sábado, 5 de setembro de 2009

Porque sentimos sono após uma refeição?



Quem nunca sentiu uma enorme vontade de dormir após uma boa refeição?
Certamente que todos nós já o sentimos e também já nos perguntamos a nós próprios o porque disso acontecer, e associamos a temperatura, a fadiga provocado pelo trabalho, a própria refeição em si, a bebida que acompanhou a refeição, etc.
Aqui deixou a verdadeira razão disso acontecer...

Por dois motivos. O principal deles é o aumento de bicarbonato no sangue. Quando começa a digestão, o estômago captura água e gás carbónico no organismo para formar o ácido carbónico. Esse ácido reage com outro, o ácido clorídrico, e forma o suco gástrico, que digere os alimentos. Da reacção entre os ácidos, sobra uma substância chamada bicarbonato, que é absorvida pelo sangue e o torna menos ácido.

Quando o sangue alcalinizado irriga o sistema nervoso central, provoca a diminuição da actividade das regiões responsáveis pela vigília e pela contracção muscular. "Não se sabe exactamente como acontece, mas há uma diminuição da capacidade de concentração e da força dos músculos, provocando uma sensação passageira de sono", diz o fisiologista Francisco Gacek, da Universidade de São Paulo.

Além disso, durante a digestão uma quantidade maior de sangue se dirige para o estômago e os intestinos para ajudar no processo. O sistema nervoso central passa, então, a ser menos irrigado e, portanto, diminui sua actividade porque dispõe de menos oxigénio.


Fonte:Aqui

Por algum motivo é que os "nuestros hermanos" são tão apreciadores das "siestas" e que muitas multinacionais optem por horários contínuos sem intervalos para almoços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário