segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

Alemanha: Vendas de veículos elétricos caem 54,9% em Janeiro sem subsídios


Berlim, 14 de fevereiro de 2024 – As vendas de veículos elétricos na Alemanha sofreram uma queda significativa em janeiro de 2024, após o fim dos subsídios governamentais para a compra desses carros. De acordo com a Associação Federal da Indústria Automobilística Alemã (VDA), as vendas de veículos elétricos (EVs) caíram 54,9% em comparação com o mesmo mês do ano anterior.

O fim dos subsídios, que ofereciam descontos de até €9.000 para a compra de veículos elétricos, parece ter tido um impacto imediato no mercado. Em dezembro de 2023, as vendas de EVs haviam atingido um recorde mensal, com muitos consumidores buscando aproveitar os incentivos antes que terminassem.

Impacto por tipo de veículo:

  • Veículos totalmente elétricos (BEVs): queda de 54,9%
  • Híbridos plug-in (PHEVs): queda de 19,6%

Vendas de carros a combustão aumentam:

Em contraste com a queda nas vendas de EVs, as vendas de carros a combustão aumentaram em janeiro de 2024. As vendas de carros a gasolina subiram 9,1%, enquanto as de carros a diesel subiram 9,5%.

Preocupação com o futuro da eletromobilidade:

A queda nas vendas de EVs na Alemanha é um motivo de preocupação para os defensores da eletromobilidade. O governo alemão tem como meta que 15 milhões de veículos elétricos estejam em circulação no país até 2030. No entanto, a queda nas vendas em janeiro sugere que esse objetivo pode ser difícil de alcançar sem o apoio de subsídios.

Possíveis soluções:

Para incentivar a compra de veículos elétricos, o governo alemão está considerando outras medidas, como:

  • Aumentar a infraestrutura de carga pública
  • Reduzir impostos para EVs
  • Oferecer incentivos para empresas que comprarem frotas de veículos elétricos

Conclusão:

A queda nas vendas de veículos elétricos na Alemanha após o fim dos subsídios é um sinal preocupante para o futuro da eletromobilidade no país. O governo alemão precisa encontrar novas maneiras de incentivar a compra de EVs se quiser alcançar seus objetivos ambiciosos para o setor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário