segunda-feira, 13 de março de 2023

As profissões mais suscetíveis de serem substituídas pelo ChatGPT


A automatização promovida por ferramentas de Inteligência Artificial pode diminuir a necessidade de humanos no desempenho de certas funções. O ChatGPT, programa de processamento de linguagem de Inteligência Artificial criado pela OpenAI, interage com o utilizador sob a forma de diálogo e é capaz de responder a todo o tipo de questões. Com empresas a adicionar ferramentas de IA aos seus produtos, será provável assistir a um impacto nos empregos de escritório.

Um estudo conduzido pelas Universidades de Princeton e de Nova Iorque identificou as profissões mais suscetíveis de serem afetadas pelo ChatGPT. Os resultados sugerem grandes mudanças para aqueles que exercem profissões como professores, sociólogos ou ligadas ao telemarketing. Enquanto pessoas com ocupações mais físicas, como bailarinos ou trabalhadores têxteis, podem preocupar-se menos com o facto de o ChatGPT aparecer no seu local de trabalho.

O ChatGPT pode substituir especialmente o esforço do trabalhador em vez de complementar as suas competências, reestruturando as suas tarefas. Isto significa que o chatbot pode agilizar a preparação e planeamento de atividades ao gerar ideias. A exposição ao ChatGPT pode aumentar a satisfação no trabalho e a autoeficácia.

As profissões mais afetadas pelo ChatGPT incluem telemarketers, professores de língua e literatura inglesa e estrangeiras, história, direito, filosofia e religião, sociologia, ciência política, justiça penal e de aplicação da lei, sociólogos, serviço social, psicologia, comunicação, cientistas políticos, estudos culturais, árbitros e mediadores, juízes e magistrados, geografia, ciências bibliotecárias e psicólogos clínicos, escolares e terapeutas.

No entanto, nem todos os trabalhos estarão em risco de serem substituídos pelo ChatGPT. A maior parte do código escrito pela IA é simples e serve uma função particular. A IA não pode analisar problemas com o código ou encontrar soluções, uma vez que não tem a capacidade de pensamento crítico. Além disso, os trabalhos que requerem habilidades humanas únicas, como a criatividade, empatia, flexibilidade, e tomada de decisões complexas, são menos prováveis de serem automatizados.

Por fim, é importante considerar que a automatização pode trazer benefícios para a economia e a sociedade como um todo. Ela pode aumentar a produtividade, reduzir custos e permitir a criação de novos tipos de empregos. Cabe aos governos e às empresas trabalhar juntos para garantir que a transição para uma economia mais automatizada seja suave e justa para todos os trabalhadores.

sábado, 11 de março de 2023

Desafio Kia no TikTok leva a aumento de roubos de carros nos EUA


Recentemente, o roubo de automóveis se tornou uma tendência nos Estados Unidos, e a culpa é do TikTok. Um desafio chamado "Desafio Kia" tem sido compartilhado em várias redes sociais, e tem levado a um aumento no roubo de carros, especialmente modelos antigos da Kia e Hyundai. Adolescentes têm sido os principais autores desses roubos.

Através de vídeos compartilhados no TikTok e outras redes sociais, os adolescentes têm aprendido a fazer a ligação direta nos modelos de carros Kia e Hyundai que não possuem dispositivos de segurança para impedir o carro de ser ligado sem a chave. Eles usam apenas uma chave e um cabo USB para realizar o roubo.

Os números de roubos de carros aumentaram nos Estados Unidos durante a pandemia, e desde então, continuam a crescer. Dos quase 11 mil carros roubados em Memphis no ano passado, cerca de um terço eram modelos antigos da Kia ou Hyundai. E mais da metade das 175 pessoas presas e acusadas de roubo de carros este ano em Memphis eram adolescentes.

A situação é tão grave que a polícia de Memphis já se pronunciou, alertando para o comportamento irresponsável dos jovens que acreditam que é fácil roubar um carro. A chefe da polícia, Cerelyn J. Davis, disse que "sabemos que muitos dos nossos jovens agora andam a assaltar carros como desafio, ou tendência".

As marcas de automóveis Kia e Hyundai emitiram declarações sobre o assunto. A Hyundai garantiu uma atualização gratuita de software antirroubo para resolver esse problema, enquanto a Kia ainda não se manifestou. O YouTube e o TikTok também já removeram vários vídeos relacionados com o "Desafio Kia" nos últimos meses.

No entanto, é importante destacar que o roubo de carros é um crime sério, e que os adolescentes devem ser conscientizados sobre os riscos envolvidos em roubar um carro. É preciso que haja um trabalho educativo para evitar que os jovens sejam influenciados pelas redes sociais a cometer atos ilegais.

O desafio Kia no TikTok é um exemplo de como as redes sociais podem ter influência negativa sobre o comportamento dos jovens. É importante que os pais estejam atentos ao que seus filhos estão assistindo na internet e os orientem para que não sejam influenciados por comportamentos impróprios.

Sumplete: a nova alternativa ao Sudoku criado pelo ChatGPT


Os amantes de quebra-cabeças agora têm uma nova opção de jogo: o Sumplete. Criado pelo ChatGPT, este jogo tem semelhanças com o Sudoku, mas com regras diferentes e desafios exclusivos. Se você está cansado de jogar Sudoku e quer algo novo, o Sumplete pode ser uma excelente alternativa.

O objetivo do jogo é simples: eliminar os números para que a soma dos algarismos de cada linha/coluna seja igual ao valor definido do lado direito e em baixo. Ao contrário do Sudoku, ao eliminar um número de uma linha, ele é automaticamente eliminado da coluna correspondente e vice-versa. Os níveis aumentam de dificuldade, indo de 3x3 a 9x9, sendo este último nível mais desafiador.

O Sumplete foi criado a partir da solicitação do programador Daniel Tait, que pediu ao ChatGPT recomendações de puzzles semelhantes ao Sudoku. O chatbot retornou uma lista de opções, mas Tait quis ir além e pediu à Inteligência Artificial para criar um jogo exclusivo. Após algumas tentativas, o quebra-cabeça Sumplete foi criado e ganhou vida pelas mãos do programador.

O jogo é fácil de jogar e pode ser uma opção interessante para aqueles que já estão cansados do Sudoku ou de outros jogos de quebra-cabeças mais comuns. Com suas regras diferentes, o Sumplete oferece desafios únicos e uma experiência de jogo estimulante.

Além disso, a interface do jogo é agradável e intuitiva, o que torna a jogabilidade ainda mais agradável. Com a adição de CSS, o jogo tem uma aparência visual atraente e agradável aos olhos.

O nome "Sumplete" é uma combinação das palavras "sum" e "complete", o que representa bem o objetivo do jogo: completar as somas de cada linha/coluna. O jogo está disponível gratuitamente na internet, o que o torna acessível a todos os interessados.

Em resumo, o Sumplete é uma excelente alternativa ao Sudoku e outros jogos de quebra-cabeças comuns. Com suas regras únicas e desafios estimulantes, este jogo pode ser a escolha perfeita para aqueles que procuram por uma nova experiência de jogo. Experimente agora mesmo e desafie sua mente!

Porsche e Ferrari buscam exceção ao fim do motor de combustão interna em 2035 com uso de combustíveis sintéticos

Nos últimos dias, Porsche e Ferrari tornaram-se o centro de uma discussão sobre o fim do motor de combustão interna na União Europeia em 2035. A proposta de proibição da venda de automóveis novos com motores de combustão interna a partir de 2035 parecia certa, mas a possibilidade de abstenção da Alemanha e Itália na votação final levou ao adiamento da votação prevista para o dia 7 de março. Esses países, que são a origem de marcas como a Porsche e a Ferrari, argumentam que a futura legislação deve integrar o uso de combustíveis sintéticos ou e-fuels, por terem o potencial de ser neutros em carbono.

Se essa exceção for incluída, seria possível manter em produção modelos de ambas as marcas e de outras, como a Lamborghini, com motores de combustão, afastando o cenário da eletrificação de ícones como o Porsche 911. Alguns políticos estão recorrendo a exemplos dessas marcas em suas intervenções, como o líder do Partido Democrático Liberal, Christian Lindner, que é contra o fim dos motores de combustão nos moldes atuais.

Essa mudança de posição da Itália e da Alemanha após terem concordado inicialmente com a proposta está reabrindo discussões sobre os combustíveis sintéticos e o impacto econômico e social da transição da Europa para as tecnologias verdes.

Apesar dessa possibilidade de exceção, a Porsche e a Ferrari não param os investimentos em outras vias para a neutralidade carbônica. A Porsche espera que 80% das suas vendas em 2030 sejam 100% elétricas, e a Ferrari irá revelar o seu primeiro modelo elétrico já em 2025. Ambos os construtores continuam a explorar outras vias para a neutralidade carbônica, como a pesquisa de combustíveis sintéticos, lubrificantes e líquidos de refrigeração que, segundo a marca italiana, permitirá reduzir emissões ao mesmo tempo que preservamos a nossa herança.

No entanto, nem toda a indústria concorda com essa possível exceção ao fim do motor de combustão interna. O diretor executivo da Polestar, Thomas Ingenlath, considerou essa situação "quase patética" e afirmou que a indústria e os políticos deveriam dar finalmente um sinal claro sobre a jornada a fazer. No mesmo sentido, o executivo da Brembo, Roberto Vavassori, afirmou que a tendência de eletrificação da indústria automobilística é hoje uma espécie de comboio a todo vapor, e suspender ou adiar a transição poderá ser pior devido aos enormes investimentos dos construtores automóveis.

Embora haja divergências de opinião sobre o futuro do motor de combustão interna na indústria automóvel, é certo que a tecnologia está a evoluir rapidamente para uma maior eficiência energética e menor impacto ambiental. É importante lembrar que a transição para os veículos elétricos também traz muitos desafios, incluindo a infraestrutura de carregamento, a disponibilidade de matérias-primas para baterias e a gestão de resíduos eletrónicos.

De qualquer forma, o debate sobre o futuro do motor de combustão interna na União Europeia e em todo o mundo continua a ser uma questão importante, e as marcas como a Porsche e a Ferrari estão a desempenhar um papel importante na condução da discussão sobre combustíveis sintéticos e outras soluções de neutralidade carbónica.

No final do dia, a transição para uma economia de baixo carbono é inevitável, e as empresas que conseguirem inovar e adaptar-se mais rapidamente provavelmente estarão melhor posicionadas para prosperar no futuro. A Porsche e a Ferrari, assim como outras marcas líderes do setor, estão a investir em diversas tecnologias para garantir que possam continuar a produzir veículos emocionantes e de alto desempenho enquanto reduzem a pegada de carbono.

Como a Inteligência Artificial ajudou o Bing da Microsoft a alcançar 100 milhões de usuários diários


A inteligência artificial (IA) tem sido uma das tecnologias mais discutidas e controversas dos últimos anos, mas sua aplicação no mundo dos negócios tem gerado resultados incríveis. A Microsoft é um exemplo disso, com o lançamento do ChatGPT, um chatbot desenvolvido pela OpenAI, que rejuvenesceu o Bing, o motor de busca da empresa.

Recentemente, a Microsoft anunciou que o Bing ultrapassou a marca dos 100 milhões de usuários ativos diários, e uma das razões para esse sucesso é o ChatGPT. Yusuf Mehdi, o consumer chief marketing officer da Microsoft, admitiu que a IA foi um fator importante na recente evolução do motor de busca.

O ChatGPT é um chatbot que usa técnicas de aprendizagem de máquina para conversar com os usuários e ajudá-los a encontrar as informações que estão procurando. Ele é integrado ao Bing e funciona como um assistente pessoal para a web. Os usuários podem conversar com o ChatGPT através de uma interface de chat simples e obter respostas para suas perguntas em tempo real.

De acordo com a Microsoft, o ChatGPT tem sido um sucesso com os usuários do Bing. Um terço dos 100 milhões de usuários ativos diários nunca havia usado o Bing antes, e muitos deles foram atraídos pela possibilidade de conversar com um assistente virtual inteligente.

Outro fator importante para o sucesso do Bing com o ChatGPT foi a disponibilidade do assistente virtual em dispositivos móveis. O ChatGPT foi lançado para Android e iOS ao mesmo tempo que o novo Bing, e isso ajudou a aumentar a base de usuários em seis vezes em relação aos níveis pré-lançamento.

A Microsoft está investindo cada vez mais em inteligência artificial, e o sucesso do Bing com o ChatGPT é apenas um exemplo de como essa tecnologia pode ser aplicada para melhorar a experiência do usuário e impulsionar o crescimento dos negócios. O futuro da IA é promissor, e podemos esperar ver mais inovações como essa nos próximos anos.

Xiaomi: a nova gigante dos carros elétricos

A Xiaomi é uma empresa chinesa de tecnologia que se tornou uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. Agora, a empresa está diversificando seus negócios e investindo no mercado de carros elétricos. Com um investimento inicial de mais de US$ 433 milhões, a Xiaomi está desenvolvendo seu primeiro carro elétrico, que está sendo desenvolvido por uma equipe de 2.300 funcionários.

De acordo com o presidente e fundador da empresa, Lei Jun, os testes de inverno do carro elétrico foram concluídos com sucesso e a equipe está conseguindo concluir as tarefas antes do previsto. Ele também anunciou que a produção em massa do carro elétrico pode começar já no primeiro semestre de 2024. Essa notícia é muito animadora para os investidores e fãs da marca, que estão ansiosos para conhecer o primeiro carro elétrico da Xiaomi.

Além disso, espera-se que a Xiaomi arrecade mais de US$ 2,8 bilhões em uma nova rodada de investimentos este ano, com outros US$ 14 bilhões a serem levantados nos próximos cinco anos. A empresa também está atenta ao mercado de robótica, que pode ajudar a melhorar as funções de direção autônoma nos carros e agilizar o processo de produção.

A entrada da Xiaomi no mercado de carros elétricos não é uma surpresa, já que outras empresas de tecnologia também estão interessadas nesse setor. A Samsung já teve uma parceria com a Renault, enquanto a Apple vem mostrando interesse em lançar um veículo super tecnológico. No entanto, a Xiaomi parece estar à frente da concorrência, com seu carro elétrico prestes a entrar em produção em massa.

A Xiaomi tem uma boa reputação por oferecer produtos de alta qualidade a preços acessíveis, e muitos esperam que seu carro elétrico siga a mesma linha. O mercado de carros elétricos está crescendo rapidamente em todo o mundo, e a entrada da Xiaomi pode trazer uma nova concorrência e inovação para esse setor em rápido crescimento.

Em resumo, a Xiaomi está se preparando para se tornar uma grande player no mercado de carros elétricos. Com um investimento inicial significativo e uma equipe dedicada de funcionários, a empresa está caminhando para lançar seu primeiro carro elétrico em breve. Com a marca forte e a reputação da empresa, muitos esperam que o carro elétrico da Xiaomi seja um sucesso e contribua para o desenvolvimento do mercado de carros elétricos em todo o mundo.

Lamborghini revela primeiros detalhes do seu primeiro superdesportivo híbrido

A Lamborghini apresentou o seu primeiro superdesportivo híbrido, com o nome de código LB744, que promete estabelecer novos marcos em termos de performance e prazer de condução. Com uma potência total de mais de 1000 CV, este carro combina a potência de um motor de combustão interna de 12 cilindros com três motores elétricos e uma caixa de velocidades de dupla embraiagem inovadora.

O motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado está localizado no centro do veículo e é complementado por três motores elétricos, um dos quais está integrado na nova caixa de velocidades. Este modelo apresenta uma arquitetura híbrida sem precedentes, tornando-se o primeiro High Performance Electrified Vehicle - HPEV: um superdesportivo híbrido plug-in, equipado com uma leve bateria de iões de lítio de alta potência, alojada no interior do túnel de transmissão, na secção central do chassis.

O LB744 pode ser transformado num automóvel puramente elétrico, reduzindo as emissões totais de CO2 em 30% em comparação com o Aventador Ultimae. Esta solução inovadora foi concebida para reduzir as emissões, ao mesmo tempo que maximiza o desempenho.

A Lamborghini tem sido sinónimo de motores V12 desde que a empresa foi fundada, mas o LB744 introduz uma nova geração do V12. O novo motor L545 tem uma capacidade de 6,5 litros, e é o propulsor de 12 cilindros mais leve e potente alguma vez fabricado pela Lamborghini. No total, pesa apenas 218 quilogramas: menos 17 quilogramas do que a unidade do Aventador. O V12 superquadrado debita 825 cv às 9250 rotações por minuto, com uma potência específica de 128 cv por litro, a mais elevada da história dos motores de 12 cilindros da Lamborghini, ao passo que o binário máximo é de 725 Nm às 6750 rpm.

A Lamborghini dedicou especial atenção à "banda sonora" do novo L545, para enfatizar a tonalidade do motor, já melodiosa a baixas rotações, característica pela qual a marca é conhecida.

Este novo superdesportivo híbrido da Lamborghini promete mudar a maneira como pensamos sobre a tecnologia híbrida em carros de alta performance. Com um V12 potente e uma configuração híbrida sem precedentes, o LB744 estabelece novos marcos em termos de performance e eficiência energética, tornando-se um dos carros mais emocionantes da história da Lamborghini.

Design

Além de seu impressionante desempenho, o LB744 também apresenta um design incrível e futurista, que é típico dos carros Lamborghini. O modelo é equipado com portas de abertura vertical e uma carroceria aerodinâmica que inclui diversas aberturas e saídas de ar para melhorar a estabilidade e a refrigeração do carro.

O interior do LB744 é um verdadeiro espetáculo, com acabamentos em couro, fibra de carbono e alumínio escovado. Os bancos são esculpidos com precisão para oferecer conforto e suporte durante a condução. O painel de instrumentos apresenta uma tela digital com informações sobre o desempenho do carro, incluindo o nível de carga da bateria elétrica.

Desempenho

O LB744 apresenta uma impressionante combinação de potência e eficiência energética. O motor de combustão interna V12 de 6,5 litros e os três motores elétricos juntos fornecem mais de 1000 CV de potência total. A velocidade máxima do carro é estimada em mais de 350 km/h, e o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos.

Além disso, o LB744 é capaz de rodar no modo totalmente elétrico, utilizando apenas a energia armazenada na bateria de íons de lítio, permitindo uma autonomia de até 50 km. O sistema de recuperação de energia cinética também ajuda a recarregar a bateria enquanto o carro está em movimento.

Tecnologia

O LB744 é um dos carros mais tecnologicamente avançados da Lamborghini até o momento. O carro apresenta uma nova caixa de câmbio de dupla embreagem de oito velocidades que é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas traseiras do carro. Além disso, o carro conta com um sistema de tração nas quatro rodas, que ajuda a melhorar a aderência e a estabilidade durante a condução.

O carro também apresenta um sistema de suspensão adaptável que pode se ajustar automaticamente às condições da estrada e ao estilo de condução do motorista. O sistema de freios é igualmente impressionante, com discos de freio ventilados e pinças de freio de alta performance para garantir uma parada rápida e segura.

Conclusão

O LB744 é um carro incrível e inovador que representa um novo marco para a Lamborghini em termos de desempenho, tecnologia e eficiência energética. Com sua combinação de motor de combustão interna V12 e motores elétricos, o carro é capaz de oferecer uma experiência de condução inigualável, combinando potência, eficiência e desempenho. Se você é um fã de carros superdesportivos, o LB744 é definitivamente um carro que você deve conferir!

"ChatGPT: Novas ferramentas e melhorias anunciadas pela OpenAI para revolucionar a experiência de chatbots"

A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou recentemente que irá disponibilizar novas ferramentas para ajustes mais finos em seu sistema de inteligência artificial generativa. Além disso, o chatbot receberá melhorias importantes para funcionar com maior precisão em casos mais específicos.

O CEO da empresa, Sam Altman, anunciou as novidades em uma conferência com investidores, e inclusive antecipou a ideia de construir uma plataforma que venda APIs para terceiros, permitindo criar aplicativos embarcados com a tecnologia do ChatGPT. Apoiada pela Microsoft, a OpenAI está trabalhando diretamente com clientes do meio corporativo para treinar o ChatGPT, o que já tem reduzido incidentes de respostas incorretas.

Entre as empresas que fecharam parceria com a OpenAI está a gigante Coca-Cola, que está utilizando o ChatGPT e a DALL-E, outra ferramenta da OpenAI, para gerenciar anúncios, imagens e criar mensagens personalizadas.

Além disso, os usuários individuais também terão mais controle sobre como a IA funciona na próxima atualização do chatbot, anunciada em fevereiro. “Lançaremos mais coisas em breve que darão aos usuários controle adicional sobre o sistema para se comportar desta ou daquela maneira”, disse Altman.

Desde o lançamento em novembro, a popularidade do ChatGPT explodiu, com mais de 1 bilhão de visitas na página do chatbot, e a OpenAI oferece uma assinatura do ChatGPT em que usuários podem pagar US$ 20 mensais por serviços mais confiáveis.

Em resumo, a OpenAI está investindo em melhorias contínuas para o ChatGPT, visando oferecer uma experiência ainda mais precisa e personalizada aos usuários, além de expandir o uso da tecnologia em empresas e em outras aplicações. Essas melhorias devem colocar o ChatGPT em destaque como uma das principais opções de chatbot no mercado.

Renault e Jiangling Motors Electric: Desenvolvendo o primeiro carro elétrico com baterias de íons de sódio


As baterias de íons de lítio têm sido a escolha preferida para os carros elétricos nos últimos anos. No entanto, elas têm suas limitações, como o alto custo de produção e tempo de recarga. Por isso, a Renault, em parceria com a chinesa Jiangling Motors Electric, está se preparando para lançar o primeiro carro elétrico equipado com baterias de íons de sódio. O modelo, chamado de EV3, promete reduzir significativamente os custos de produção e oferecer tempos de recarga mais rápidos.

A Farasis Energy, parceira da Renault, está convertendo suas linhas de produção de baterias de íons de lítio para as de íons de sódio. Isso permitirá que a empresa atenda à demanda da Jiangling Motors e da Renault para equipar o EV3. O início da produção em massa está previsto para 30 de junho.

Além da Renault, outras montadoras, como Volkswagen, JAC Motors e BYD, estão trabalhando no desenvolvimento de baterias de íons de sódio para reduzir os custos de fabricação de carros elétricos. A JAC, por exemplo, está planejando equipar um compacto da Sehol com as baterias desenvolvidas pela Hina Battery. Na Suécia e nos Estados Unidos, também existem projetos em andamento para massificar a produção de baterias de íons de sódio para carros elétricos por meio da Altris e da Natron Energy, respectivamente.

As baterias de íons de sódio têm o potencial de revolucionar o mercado de carros elétricos. Elas são mais baratas de produzir do que as de íons de lítio e oferecem tempos de recarga mais rápidos. Isso pode tornar os carros elétricos mais acessíveis e atraentes para o consumidor final.

Além disso, as baterias de íons de sódio são mais seguras do que as de íons de lítio, pois são menos propensas a superaquecer e explodir. Isso torna os carros elétricos mais seguros e confiáveis para os motoristas e passageiros.

A Renault e a Jiangling Motors Electric estão liderando o caminho no desenvolvimento de baterias de íons de sódio para carros elétricos. Outras montadoras também estão investindo nessa tecnologia, o que indica que ela tem um grande potencial para revolucionar o mercado de carros elétricos nos próximos anos. Os consumidores podem esperar carros elétricos mais baratos, com tempos de recarga mais rápidos e mais seguros graças às baterias de íons de sódio.

Renault Austral: O Vencedor do Prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023


O Renault Austral foi distinguido como o vencedor do Prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal de 2023 em Portugal. O SUV da Renault superou outros seis finalistas, incluindo o Peugeot 308, vencedor do ano passado, para conquistar o cobiçado prémio. A distinção também marcou o retorno da Renault à vitória após 20 anos de intervalo desde a sua última vitória com o Renault Mégane em 2003.

O Austral é o mais recente lançamento da Renault e vem com opções híbridas, tornando-o uma escolha popular para quem procura um carro eficiente e ecológico. O modelo vem com duas opções de motor híbrido - um bloco E-Tech Hybrid e um motor 1.3 TCe mild-hybrid 12V - e é uma escolha ideal para quem quer minimizar a sua pegada de carbono.

A versão híbrida de 48V do Austral é capaz de produzir duas potências diferentes, uma de 197 cv e outra de 158 cv, e é alimentada por um motor a gasolina de três cilindros turbo de 1,2 litros e um motor elétrico de 67 cv. A bateria é pequena, com apenas 1,7 kWh, mas é suficiente para permitir que o carro viaje até 80% do tempo em modo elétrico, tornando-o perfeito para a condução urbana.

A opção híbrida mais 'leve' também tem duas variantes e ambas utilizam um motor a gasolina turbo de quatro cilindros de 1,3 litros, com 138 e 158 cv de potência. Ambas as opções vêm com uma caixa automática de sete velocidades e são perfeitas para quem procura um carro com um desempenho potente e eficiente.

A distinção do Austral como o vencedor do Prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal de 2023 é uma prova da qualidade do carro da Renault e do seu compromisso com a eficiência e a sustentabilidade. A vitória também é um testemunho da forte competição na indústria automotiva e do desejo dos consumidores por carros mais ecológicos e eficientes.

A vitória do Renault Austral é uma conquista significativa para a marca e um reconhecimento do seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Com opções híbridas eficientes e uma série de outras características de destaque, o Austral é uma escolha ideal para quem procura um carro moderno, potente e amigo do ambiente.