custos de manutenção serão menores.

Futuro dos veículos elétricos:

Esta nova bateria é um passo importante no desenvolvimento de veículos elétricos mais eficientes e duráveis. É possível que, no futuro, vejamos baterias com garantias ainda mais longas, o que tornará os veículos elétricos ainda mais atraentes para os consumidores.

Pontos importantes:

  • A CATL lançou uma bateria para autocarros e camiões com garantia de 15 anos ou 1,5 milhões de quilômetros.
  • A bateria não apresenta degradação nos primeiros 1000 ciclos de carga/descarga.
  • Esta nova bateria pode ter um impacto significativo no mercado de veículos elétricos.
  • É um passo importante no desenvolvimento de veículos elétricos mais eficientes e duráveis.


Nota:

Esta tecnologia ainda está em desenvolvimento e é preciso esperar para ver como ela se comportará no longo prazo.

Novo Dacia Spring: Preços para Portugal revelados


A Dacia finalmente revelou os preços para o novo Dacia Spring, o seu popular carro elétrico urbano, em Portugal. As encomendas abrem no segundo trimestre de 2024, com entregas previstas para o final do mesmo ano.

Versões e preços:

  • Essential (45 cv): 16.900€
  • Expression (65 cv): 18.900€
  • Extreme (65 cv): 19.900€

Equipamentos de série:

  • Essential: Ar condicionado manual, vidros elétricos dianteiros, fecho centralizado com comando à distância, rádio Bluetooth, sistema de navegação, ABS, ESP, airbags frontais e laterais.
  • Expression: Acrescenta jantes de liga leve de 14 polegadas, retrovisores exteriores elétricos e aquecidos, sensores de estacionamento traseiros, câmara de marcha-atrás e volante em pele.
  • Extreme: Acrescenta jantes de liga leve de 15 polegadas, faróis LED, bancos dianteiros aquecidos, teto de abrir em lona e sistema de infotainment com ecrã tátil de 7 polegadas.

Autonomia e bateria:

  • O novo Dacia Spring tem uma autonomia de 230 km em ciclo WLTP.
  • A bateria tem uma capacidade de 27,4 kWh.

Garantia:

  • O novo Dacia Spring tem uma garantia de 3 anos ou 100.000 km.

Opinião:

O novo Dacia Spring é um carro elétrico acessível e prático, ideal para quem procura uma solução de mobilidade urbana económica e sustentável. A versão Essential oferece um bom nível de equipamento de série por um preço competitivo, enquanto as versões Expression e Extreme oferecem mais alguns extras para quem procura um pouco mais de conforto e sofisticação.

Carros elétricos ultrapassam carros a gasolina na Noruega


A Noruega atingiu um marco histórico na sua transição para a mobilidade elétrica: os carros elétricos a bateria ultrapassaram em vendas os carros a gasolina em 2023.

De acordo com a Associação Norueguesa de Veículos Elétricos, em março de 2024, 58,4% dos carros novos vendidos na Noruega eram elétricos, enquanto 22,5% eram a gasolina. O restante era dividido entre híbridos, diesel e outros tipos de combustíveis.

Este é um feito notável para a Noruega, que tem sido líder mundial na adoção de carros elétricos. O país oferece incentivos fiscais e outros benefícios para os proprietários de carros elétricos, como acesso a faixas de ônibus e estacionamento gratuito.

A ultrapassagem dos carros elétricos sobre os carros a gasolina na Noruega é um sinal de que a transição para a mobilidade elétrica está a ganhar ritmo. É esperado que outros países sigam o exemplo da Noruega nos próximos anos.

Alguns dos principais fatores que contribuem para o sucesso dos carros elétricos na Noruega incluem:

  • Incentivos fiscais: O governo norueguês oferece isenções de impostos sobre a compra de carros elétricos, bem como acesso a faixas de ônibus e estacionamento gratuito.
  • Alto custo da gasolina: A gasolina é relativamente cara na Noruega, o que torna os carros elétricos mais competitivos em termos de custo.
  • Consciência ambiental: Os noruegueses são muito conscientes do meio ambiente e os carros elétricos são vistos como uma forma mais sustentável de transporte.

A ultrapassagem dos carros elétricos sobre os carros a gasolina na Noruega é um marco importante na transição para a mobilidade elétrica. É um sinal de que esta tecnologia está a ganhar aceitação no mercado e que tem o potencial de se tornar a principal forma de transporte no futuro.

sexta-feira, 29 de março de 2024

Estudo: Consumir 1 Colher de Sopa de Vinagre de Maçã por Dia Está Associado à Perda de Peso em Jovens Adultos


O vinagre de maçã é um ingrediente popular na culinária e também tem sido elogiado por seus potenciais benefícios para a saúde, incluindo a perda de peso. Um estudo recente sugeriu que o consumo diário de uma colher de sopa de vinagre de maçã pode estar ligado à perda de peso em adultos jovens.

O Estudo

Pesquisadores conduziram um estudo com adultos jovens, com idades entre 18 e 40 anos, para investigar os efeitos do consumo de vinagre de maçã na composição corporal e nos marcadores de saúde. Durante um período de 12 semanas, os participantes foram instruídos a consumir uma colher de sopa (15 ml) de vinagre de maçã diluído em 250 ml de água diariamente, preferencialmente antes das refeições.

Os Resultados

Os resultados do estudo revelaram uma associação entre o consumo diário de vinagre de maçã e a perda de peso nos participantes. Aqueles que consumiram vinagre de maçã experimentaram uma redução significativa no peso corporal, índice de massa corporal (IMC), circunferência da cintura e gordura corporal em comparação com o grupo controle que não consumiu vinagre de maçã.

Além da perda de peso, os participantes que consumiram vinagre de maçã também mostraram melhorias nos níveis de colesterol total e nos marcadores de saúde metabólica, como glicose no sangue em jejum e insulina.

Mecanismos Propostos

Embora os mecanismos exatos pelos quais o vinagre de maçã pode promover a perda de peso não sejam completamente compreendidos, alguns pesquisadores sugerem que ele pode influenciar a sensação de saciedade, reduzir os picos de glicose no sangue após as refeições e modular o metabolismo das gorduras.

Considerações Importantes

Embora este estudo sugira benefícios do consumo de vinagre de maçã para a perda de peso em adultos jovens, é importante ter em mente que mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados e entender melhor os mecanismos subjacentes.

Além disso, o vinagre de maçã é altamente ácido e pode causar irritação gastrointestinal em algumas pessoas, especialmente quando consumido em grandes quantidades ou sem diluição adequada. Portanto, é recomendável consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer novo regime de consumo de vinagre de maçã, especialmente se você tiver histórico de problemas digestivos ou condições médicas preexistentes.

Embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar os benefícios do vinagre de maçã para a perda de peso, este estudo sugere que consumir uma colher de sopa de vinagre de maçã diluído em água diariamente pode estar associado a resultados positivos na composição corporal e na saúde metabólica de adultos jovens. No entanto, é importante consumi-lo com moderação e como parte de um estilo de vida saudável, que inclua uma dieta balanceada e prática regular de exercícios.

segunda-feira, 18 de março de 2024

Por Que Chamamos de 'Halteres' ou 'Pesos de Mão'?


Você já se perguntou por que esses objetos de peso que usamos para exercícios físicos são chamados de "halteres" ou "pesos de mão"? Embora possa parecer estranho associar algo utilizado para o condicionamento físico com o termo "dumbbell" em inglês, há uma história interessante por trás desse nome.

Origem do Termo:

A palavra "dumbbell" tem suas raízes na Inglaterra do século XVI. Na época, os sinos das igrejas eram frequentemente colocados em suportes em forma de prateleiras que lembravam pesos de mão. Esses suportes eram chamados de "dumb-bells" (sinos mudos), pois não produziam som quando tocados, ao contrário dos sinos tradicionais.

Evolução do Uso:

Com o tempo, as pessoas começaram a usar barras de metal pesadas, semelhantes aos suportes dos sinos, para exercícios físicos e treinamento de força. Esses pesos de mão foram apelidados de "dumbbells", provavelmente devido à sua semelhança com os suportes de sinos e ao fato de serem inicialmente usados para exercícios que não produziam som, como levantamento de pesos.

Variações Regionais:

Embora "dumbbell" seja o termo mais comummente usado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, em alguns lugares, como o Reino Unido, esses pesos de mão são conhecidos como "halteres". Esse termo também tem suas raízes históricas, derivando do antigo francês "haltere", que significa "peso para levantar".

O Significado Moderno:

Hoje em dia, os dumbbells ou halteres são uma parte essencial de muitos programas de exercícios e são amplamente utilizados para fortalecer e tonificar os músculos. Eles vêm em uma variedade de formas e tamanhos, variando de alguns quilos a dezenas de quilos, e são usados em uma variedade de exercícios, desde levantamento de pesos até exercícios de fortalecimento específicos para grupos musculares individuais.

Conclusão:

Embora o termo "dumbbell" possa parecer peculiar à primeira vista, sua origem remonta aos sinos mudos da igreja e à evolução dos instrumentos de treinamento de força ao longo do tempo. Hoje, esses pesos de mão são uma ferramenta versátil e eficaz para melhorar a saúde e a aptidão física, independentemente de como os chamamos.