Felix Baumgartner protagonizou o primeiro salto estratosférico do mundo e bateu o recorde de mais rápida queda livre, quando se lançou de uma cápsula a 38 mil metros de altitude.
O paraquedista austríaco Felix Baumgartner tornou-se hoje o primeiro homem a saltar em queda livre a mais de 38 quilómetros de altitude, ultrapassando a barreira do som.
Felix Baumgartner, de 43 anos, conseguiu o feito à quarta tentativa, na missão "Red Bull Stratos", que foi vista em direto na internet por mais de 8 milhões de pessoas.
Na queda livre, que demorou quatro minutos e 19 segundos, o atleta de alto risco chegou a ultrapassar mais de mil quilómetros por hora, antes de abrir o paraquedas e pousar de pé em solo norte-americano, num deserto no Novo México.
Segundos depois de pousar, Felix Baumgartner levantou os braços, em sinal de vitória, e ajoelhou-se.
Sonho de cinco anos
O atleta austríaco estava há cinco anos a preparar esta missão, batendo agora três recordes: é o primeiro homem a superar a velocidade do som, protagonizou a maior queda de sempre em altitude com paraquedas e esteve no ponto mais afastado da Terra. Tudo sem ajuda mecânica.
Para efetuar este salto estratosférico, Félix Baumgartner elevou-se numa cápsula pressurizada suspensa num gigante balão insuflado com hélio, demorando mais de duas horas até ultrapassar os 38 mil metros de altitude.
O recorde do mundo de salto em queda livre pertencia a Joe Kittinger, um antigo militar da força aérea norte-americana que em 1960 saltou a 33,3 quilómetros de altitude.
Fonte: Expresso
-->
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário