quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Primeiro Porsche encontrado ao fim de 112 anos

Era eléctrico, circulou em 1898 e desde 1902 ficou esquecido num armazém. A Porsche devolve o P1 ao público na próxima sexta-feira.
Esteve perdido durante 112 anos. Atravessou duas guerras mundiais, uma guerra fria, quedas de regimes, sobressaltos energéticos e petrolíferos e é no meio da maior crise económica internacional das últimas décadas que volta a ver a luz do dia. 
Um exemplar do primeiro Porsche produzido - chamado P1 - foi descoberto num armazém austríaco, aparentemente intocado desde 1902.  É verdade - arranca sorrisos de escárnio à primeira vista porque não tem nada a ver com o que se espera. Mas, apesar de se parecer com uma antiga carruagem puxada por cavalos, estava muito à frente do seu tempo - tinha um motor eléctrico, algo que hoje nos parece trazido do futuro para o presente - e dava uns 35 quilómetros por hora.
O velhinho P1, de acordo com a Porsche, começou a rolar nas estradas austríacas em meados de 1898, quando o fundador da marca - Ferdinand Porsche - ainda antes de criar a empresa a que daria nome, achou que estava na hora de pôr fim à era das carruagens e investir nos veículos a combustível e electricidade.
Assim fez e o veículo teve o seu primeiro teste a sério numa corrida em Setembro do ano seguinte, vencendo por 18 minutos de avanço uma corrida de carros eléctricos com um percurso de 38,6 quilómetros. Uma autonomia que, para a época, dá muito que pensar.
O modelo vai estar exposto no Porsche Museum, em Estugarda, Alemanha, a partir da próxima sexta-feira. 



Fonte:http://economico.sapo.pt/n

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário