domingo, 23 de outubro de 2016

7 bons motivos para beber chá

Previnem doenças do coração e alergias, afastam a insónia e fortalecem o corpo. Hoje, só tem de escolher a planta de eleição e desfrutar dos benefícios do chá. 
Adorado por uns, ignorado por outros. Seja ou não uma tradição na sua casa, a verdade é que o chá é mais do que um ritual. A bebida traz inúmeros benefícios para a saúde e põe o corpo, literalmente, a funcionar. Conheça 7 bons motivos para beber chá nas épocas mais frias do ano.  No outono e no inverno, tire partido dos seus super poderes.
 


O QUE FAZ DO CHÁ UMA BEBIDA PODEROSA? 

Quando as temperaturas caem, o prazer do chá torna-se numa atração, e ainda bem. Mas sabe por que beber chá é mais do que um momento de prazer? Ele pode aquecer o corpo, fazer relaxar ajudar a emagrecer, reduzir os níveis do mau colesterol, prevenir doenças cardiovasculares e diabetes, e até afastar o cancro. 
 


VEJA 7 MOTIVOS PARA INCLUIR O CHÁ NA SUA ROTINA:


1. O CHÁ EMAGRECE E FACILITA A DIGESTÃO

Alguns chás têm o poder de aumentar a queima de calorias, regulando assim a redução de gorduras. Isto acontece porque os flavonoides presentes na bebida têm a capacidade de acelerar o metabolismo e evitar que o organismo crie depósitos de gordura. Um bom exemplo de chá com estas propriedades é o chá verde, que também é conhecido pelos seus benefícios detox. Por sua vez, o chá de hortelã vai promover a melhoria no processo de digestão, aliviando assim problemas relacionados ao estômago e ao intestino.
 


2. O CHÁ PODE PREVENIR DOENÇAS

Os polifenóis presentes no chá verde são uma excelente arma antioxidante. Eles ajudam a combater doenças do coração, artrite e diabetes, para além de prevenir algumas formas de cancro. A bebida atua ainda no controlo do peso, ajuda a manter a densidade óssea e tem função de proteção hepática. 
 


3. ALIVIA O CANSAÇO E AS DORES DE CABEÇA

As mudanças bruscas de temperatura e o tempo mais frio fazem com que o corpo se ressinta e apresente incómodos. Para aliviar os sintomas de gripe e alergias, as dores de cabeça e a falta de disposição, experimente um chá de alecrim com limão. A bebida vai fortalecer o sistema imunológico e ajudar o organismo a preparar-se para as estações mais frias do ano. O chá de alecrim com limão é ainda um poderoso anti-inflamatório, característica que ajuda a dizer adeus às dores de cabeça.  
 


4. O CHÁ É AMIGO DA BELEZA

Sabia que o chá também pode ter efeito estético? Algumas receitas ajudam a reduzir o inchaço, decompor a gordura e inibir o apetite. Experimente beber chá verde com amora, que aumenta o metabolismo e facilita a diminuição da gordura abdominal.

Ingredientes: 1 colher (de chá) de folhas secas de chá verde e a mesma medida de folhas secas de amora. 
Preparação: adicione 150ml de água a ferver a uma chávena de chá com as folhas. Deixe repousa por 10 minutos e coe antes de beber. 
 


5. O CHÁ PODE RELAXAR

Para os fãs de café, uma dica é substituir a bebida de forma gradual, e nada mais indicado do que uma chávena de chá. A bebida também contém cafeína, porém, em menor concentração, o que faz com que o chá seja menos estimulante. Se procura pelos efeitos sedativos e calmantes da bebida, aposte no chá de camomila, por exemplo. A erva reduz o stress e a ansiedade, e tem ação diurética, anti-alérgica, analgésica, anti-inflamatória, antidiarreica e anti-espasmódica. 

Dica do E-konomista: beba o chá à noite, antes de ir para a cama.   
 


6. O CHÁ AFASTA A INSÓNIA

Se sofre de insónias, vai gostar de saber que uma infusão de raiz Valeriana pode ajudá-lo a dormir melhor. Um estudo alemão apontou que é possível substituir medicamentos para a ansiedade pelo chá de valeriana e obter grandes resultados.  
 


7. O CHÁ PODE ALIVIAR OS SINTOMAS DAS ALERGIAS 

Sim, é verdade. Para quem sofre de alergias a dica é consumir uma infusão de folhas de urtiga. Este benefício foi comprovado através do estudo ainda antes de as ter se beber infusão de Folha de Urtiga. Um estudo realizado pelo centro de medicina da Universidade de Nova York reuniu 69 voluntários e concluiu a veracidade do poder da urtiga sobre as alergias.
 


CONHEÇAS AS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DE ALGUNS CHÁS

  • Chá verde: os polifenóis auxiliam na redução do colesterol mau. A bebida é uma excelente fonte natural de antioxidantes. 
  • Chá preto: as características deste chá são semelhantes às do chá verde, porém, o chá preto apresenta uma alta concentração de cafeína. O ideal é não beber a partir das 18h.
  • Alecrim, agrião ou camomila: estimulam o apetite à medida que têm efeito digestivo.
  • Hortelã, boldo, alface e melissa: são conhecidos pelas suas propriedades calmantes.

Fonte:http://www.e-konomista.pt/a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário