domingo, 26 de outubro de 2014

Beber refrigerantes envelhece

Para os viciados em refrigerantes esta é uma má notícia. Um estudo comprovou que este tipo de bebidas envelhece.
O estudo foi publicado este mês no American Journal of Public Heatlh, e demonstra que beber um refrigerante por dia acelera o envelhecimento das células.
Tudo isto é devido às quantidades de açúcar e os telómeres: estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e ADN que formam as extremidades dos cromossomas. Estas mesmas estruturas encolhem à medida que envelhecemos.
Esta nova investigação revela que o processo de envelhecimento é acelerado pelo consumo de refrigerantes.
O estudo contou com a participação 5309 pessoas saudáveis, entre os 20 e os 65 anos. Quem consumia cerca de 240 mililitros de refrigerante diariamente tinha, segundo a TIME, mais 1,9 anos, em termos biológicos, que os restantes. Já quem bebia meio litro por dia, tinha predisposição a ter mais 4,6 anos biológicos que os seus companheiros.
Citada pelo Huffington Post, Elissa Epel, co-autora do estudo e directora do doAging, Metabolism and Emotion Center, na Califórnia afirmou que: “Ter os telómeres muito curtos pode indicar uma tendência para desenvolver doenças crónicas“.
Cindy Leug, uma outra autora desta investigação, declarou que o efeito provocado pelos refrigerantes no telómeres é semelhante ao efeito do tabaco.

Fonte:http://flagra.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário