A hipertensão arterial é uma condição médica comum, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Quando a pressão arterial é elevada, o risco de problemas de saúde graves, como doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e insuficiência renal, aumenta significativamente. Embora existam medicamentos disponíveis para tratar a pressão arterial elevada, muitas pessoas preferem opções de tratamento não medicamentosas.
Felizmente, um grupo de pesquisadores brasileiros descobriu que o treinamento de força pode consistentemente diminuir a pressão arterial. Os resultados deste estudo são importantes, pois confirmam as recomendações da American Heart Association.
O estudo recente, publicado na Scientific Reports, analisou dados de 14 estudos com 253 participantes. A idade média dos participantes era um pouco mais de 59 anos e, na maioria dos estudos, os participantes já estavam usando medicamentos para tratar sua hipertensão. A análise dos dados mostrou que o treinamento de força pode reduzir a hipertensão em uma ampla faixa etária, com as maiores mudanças ocorrendo em pessoas entre 18 e 50 anos.
Os pesquisadores descobriram que o plano mais eficaz para os participantes do estudo foi quando eles treinaram duas vezes por semana durante pelo menos oito semanas. Eles também descobriram que os efeitos do treinamento de força podem levar mais tempo para aparecer. Os efeitos positivos do treinamento de força apareceram mais tarde do que quando o foco estava em exercícios aeróbicos. Isso levou à conclusão de que mais trabalho deve ser feito para descobrir por que o treinamento de força reduz a pressão arterial em um nível molecular.
Embora o treinamento de força seja conhecido como uma opção de tratamento para pessoas com pressão alta, ainda há muitas pessoas no campo que podem não estar cientes de seus benefícios, muitas vezes devido a conselhos anteriores dados a profissionais. Os novos resultados estão alinhados com as recomendações atuais da American Heart Association.
Os especialistas consultados para o artigo recomendam conversar com um profissional médico antes de começar o treinamento de força como uma intervenção para a pressão alta. Eles também destacam a importância de ter um plano individualizado de treinamento de força que leve em consideração os riscos de saúde e as capacidades físicas de cada pessoa. Os especialistas também reconhecem que o treinamento de força pode não estar disponível para todos, seja por riscos de saúde ou inacessibilidade financeira ou geográfica. Eles sugerem que governos e instituições devem trabalhar para tornar o exercício físico mais acessível a todos.
O treinamento de força é uma opção de tratamento eficaz para a hipertensão arterial. Embora mais pesquisas precisem ser feitas para entender completamente os mecanismos moleculares por trás de sua eficácia, as descobertas atuais são promissoras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe o seu comentário