sábado, 11 de março de 2023

Desafio Kia no TikTok leva a aumento de roubos de carros nos EUA


Recentemente, o roubo de automóveis se tornou uma tendência nos Estados Unidos, e a culpa é do TikTok. Um desafio chamado "Desafio Kia" tem sido compartilhado em várias redes sociais, e tem levado a um aumento no roubo de carros, especialmente modelos antigos da Kia e Hyundai. Adolescentes têm sido os principais autores desses roubos.

Através de vídeos compartilhados no TikTok e outras redes sociais, os adolescentes têm aprendido a fazer a ligação direta nos modelos de carros Kia e Hyundai que não possuem dispositivos de segurança para impedir o carro de ser ligado sem a chave. Eles usam apenas uma chave e um cabo USB para realizar o roubo.

Os números de roubos de carros aumentaram nos Estados Unidos durante a pandemia, e desde então, continuam a crescer. Dos quase 11 mil carros roubados em Memphis no ano passado, cerca de um terço eram modelos antigos da Kia ou Hyundai. E mais da metade das 175 pessoas presas e acusadas de roubo de carros este ano em Memphis eram adolescentes.

A situação é tão grave que a polícia de Memphis já se pronunciou, alertando para o comportamento irresponsável dos jovens que acreditam que é fácil roubar um carro. A chefe da polícia, Cerelyn J. Davis, disse que "sabemos que muitos dos nossos jovens agora andam a assaltar carros como desafio, ou tendência".

As marcas de automóveis Kia e Hyundai emitiram declarações sobre o assunto. A Hyundai garantiu uma atualização gratuita de software antirroubo para resolver esse problema, enquanto a Kia ainda não se manifestou. O YouTube e o TikTok também já removeram vários vídeos relacionados com o "Desafio Kia" nos últimos meses.

No entanto, é importante destacar que o roubo de carros é um crime sério, e que os adolescentes devem ser conscientizados sobre os riscos envolvidos em roubar um carro. É preciso que haja um trabalho educativo para evitar que os jovens sejam influenciados pelas redes sociais a cometer atos ilegais.

O desafio Kia no TikTok é um exemplo de como as redes sociais podem ter influência negativa sobre o comportamento dos jovens. É importante que os pais estejam atentos ao que seus filhos estão assistindo na internet e os orientem para que não sejam influenciados por comportamentos impróprios.

Sumplete: a nova alternativa ao Sudoku criado pelo ChatGPT


Os amantes de quebra-cabeças agora têm uma nova opção de jogo: o Sumplete. Criado pelo ChatGPT, este jogo tem semelhanças com o Sudoku, mas com regras diferentes e desafios exclusivos. Se você está cansado de jogar Sudoku e quer algo novo, o Sumplete pode ser uma excelente alternativa.

O objetivo do jogo é simples: eliminar os números para que a soma dos algarismos de cada linha/coluna seja igual ao valor definido do lado direito e em baixo. Ao contrário do Sudoku, ao eliminar um número de uma linha, ele é automaticamente eliminado da coluna correspondente e vice-versa. Os níveis aumentam de dificuldade, indo de 3x3 a 9x9, sendo este último nível mais desafiador.

O Sumplete foi criado a partir da solicitação do programador Daniel Tait, que pediu ao ChatGPT recomendações de puzzles semelhantes ao Sudoku. O chatbot retornou uma lista de opções, mas Tait quis ir além e pediu à Inteligência Artificial para criar um jogo exclusivo. Após algumas tentativas, o quebra-cabeça Sumplete foi criado e ganhou vida pelas mãos do programador.

O jogo é fácil de jogar e pode ser uma opção interessante para aqueles que já estão cansados do Sudoku ou de outros jogos de quebra-cabeças mais comuns. Com suas regras diferentes, o Sumplete oferece desafios únicos e uma experiência de jogo estimulante.

Além disso, a interface do jogo é agradável e intuitiva, o que torna a jogabilidade ainda mais agradável. Com a adição de CSS, o jogo tem uma aparência visual atraente e agradável aos olhos.

O nome "Sumplete" é uma combinação das palavras "sum" e "complete", o que representa bem o objetivo do jogo: completar as somas de cada linha/coluna. O jogo está disponível gratuitamente na internet, o que o torna acessível a todos os interessados.

Em resumo, o Sumplete é uma excelente alternativa ao Sudoku e outros jogos de quebra-cabeças comuns. Com suas regras únicas e desafios estimulantes, este jogo pode ser a escolha perfeita para aqueles que procuram por uma nova experiência de jogo. Experimente agora mesmo e desafie sua mente!

Porsche e Ferrari buscam exceção ao fim do motor de combustão interna em 2035 com uso de combustíveis sintéticos

Nos últimos dias, Porsche e Ferrari tornaram-se o centro de uma discussão sobre o fim do motor de combustão interna na União Europeia em 2035. A proposta de proibição da venda de automóveis novos com motores de combustão interna a partir de 2035 parecia certa, mas a possibilidade de abstenção da Alemanha e Itália na votação final levou ao adiamento da votação prevista para o dia 7 de março. Esses países, que são a origem de marcas como a Porsche e a Ferrari, argumentam que a futura legislação deve integrar o uso de combustíveis sintéticos ou e-fuels, por terem o potencial de ser neutros em carbono.

Se essa exceção for incluída, seria possível manter em produção modelos de ambas as marcas e de outras, como a Lamborghini, com motores de combustão, afastando o cenário da eletrificação de ícones como o Porsche 911. Alguns políticos estão recorrendo a exemplos dessas marcas em suas intervenções, como o líder do Partido Democrático Liberal, Christian Lindner, que é contra o fim dos motores de combustão nos moldes atuais.

Essa mudança de posição da Itália e da Alemanha após terem concordado inicialmente com a proposta está reabrindo discussões sobre os combustíveis sintéticos e o impacto econômico e social da transição da Europa para as tecnologias verdes.

Apesar dessa possibilidade de exceção, a Porsche e a Ferrari não param os investimentos em outras vias para a neutralidade carbônica. A Porsche espera que 80% das suas vendas em 2030 sejam 100% elétricas, e a Ferrari irá revelar o seu primeiro modelo elétrico já em 2025. Ambos os construtores continuam a explorar outras vias para a neutralidade carbônica, como a pesquisa de combustíveis sintéticos, lubrificantes e líquidos de refrigeração que, segundo a marca italiana, permitirá reduzir emissões ao mesmo tempo que preservamos a nossa herança.

No entanto, nem toda a indústria concorda com essa possível exceção ao fim do motor de combustão interna. O diretor executivo da Polestar, Thomas Ingenlath, considerou essa situação "quase patética" e afirmou que a indústria e os políticos deveriam dar finalmente um sinal claro sobre a jornada a fazer. No mesmo sentido, o executivo da Brembo, Roberto Vavassori, afirmou que a tendência de eletrificação da indústria automobilística é hoje uma espécie de comboio a todo vapor, e suspender ou adiar a transição poderá ser pior devido aos enormes investimentos dos construtores automóveis.

Embora haja divergências de opinião sobre o futuro do motor de combustão interna na indústria automóvel, é certo que a tecnologia está a evoluir rapidamente para uma maior eficiência energética e menor impacto ambiental. É importante lembrar que a transição para os veículos elétricos também traz muitos desafios, incluindo a infraestrutura de carregamento, a disponibilidade de matérias-primas para baterias e a gestão de resíduos eletrónicos.

De qualquer forma, o debate sobre o futuro do motor de combustão interna na União Europeia e em todo o mundo continua a ser uma questão importante, e as marcas como a Porsche e a Ferrari estão a desempenhar um papel importante na condução da discussão sobre combustíveis sintéticos e outras soluções de neutralidade carbónica.

No final do dia, a transição para uma economia de baixo carbono é inevitável, e as empresas que conseguirem inovar e adaptar-se mais rapidamente provavelmente estarão melhor posicionadas para prosperar no futuro. A Porsche e a Ferrari, assim como outras marcas líderes do setor, estão a investir em diversas tecnologias para garantir que possam continuar a produzir veículos emocionantes e de alto desempenho enquanto reduzem a pegada de carbono.

Como a Inteligência Artificial ajudou o Bing da Microsoft a alcançar 100 milhões de usuários diários


A inteligência artificial (IA) tem sido uma das tecnologias mais discutidas e controversas dos últimos anos, mas sua aplicação no mundo dos negócios tem gerado resultados incríveis. A Microsoft é um exemplo disso, com o lançamento do ChatGPT, um chatbot desenvolvido pela OpenAI, que rejuvenesceu o Bing, o motor de busca da empresa.

Recentemente, a Microsoft anunciou que o Bing ultrapassou a marca dos 100 milhões de usuários ativos diários, e uma das razões para esse sucesso é o ChatGPT. Yusuf Mehdi, o consumer chief marketing officer da Microsoft, admitiu que a IA foi um fator importante na recente evolução do motor de busca.

O ChatGPT é um chatbot que usa técnicas de aprendizagem de máquina para conversar com os usuários e ajudá-los a encontrar as informações que estão procurando. Ele é integrado ao Bing e funciona como um assistente pessoal para a web. Os usuários podem conversar com o ChatGPT através de uma interface de chat simples e obter respostas para suas perguntas em tempo real.

De acordo com a Microsoft, o ChatGPT tem sido um sucesso com os usuários do Bing. Um terço dos 100 milhões de usuários ativos diários nunca havia usado o Bing antes, e muitos deles foram atraídos pela possibilidade de conversar com um assistente virtual inteligente.

Outro fator importante para o sucesso do Bing com o ChatGPT foi a disponibilidade do assistente virtual em dispositivos móveis. O ChatGPT foi lançado para Android e iOS ao mesmo tempo que o novo Bing, e isso ajudou a aumentar a base de usuários em seis vezes em relação aos níveis pré-lançamento.

A Microsoft está investindo cada vez mais em inteligência artificial, e o sucesso do Bing com o ChatGPT é apenas um exemplo de como essa tecnologia pode ser aplicada para melhorar a experiência do usuário e impulsionar o crescimento dos negócios. O futuro da IA é promissor, e podemos esperar ver mais inovações como essa nos próximos anos.

Xiaomi: a nova gigante dos carros elétricos

A Xiaomi é uma empresa chinesa de tecnologia que se tornou uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo. Agora, a empresa está diversificando seus negócios e investindo no mercado de carros elétricos. Com um investimento inicial de mais de US$ 433 milhões, a Xiaomi está desenvolvendo seu primeiro carro elétrico, que está sendo desenvolvido por uma equipe de 2.300 funcionários.

De acordo com o presidente e fundador da empresa, Lei Jun, os testes de inverno do carro elétrico foram concluídos com sucesso e a equipe está conseguindo concluir as tarefas antes do previsto. Ele também anunciou que a produção em massa do carro elétrico pode começar já no primeiro semestre de 2024. Essa notícia é muito animadora para os investidores e fãs da marca, que estão ansiosos para conhecer o primeiro carro elétrico da Xiaomi.

Além disso, espera-se que a Xiaomi arrecade mais de US$ 2,8 bilhões em uma nova rodada de investimentos este ano, com outros US$ 14 bilhões a serem levantados nos próximos cinco anos. A empresa também está atenta ao mercado de robótica, que pode ajudar a melhorar as funções de direção autônoma nos carros e agilizar o processo de produção.

A entrada da Xiaomi no mercado de carros elétricos não é uma surpresa, já que outras empresas de tecnologia também estão interessadas nesse setor. A Samsung já teve uma parceria com a Renault, enquanto a Apple vem mostrando interesse em lançar um veículo super tecnológico. No entanto, a Xiaomi parece estar à frente da concorrência, com seu carro elétrico prestes a entrar em produção em massa.

A Xiaomi tem uma boa reputação por oferecer produtos de alta qualidade a preços acessíveis, e muitos esperam que seu carro elétrico siga a mesma linha. O mercado de carros elétricos está crescendo rapidamente em todo o mundo, e a entrada da Xiaomi pode trazer uma nova concorrência e inovação para esse setor em rápido crescimento.

Em resumo, a Xiaomi está se preparando para se tornar uma grande player no mercado de carros elétricos. Com um investimento inicial significativo e uma equipe dedicada de funcionários, a empresa está caminhando para lançar seu primeiro carro elétrico em breve. Com a marca forte e a reputação da empresa, muitos esperam que o carro elétrico da Xiaomi seja um sucesso e contribua para o desenvolvimento do mercado de carros elétricos em todo o mundo.

Lamborghini revela primeiros detalhes do seu primeiro superdesportivo híbrido

A Lamborghini apresentou o seu primeiro superdesportivo híbrido, com o nome de código LB744, que promete estabelecer novos marcos em termos de performance e prazer de condução. Com uma potência total de mais de 1000 CV, este carro combina a potência de um motor de combustão interna de 12 cilindros com três motores elétricos e uma caixa de velocidades de dupla embraiagem inovadora.

O motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado está localizado no centro do veículo e é complementado por três motores elétricos, um dos quais está integrado na nova caixa de velocidades. Este modelo apresenta uma arquitetura híbrida sem precedentes, tornando-se o primeiro High Performance Electrified Vehicle - HPEV: um superdesportivo híbrido plug-in, equipado com uma leve bateria de iões de lítio de alta potência, alojada no interior do túnel de transmissão, na secção central do chassis.

O LB744 pode ser transformado num automóvel puramente elétrico, reduzindo as emissões totais de CO2 em 30% em comparação com o Aventador Ultimae. Esta solução inovadora foi concebida para reduzir as emissões, ao mesmo tempo que maximiza o desempenho.

A Lamborghini tem sido sinónimo de motores V12 desde que a empresa foi fundada, mas o LB744 introduz uma nova geração do V12. O novo motor L545 tem uma capacidade de 6,5 litros, e é o propulsor de 12 cilindros mais leve e potente alguma vez fabricado pela Lamborghini. No total, pesa apenas 218 quilogramas: menos 17 quilogramas do que a unidade do Aventador. O V12 superquadrado debita 825 cv às 9250 rotações por minuto, com uma potência específica de 128 cv por litro, a mais elevada da história dos motores de 12 cilindros da Lamborghini, ao passo que o binário máximo é de 725 Nm às 6750 rpm.

A Lamborghini dedicou especial atenção à "banda sonora" do novo L545, para enfatizar a tonalidade do motor, já melodiosa a baixas rotações, característica pela qual a marca é conhecida.

Este novo superdesportivo híbrido da Lamborghini promete mudar a maneira como pensamos sobre a tecnologia híbrida em carros de alta performance. Com um V12 potente e uma configuração híbrida sem precedentes, o LB744 estabelece novos marcos em termos de performance e eficiência energética, tornando-se um dos carros mais emocionantes da história da Lamborghini.

Design

Além de seu impressionante desempenho, o LB744 também apresenta um design incrível e futurista, que é típico dos carros Lamborghini. O modelo é equipado com portas de abertura vertical e uma carroceria aerodinâmica que inclui diversas aberturas e saídas de ar para melhorar a estabilidade e a refrigeração do carro.

O interior do LB744 é um verdadeiro espetáculo, com acabamentos em couro, fibra de carbono e alumínio escovado. Os bancos são esculpidos com precisão para oferecer conforto e suporte durante a condução. O painel de instrumentos apresenta uma tela digital com informações sobre o desempenho do carro, incluindo o nível de carga da bateria elétrica.

Desempenho

O LB744 apresenta uma impressionante combinação de potência e eficiência energética. O motor de combustão interna V12 de 6,5 litros e os três motores elétricos juntos fornecem mais de 1000 CV de potência total. A velocidade máxima do carro é estimada em mais de 350 km/h, e o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2,5 segundos.

Além disso, o LB744 é capaz de rodar no modo totalmente elétrico, utilizando apenas a energia armazenada na bateria de íons de lítio, permitindo uma autonomia de até 50 km. O sistema de recuperação de energia cinética também ajuda a recarregar a bateria enquanto o carro está em movimento.

Tecnologia

O LB744 é um dos carros mais tecnologicamente avançados da Lamborghini até o momento. O carro apresenta uma nova caixa de câmbio de dupla embreagem de oito velocidades que é responsável por transmitir a energia do motor para as rodas traseiras do carro. Além disso, o carro conta com um sistema de tração nas quatro rodas, que ajuda a melhorar a aderência e a estabilidade durante a condução.

O carro também apresenta um sistema de suspensão adaptável que pode se ajustar automaticamente às condições da estrada e ao estilo de condução do motorista. O sistema de freios é igualmente impressionante, com discos de freio ventilados e pinças de freio de alta performance para garantir uma parada rápida e segura.

Conclusão

O LB744 é um carro incrível e inovador que representa um novo marco para a Lamborghini em termos de desempenho, tecnologia e eficiência energética. Com sua combinação de motor de combustão interna V12 e motores elétricos, o carro é capaz de oferecer uma experiência de condução inigualável, combinando potência, eficiência e desempenho. Se você é um fã de carros superdesportivos, o LB744 é definitivamente um carro que você deve conferir!

"ChatGPT: Novas ferramentas e melhorias anunciadas pela OpenAI para revolucionar a experiência de chatbots"

A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou recentemente que irá disponibilizar novas ferramentas para ajustes mais finos em seu sistema de inteligência artificial generativa. Além disso, o chatbot receberá melhorias importantes para funcionar com maior precisão em casos mais específicos.

O CEO da empresa, Sam Altman, anunciou as novidades em uma conferência com investidores, e inclusive antecipou a ideia de construir uma plataforma que venda APIs para terceiros, permitindo criar aplicativos embarcados com a tecnologia do ChatGPT. Apoiada pela Microsoft, a OpenAI está trabalhando diretamente com clientes do meio corporativo para treinar o ChatGPT, o que já tem reduzido incidentes de respostas incorretas.

Entre as empresas que fecharam parceria com a OpenAI está a gigante Coca-Cola, que está utilizando o ChatGPT e a DALL-E, outra ferramenta da OpenAI, para gerenciar anúncios, imagens e criar mensagens personalizadas.

Além disso, os usuários individuais também terão mais controle sobre como a IA funciona na próxima atualização do chatbot, anunciada em fevereiro. “Lançaremos mais coisas em breve que darão aos usuários controle adicional sobre o sistema para se comportar desta ou daquela maneira”, disse Altman.

Desde o lançamento em novembro, a popularidade do ChatGPT explodiu, com mais de 1 bilhão de visitas na página do chatbot, e a OpenAI oferece uma assinatura do ChatGPT em que usuários podem pagar US$ 20 mensais por serviços mais confiáveis.

Em resumo, a OpenAI está investindo em melhorias contínuas para o ChatGPT, visando oferecer uma experiência ainda mais precisa e personalizada aos usuários, além de expandir o uso da tecnologia em empresas e em outras aplicações. Essas melhorias devem colocar o ChatGPT em destaque como uma das principais opções de chatbot no mercado.

Renault e Jiangling Motors Electric: Desenvolvendo o primeiro carro elétrico com baterias de íons de sódio


As baterias de íons de lítio têm sido a escolha preferida para os carros elétricos nos últimos anos. No entanto, elas têm suas limitações, como o alto custo de produção e tempo de recarga. Por isso, a Renault, em parceria com a chinesa Jiangling Motors Electric, está se preparando para lançar o primeiro carro elétrico equipado com baterias de íons de sódio. O modelo, chamado de EV3, promete reduzir significativamente os custos de produção e oferecer tempos de recarga mais rápidos.

A Farasis Energy, parceira da Renault, está convertendo suas linhas de produção de baterias de íons de lítio para as de íons de sódio. Isso permitirá que a empresa atenda à demanda da Jiangling Motors e da Renault para equipar o EV3. O início da produção em massa está previsto para 30 de junho.

Além da Renault, outras montadoras, como Volkswagen, JAC Motors e BYD, estão trabalhando no desenvolvimento de baterias de íons de sódio para reduzir os custos de fabricação de carros elétricos. A JAC, por exemplo, está planejando equipar um compacto da Sehol com as baterias desenvolvidas pela Hina Battery. Na Suécia e nos Estados Unidos, também existem projetos em andamento para massificar a produção de baterias de íons de sódio para carros elétricos por meio da Altris e da Natron Energy, respectivamente.

As baterias de íons de sódio têm o potencial de revolucionar o mercado de carros elétricos. Elas são mais baratas de produzir do que as de íons de lítio e oferecem tempos de recarga mais rápidos. Isso pode tornar os carros elétricos mais acessíveis e atraentes para o consumidor final.

Além disso, as baterias de íons de sódio são mais seguras do que as de íons de lítio, pois são menos propensas a superaquecer e explodir. Isso torna os carros elétricos mais seguros e confiáveis para os motoristas e passageiros.

A Renault e a Jiangling Motors Electric estão liderando o caminho no desenvolvimento de baterias de íons de sódio para carros elétricos. Outras montadoras também estão investindo nessa tecnologia, o que indica que ela tem um grande potencial para revolucionar o mercado de carros elétricos nos próximos anos. Os consumidores podem esperar carros elétricos mais baratos, com tempos de recarga mais rápidos e mais seguros graças às baterias de íons de sódio.

Renault Austral: O Vencedor do Prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal 2023


O Renault Austral foi distinguido como o vencedor do Prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal de 2023 em Portugal. O SUV da Renault superou outros seis finalistas, incluindo o Peugeot 308, vencedor do ano passado, para conquistar o cobiçado prémio. A distinção também marcou o retorno da Renault à vitória após 20 anos de intervalo desde a sua última vitória com o Renault Mégane em 2003.

O Austral é o mais recente lançamento da Renault e vem com opções híbridas, tornando-o uma escolha popular para quem procura um carro eficiente e ecológico. O modelo vem com duas opções de motor híbrido - um bloco E-Tech Hybrid e um motor 1.3 TCe mild-hybrid 12V - e é uma escolha ideal para quem quer minimizar a sua pegada de carbono.

A versão híbrida de 48V do Austral é capaz de produzir duas potências diferentes, uma de 197 cv e outra de 158 cv, e é alimentada por um motor a gasolina de três cilindros turbo de 1,2 litros e um motor elétrico de 67 cv. A bateria é pequena, com apenas 1,7 kWh, mas é suficiente para permitir que o carro viaje até 80% do tempo em modo elétrico, tornando-o perfeito para a condução urbana.

A opção híbrida mais 'leve' também tem duas variantes e ambas utilizam um motor a gasolina turbo de quatro cilindros de 1,3 litros, com 138 e 158 cv de potência. Ambas as opções vêm com uma caixa automática de sete velocidades e são perfeitas para quem procura um carro com um desempenho potente e eficiente.

A distinção do Austral como o vencedor do Prémio Carro do Ano/Troféu Volante de Cristal de 2023 é uma prova da qualidade do carro da Renault e do seu compromisso com a eficiência e a sustentabilidade. A vitória também é um testemunho da forte competição na indústria automotiva e do desejo dos consumidores por carros mais ecológicos e eficientes.

A vitória do Renault Austral é uma conquista significativa para a marca e um reconhecimento do seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade. Com opções híbridas eficientes e uma série de outras características de destaque, o Austral é uma escolha ideal para quem procura um carro moderno, potente e amigo do ambiente.

quinta-feira, 9 de março de 2023

WhatsApp testa nova funcionalidade para definir data de validade de grupos de conversa

O WhatsApp é uma das apps de mensagens mais populares do mundo, usada por milhões de pessoas para comunicar com amigos e familiares. Embora muitos grupos sejam criados com o objetivo de manter uma conversa constante entre amigos e familiares, a maioria dos grupos é criada para organizar um evento específico.

Infelizmente, muitos desses grupos permanecem ativos mesmo depois de terem cumprido seu objetivo original. No entanto, uma nova funcionalidade em teste pode ajudar a resolver esse problema. Segundo o site WABetaInfo, o WhatsApp está a testar uma funcionalidade que permitirá aos utilizadores definir uma data de validade para grupos de conversa.

A nova funcionalidade foi avistada na versão beta mais recente do WhatsApp para sistemas iOS. Os utilizadores poderão definir uma data específica, um dia ou uma semana para abandonar o grupo. A data de validade será específica para cada utilizador, pelo que a conversa não será apagada para todos os participantes do grupo.

Embora a funcionalidade ainda esteja em teste, é provável que seja lançada oficialmente na versão final do WhatsApp em breve. Com esta nova funcionalidade, os utilizadores poderão evitar grupos "moribundos" que continuam ativos sem motivo, melhorando assim a organização e eficiência na comunicação.

No entanto, a nova funcionalidade também pode ser vista como uma forma de aumentar a privacidade dos utilizadores. Ao definir uma data de validade para um grupo de conversa, os utilizadores podem evitar que a sua informação pessoal seja partilhada com pessoas que não são mais relevantes para o seu grupo.

Em resumo, a nova funcionalidade do WhatsApp permitirá aos utilizadores definir uma data de validade para grupos de conversa, melhorando assim a eficiência da comunicação e a privacidade dos utilizadores. Embora ainda esteja em teste, é provável que seja lançada oficialmente em breve.