sábado, 17 de setembro de 2011

Bactéria pode transformar jornais em combustível


Investigadores dizem ter descoberto bactéria que permite produzir butanol, um substituto da gasolina, através de jornais

Imagine que todos os jornais deitados ao lixo diariamente podiam ser transformados em combustível. Uma equipa da Universidade de Tulane, em Nova Orleães, encontrou uma bactéria que consegue converter celulose em butanol, um combustível que pode ser usado em vez da gasolina sem que seja necessário adaptar o motor.



A grande vantagem da bactéria TU-103 (encontrada em excrementos de animais) é que consegue transformar a celulose (fibra de que é composto o papel) em butanol na presença de oxigénio, enquanto outras bactérias com as capacidades semelhantes só conseguiam a transformação num ambiente sem oxigénio, o que aumentava drasticamente os custos.

O butanol também apresenta benefícios como combustível em relação ao etanol – normalmente produzido a partir do milho ou da cana-de-açúcar –, porque além de se adaptar mais facilmente a qualquer tipo de motor, o material é menos corrosivo do que o concorrente e apresenta um rendimento energético maior.

Fonte: Auto portal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário