sábado, 10 de fevereiro de 2024

"Deepfake: A Inteligência Artificial que Roubou Milhões"


A Inteligência Artificial é a tecnologia da moda e o potencial é enorme. No entanto, como em tudo na vida, esse potencial pode ser usado para o bem e para o mal. Recentemente uma empresa foi burlada em 26 milhões de dólares, tendo a burla usado inteligência artificial para criar deepfake.

Já ouviu falar em deepfake? Um estudo realizado em 2019 revelou que 96% dos vídeos deepfakes eram de natureza pornográfica. Segundo a Wired, 113 mil desses vídeos foram carregados nos principais sites pornográficos durante os primeiros nove meses de 2023.

Deepfake é uma técnica de síntese da imagem humana, baseada em inteligência artificial, que é usada para criar conteúdo falso, seja a partir do zero ou manipulando conteúdos. Mas os deepfakes não são apenas usados na área da pornografia.

Inteligência Artificial enganou pessoa do departamento financeiro... Segundo revela a comunicação social de Hong Kong, com recurso a deepfakes, foi possível enganar a vítima que trabalhava no departamento financeiro. Os criminosos fizeram-se passar pelo diretor financeiro da empresa, através de consecutivas videochamadas. Sabe-se também que foram várias as pessoas usadas/manipuladas nas videoconferências.

A polícia recebeu um relatório sobre o incidente a 29 de janeiro. Nesse momento já a empresa tinha perdido cerca de 26 milhões de dólares, tendo sido realizadas 15 transferências. “As investigações ainda estão em curso e até à data não foram efetuadas quaisquer detenções”.

Desbravando o Labirinto do Amor: A Jornada de um Homem com a Ajuda da Inteligência Artificial


Navegar pelo complicado mundo do amor no Tinder pode ser desafiador, especialmente sem a ajuda de inteligência artificial.

Aleksandr Zhadan, após terminar um relacionamento em 2021, começou sua busca por uma parceira em Moscou usando o método tradicional: explorando o Tinder. Ele passou inúmeras horas curtindo perfis, iniciando conversas e indo a encontros que não levavam a lugar algum. Isso o levou a desenvolver um assistente de namoro usando o GPT-2 da OpenAI. Esse assistente interagiu com 5.239 mulheres no Tinder, organizando mais de cem encontros para ele e, eventualmente, ajudando-o a conhecer sua futura esposa.

Zhadan compartilhou com a Gizmodo: “Eu realmente entendo que aplicativos de namoro podem ser difíceis e constrangedores.” Inspirado pelo ChatGPT, ele decidiu utilizá-lo para iniciar conversas.

Este IA refletia a personalidade de Zhadan, correspondia aos seus interesses e até podia organizar encontros presenciais através do Google Calendar dele. Ele aprimorou o IA para demonstrar interesse em perfis que se encaixassem em suas preferências. Ele excluiu perfis que continham imagens de bebidas alcoólicas ou signos do zodíaco em suas biografias, entre outros detalhes que não achava atraentes.

A versão inicial podia enviar mensagens e manter diálogos, mas enfrentou alguns problemas no início. Em uma situação, o ChatGPT sugeriu a uma mulher que “fossem dar um longo passeio na floresta” nas primeiras mensagens. Em outra ocasião, o ChatGPT marcou um encontro para Zhadan, prometendo que ele levaria chocolates e flores. Quando Zhadan chegou sem esses itens, sem estar ciente do compromisso feito por seu assistente digital, a mulher ficou desapontada. Ele continuou aprimorando seu projeto com os lançamentos do GPT-3, 3.5 e 4, melhorando suas habilidades de conversação.

De 5.000 Mulheres para Uma O assistente de namoro de Zhadan reduziu as opções para uma única mulher, Karina Vyalshakaeva. Eles se conectaram em dezembro de 2022, e Vyalshakaeva inicialmente conversou com o ChatGPT durante os primeiros meses de relacionamento.

Após vários encontros presenciais, Zhadan pediu ao ChatGPT para parar de falar com outras mulheres no Tinder. Seu relacionamento evoluiu para além do digital, levando-os a morar juntos em 2023.

Zhadan modificou ainda mais sua IA para agir como um conselheiro pessoal de relacionamento. Gradualmente, o papel do ChatGPT na comunicação com Vyalshakaeva diminuiu, e Zhadan assumiu. A IA, já familiarizada com suas preferências e falhas de namoro, provou ser uma ferramenta eficaz para melhorar suas habilidades no relacionamento.

“Em certo momento, o projeto sugeriu que eu pedisse Karina em casamento”, disse Zhadan.

Inicialmente, ele achou que sua IA estava cometendo um erro, já que nunca expressou o desejo de se casar. Mas depois entendeu.

“Karina mencionou querer ir a um casamento, mas o ChatGPT interpretou que ela preferiria ter o próprio casamento”, explicou. Seguindo esse conselho, ele a pediu em casamento, e ela aceitou.

Vyalshakaeva descobriu o projeto alguns meses após o início do relacionamento. Ela não ficou chateada ao saber que Zhadan usava o ChatGPT para se comunicar com ela, apenas surpresa. Ela acredita que as conversas iniciais no Tinder giram principalmente em torno de entender os interesses e aspirações de um parceiro em potencial. Ela achou que o chatbot de Zhadan transmitia efetivamente esses aspectos no início.

“Ele se dedicou bastante para personalizar esses diálogos, então, para mim, é aceitável quando usado de maneira sensata”, mencionou Vyalshakaeva em uma entrevista. Ela apreciou a utilidade da IA, especialmente durante os períodos em que Zhadan estava ocupado. “O mais importante é nossa conexão na vida real, que é maravilhosa.”

Revolucionando o Romance Atualmente, Zhadan não planeja oferecer esse serviço a outros, principalmente devido aos altos custos operacionais — ele investiu bastante neste programa. No entanto, sua noiva acredita que assistentes de namoro com IA poderiam ser úteis para muitos, desde que as intenções sejam claras.

“É crucial saber o que você está procurando”, disse Vyalshakaeva. “Aleksandr queria encontrar uma namorada e programou o ChatGPT com informações pessoais detalhadas. Se houver uma discrepância entre o ChatGPT e sua conversa real, surgirão problemas.”

Criar linhas de abordagem envolventes para aplicativos de namoro é notoriamente difícil. O uso do ChatGPT para Tinder e Hinge está ganhando popularidade; a loja GPT da OpenAI viu um aumento nas versões simplificadas do chatbot de Zhadan. Mas um relacionamento iniciado pela IA tem menos valor ou autenticidade?

“Eu defendo a simplificação do processo de namoro e a redução do tempo entre o match e o encontro pessoal”, expressou Damona Hoffman, uma coach de namoro certificada e autora do livro F the Fairy Tale, focado em expectativas realistas de namoro.

“Se uma IA pode funcionar como um assistente de namoro e acelerar o alcance de uma interação humana genuína, isso é mais autêntico do que uma conversa de texto sem fim tentando descobrir a verdadeira identidade de alguém”, acrescentou Hoffman.

Apesar desse endosso, o Tinder pode enfrentar desafios. As plataformas de namoro geralmente não favorecem chatbots de IA se passando por pessoas reais, mas elas não os proibiram explicitamente.

Um porta-voz do Tinder encaminhou a Gizmodo para os “Princípios de IA” do Match Group, que enfatizam o aprimoramento da expressão individual e a autenticidade das conexões humanas. O Match Group não proíbe explicitamente programas de IA, embora o Tinder tenha sido desativado na Rússia logo após Zhadan cessar outras interações no Tinder.

À primeira vista, usar o ChatGPT para conhecer seu cônjuge pode parecer impessoal. No entanto, a história de Zhadan e Vyalshakaeva demonstra como um relacionamento caloroso e amoroso pode surgir através da IA, uma conexão que eles poderiam não ter encontrado de outra forma. Vyalshakaeva mencionou que eles usariam o ChatGPT para ajudar no planejamento do casamento.

Vendas Globais de Carros Elétricos Atingem Novo Recorde em Dezembro: O Futuro é Elétrico!

Em dezembro, as matrículas globais de carros elétricos plug-in alcançaram mais um recorde histórico, embora a taxa de crescimento mal tenha superado o mercado de automóveis como um todo.

Segundo dados da EV-Volumes, compartilhados pelo pesquisador Jose Pontes, foram registrados globalmente 1.556.728 novos carros de passageiros elétricos plug-in em dezembro (cerca de 23% a mais do que no ano anterior). O recorde anterior de 1.385.104 foi estabelecido em novembro. A participação de mercado foi de aproximadamente 22% (em comparação com 21% no ano anterior).

As matrículas de carros totalmente elétricos aumentaram cerca de 20% em relação ao ano anterior em dezembro, ultrapassando pela primeira vez a marca de 1 milhão de unidades. No entanto, a participação de mercado de 15% permanece basicamente a mesma que em dezembro de 2022.

As matrículas de carros híbridos plug-in aumentaram cerca de 31% para mais de 470.000, estimamos. Isso representa um novo recorde mensal, em parte alcançado graças à China, onde as vendas de PHEV estão se expandindo rapidamente.

Matrículas de carros plug-in para o mês (mudança em relação ao ano anterior):

BEVs: cerca de *1.084.000 (aumento de 20%) e 15% de participação de mercado PHEVs: cerca de *470.000 (aumento de 31%) e 7% de participação de mercado Total: 1.556.728 (aumento de 23%) e 22% de participação de mercado

  • estimado

Vendas Globais de Carros Elétricos Plug-In - Dezembro de 2023

Em 2023, quase 13,7 milhões de carros elétricos plug-in foram registrados em todo o mundo, o que representa 16% do volume total (em comparação com 14% em 2022, 9% em 2021 e 4% em 2020). Foi o melhor ano para carros recarregáveis até agora.

As matrículas de carros totalmente elétricos totalizaram um recorde de 9.493.040 (aumento de 30% em relação ao ano anterior) e uma participação de mercado de 11% (em comparação com 10% em 2022 e 6,1% em 2021).

As matrículas de carros híbridos plug-in aumentaram mais rápido, 47% em relação ao ano anterior, para quase 4,2 milhões de unidades (novo recorde) e 5% de participação de mercado.

Matrículas de carros plug-in janeiro-dezembro de 2023 (mudança em relação ao ano anterior):

BEVs: cerca de *9.493.040 (aumento de 30%) e 11% de participação de mercado PHEVs: cerca de *4.196.251 (aumento de 47%) e 5% de participação de mercado Total: 13.689.291 (aumento de 35%) e 16% de participação de mercado Para referência, em 2022, mais de 10 milhões de novos carros elétricos plug-in de passageiros foram registrados globalmente pela primeira vez.

As vendas de carros elétricos plug-in expandiram-se a uma taxa saudável, embora sua participação de mercado tenha melhorado apenas ligeiramente em comparação com 2022. Isso porque o mercado automobilístico geral também se recuperou.

Classificação do Modelo O Tesla Model Y foi o modelo plug-in mais vendido do mundo em dezembro, com 128.410 novos registros.

A segunda marca de carros recarregáveis mais popular é a família BYD Song Plus (quando se contabiliza BEVs e PHEVs juntos), que alcançou mais de 76.000 registros em dezembro.

O melhor dos demais foi o Tesla Model 3 (56.896), que também foi o segundo melhor modelo de carro totalmente elétrico após o Model Y. Falando em BEVs, o terceiro mais popular foi o pequeno BYD Seagull (41.012), à frente de alguns outros modelos chineses.

Top 10 do mês:

Tesla Model Y - 128.410 BYD Song Plus - 76.086 (14.152 BEVs + 61.934 PHEVs) Tesla Model 3 - 56.896 BYD Qin Plus - 44.701 (15.207 BEVs + 29.494 PHEVs) BYD Seagull - 41.012 BYD Yuan Plus (também conhecido como Atto 3) - 37.707 BYD Dolphin - 30.510 Wuling Bingo: 27.458 Wuling Hong Guang MINI EV: 25.035 Aito M7: 25.545

  • As versões BEV e PHEV dos mesmos modelos foram contadas juntas na fonte.

Em 2023, o Tesla Model Y foi não apenas o carro totalmente elétrico mais vendido do mundo (e o carro plug-in), mas também o carro mais vendido no geral. Com mais de 1,2 milhão de novos registros, o Model Y superou o Toyota RAV4 (todos os tipos).

A segunda marca mais popular é a família BYD Song (636.533), seguida pelo Tesla Model 3 (529.287), a família BYD Qin (456.306) e vários carros totalmente elétricos chineses.

Classificação da Marca Em termos de marcas, sem surpresa, a BYD vendeu o maior número de carros elétricos plug-in em dezembro (mais de 320.000). A Tesla ficou com mais de 195.000, enquanto a joint venture SAIC-GM-Wuling ficou em terceiro lugar, com quase 70.000.

Top 10 do mês:

BYD - 320.928 Tesla - 195.265 SAIC-GM-Wuling - 69.912 BMW - 59.480 Volkswagen - 52.042 Li Auto - 50.356 GAC Aion - 44.192 Changan - 43.095 Mercedes-Benz - 37.520 Geely - 35.443

Em 2023, a BYD foi a maior marca mundial de carros recarregáveis (quase 2,9 milhões de registros), em comparação com mais de 1,8 milhão de carros da Tesla. No entanto, a Tesla foi

IA Generativa, Blockchain e Saúde: As Tendências Tecnológicas que Dominarão 2024

A Inteligência Artificial está rapidamente transformando o cenário tecnológico, a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa do Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), que entrevistou 350 executivos de tecnologia em cinco países, incluindo Estados Unidos e Brasil, 65% dos respondentes acreditam que a IA Generativa continuará dominando a cena em 2024.

Podemos perceber tendências que impulsionam o desenvolvimento e a aplicação dessa ferramenta vital para a sociedade nos dias de hoje.

Inteligência Artificial Generativa: As empresas podem se deparar com a oportunidade de integrar a IA Generativa de maneira mais eficaz e acessível. Essa ação tem o poder de acelerar a produção de informações, impulsionar a criatividade e automatizar tarefas que, anteriormente, demandavam consideráveis recursos e tempo.

Ao se ajustarem a essa tecnologia, as companhias podem se posicionar de maneira mais competitiva no mercado, atendendo às crescentes exigências por conteúdo personalizado.

IA e blockchain: Estamos testemunhando um crescente aumento na sinergia entre a Inteligência Artificial e a tecnologia blockchain, esta última renomada por sua segurança e transparência. A integração mais profunda dessas tecnologias promete uma significativa melhoria na proteção dos aplicativos baseados em IA.

Esse avanço é particularmente crucial em setores sensíveis, como saúde e finanças, nos quais a precisão e a privacidade são requisitos críticos. A união entre IA e blockchain não só fortalece a integridade dos processos, mas também abre portas para soluções inovadoras e confiáveis em domínios em que a confidencialidade e a exatidão são primordiais.

Impacto na saúde: A aplicação da Inteligência Artificial na área da saúde atingirá um novo patamar, potencializando diagnósticos mais precisos, acelerando a descoberta de medicamentos e personalizando tratamentos. A análise de extensos conjuntos de dados médicos se tornará uma ferramenta inestimável na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras.

Ética e responsabilidade: Conforme a IA se consolida, a relevância de questões éticas e regulatórias deve crescer ainda mais. Tópicos como privacidade de dados, discriminação algorítmica e segurança cibernética emergem como áreas críticas de atenção. Antecipa-se um aumento nas regulamentações para garantir o uso responsável da tecnologia.

Personalização da experiência do consumidor: Apoiada pelo machine learning, a IA desenvolve a análise de vastos conjuntos de dados para extrair insights valiosos. Ao processar essas informações, as empresas podem empregar algoritmos para identificar padrões, comportamentos e antecipar as preferências e os interesses dos clientes.

O cenário projetado para 2024 aponta para uma revolução na personalização impulsionada pela IA, transformando a maneira como as organizações interagem com seus consumidores. Esse avanço tem o potencial não apenas de elevar o nível de engajamento, mas também de cultivar maior fidelidade.

Hyundai Prepara-se para Lançar um Elétrico 'Low-Cost' na Europa


A Hyundai está pronta para introduzir um novo concorrente no mercado de veículos elétricos acessíveis na Europa. O Hyundai Casper, atualmente disponível apenas com motor a gasolina na Coreia do Sul, pode em breve ser comercializado em uma versão totalmente elétrica no mercado europeu.

Com a crescente demanda por opções de mobilidade sustentável, várias marcas automotivas estão expandindo sua linha de veículos elétricos com modelos mais acessíveis. A Hyundai busca entrar nesse segmento com uma oferta competitiva em termos de preço e desempenho.

De acordo com relatos da imprensa internacional, o Hyundai Casper elétrico poderá ser lançado no terceiro trimestre deste ano, com as entregas previstas para o final de 2024. O preço projetado para este modelo é particularmente atrativo, com especulações sugerindo que poderá ser comercializado por menos de 20.000 euros. No entanto, é provável que o preço varie em diferentes mercados europeus, devido a questões relacionadas a impostos e regulamentações locais.

Com essa iniciativa, a Hyundai busca acompanhar outras marcas automotivas que estão expandindo sua presença no mercado de veículos elétricos acessíveis. Modelos como o Citroën ë-C3, o Volkswagen ID e os futuros lançamentos da Renault estão entre os concorrentes diretos do Hyundai Casper elétrico.

A chegada do Hyundai Casper elétrico à Europa representa um passo significativo para a marca sul-coreana na expansão de sua oferta de veículos elétricos e no atendimento à crescente demanda por opções de mobilidade sustentável. Com um preço competitivo e uma proposta de valor atraente, este novo modelo tem o potencial de atrair uma ampla gama de consumidores preocupados com o meio ambiente e interessados em adotar tecnologias de transporte mais limpas e eficientes.

Diabetes: Um Sintoma Angustiante que se Reflete no Cabelo


Quando se trata de diabetes, o corpo muitas vezes emite sinais de alerta que podem passar despercebidos. Enquanto a sede excessiva, a fome constante e outros sintomas são bem conhecidos, há um sintoma angustiante que pode não receber a devida atenção: a queda de cabelo. O médico Greg Vida, cirurgião da Harley Street Hair Clinic no Reino Unido, destaca a relação entre a diabetes e a saúde capilar.

Níveis elevados e persistentes de açúcar no sangue podem causar danos nos vasos sanguíneos, afetando diretamente os folículos capilares. Esses vasos danificados não conseguem fornecer oxigênio suficiente aos folículos, interrompendo o ciclo de crescimento do cabelo. Como resultado, os fios entram em uma fase de repouso e queda prematura, enfraquecendo o cabelo e levando à perda capilar no couro cabeludo.

Além disso, a falta de produção de insulina, hormônio essencial para transportar o açúcar para as células do corpo, pode impactar negativamente o crescimento do cabelo. Sem insulina suficiente, o açúcar não é direcionado para os folículos capilares, impedindo seu crescimento saudável.

Felizmente, quando os níveis de açúcar no sangue são controlados, o cabelo pode voltar a crescer. É essencial estar atento a esses sinais de alerta e consultar um médico se houver preocupações com a saúde capilar, pois a detecção precoce e o tratamento adequado da diabetes podem ajudar a evitar complicações mais graves.

O Adeus ao Zoe: Bem-Vindo ao Novíssimo Renault 5 Elétrico

A Renault anunciou recentemente o fim da produção do Zoe, um dos seus modelos mais emblemáticos, que abriu caminho para a era dos veículos elétricos acessíveis. Com mais de 420 mil unidades produzidas ao longo de 12 anos, o Zoe deixará sua marca na história da mobilidade elétrica.

O anúncio do fim do Zoe veio através do sindicato Force Ouvrière, seguido pela confirmação oficial da Renault. A partir de 30 de março de 2024, o Zoe deixará de ser produzido, marcando o fim de uma era e o início de uma nova era elétrica para a marca francesa.

Em seu lugar, surge o tão aguardado Renault 5 elétrico, que promete revolucionar o mercado com sua eficiência, estilo e tecnologia de ponta. Este novo modelo será produzido na fábrica da Renault em Douai, na França, e será apresentado oficialmente no Salão Automóvel de Genebra, ainda este mês.

O Renault Zoe conquistou os corações dos consumidores europeus com sua acessibilidade, design atraente e baixo custo de manutenção. Desde seu lançamento em 2012, o Zoe tem sido uma escolha popular para aqueles que buscam uma alternativa sustentável e econômica para a mobilidade urbana.

Ao longo dos anos, o Zoe passou por várias evoluções, aumentando sua autonomia e refinando seu design e tecnologia. Atualmente, o Zoe é vendido com uma bateria de 52 kWh e uma autonomia impressionante de 395 km entre recargas, tornando-o uma opção viável para viagens mais longas.

No entanto, com o avanço da tecnologia e a demanda por veículos elétricos mais eficientes, a Renault decidiu dar um passo adiante e introduzir o Renault 5 elétrico. Este novo modelo será construído sobre a plataforma CMF-B EV da Renault, oferecendo maior eficiência e custos de produção reduzidos em cerca de 33%.

O Renault 5 elétrico promete uma autonomia generosa de cerca de 400 km entre recargas, motores com potências de 125cv e 150cv, e um design irreverente que homenageia o icônico Renault 5 original lançado em 1972.

Com esta nova adição à sua linha de veículos elétricos, a Renault reafirma seu compromisso com a eletrificação e a mobilidade sustentável. O Renault 5 elétrico está prestes a fazer sua estreia e promete conquistar o coração dos entusiastas de carros elétricos em todo o mundo. Prepare-se para uma nova era de mobilidade elétrica com o Renault 5.