segunda-feira, 18 de março de 2024

Por Que Chamamos de 'Halteres' ou 'Pesos de Mão'?


Você já se perguntou por que esses objetos de peso que usamos para exercícios físicos são chamados de "halteres" ou "pesos de mão"? Embora possa parecer estranho associar algo utilizado para o condicionamento físico com o termo "dumbbell" em inglês, há uma história interessante por trás desse nome.

Origem do Termo:

A palavra "dumbbell" tem suas raízes na Inglaterra do século XVI. Na época, os sinos das igrejas eram frequentemente colocados em suportes em forma de prateleiras que lembravam pesos de mão. Esses suportes eram chamados de "dumb-bells" (sinos mudos), pois não produziam som quando tocados, ao contrário dos sinos tradicionais.

Evolução do Uso:

Com o tempo, as pessoas começaram a usar barras de metal pesadas, semelhantes aos suportes dos sinos, para exercícios físicos e treinamento de força. Esses pesos de mão foram apelidados de "dumbbells", provavelmente devido à sua semelhança com os suportes de sinos e ao fato de serem inicialmente usados para exercícios que não produziam som, como levantamento de pesos.

Variações Regionais:

Embora "dumbbell" seja o termo mais comummente usado nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa, em alguns lugares, como o Reino Unido, esses pesos de mão são conhecidos como "halteres". Esse termo também tem suas raízes históricas, derivando do antigo francês "haltere", que significa "peso para levantar".

O Significado Moderno:

Hoje em dia, os dumbbells ou halteres são uma parte essencial de muitos programas de exercícios e são amplamente utilizados para fortalecer e tonificar os músculos. Eles vêm em uma variedade de formas e tamanhos, variando de alguns quilos a dezenas de quilos, e são usados em uma variedade de exercícios, desde levantamento de pesos até exercícios de fortalecimento específicos para grupos musculares individuais.

Conclusão:

Embora o termo "dumbbell" possa parecer peculiar à primeira vista, sua origem remonta aos sinos mudos da igreja e à evolução dos instrumentos de treinamento de força ao longo do tempo. Hoje, esses pesos de mão são uma ferramenta versátil e eficaz para melhorar a saúde e a aptidão física, independentemente de como os chamamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário