terça-feira, 11 de maio de 2010

8 mitos das dietas



A Ana Mendes publicou no Mulher Portuguesa um artigo interessante que desmitifica alguns mitos sobre as dietas.
Confira os 8 mitos das dietas:



Estar em Jejum - A ideia de que se devem saltar refeições – pequeno-almoço, almoço e jantar- é completamente errada! Pelo contrário. Deve-se evitar períodos longos de jejum e fraccionar a alimentação ao longo do dia.

Ser vegetariano - O mito de que comer só vegetais é mais saudável também é ERRADO. Neste tipo de cozinha são frequentemente apresentadas confecções como fritos, guisados ou molhos adicionados como soja ou natas, aumentando o valor calórico e lipídico.

Iogurtes - Os iogurtes magros são melhores e não engordam: Errado! Os iogurtes magros chegam a ter cerca de 13 gramas de açúcar.

Sumos naturais - Os sumos naturais são frequentemente mencionados como sendo uma bebida saudável e que «não engorda». Mas um sumo natural tem mais calorias que a fruta e perde bastante ao nível da ingestão de fibras.

Fruta - Deve-se ingerir grandes quantidades de fruta e substituir as refeições por fruta. Errado! A fruta também tem açúcar (frutose) e não se devem fazer refeições só de fruta.

Azeite - O azeite é uma gordura saudável. Podemos abusar. Não!!! O azeite é uma gordura saudável sim mas deve-se ingerir em quantidades moderadas.

Saladas - Se comermos sempre saladas não engordamos. A verdade é que as saladas de hoje são altamente calóricas e carregadas de molhos como maionese, pastas de delícias do mar ou atum, frutos secos, etc.

O pão engorda - O problema do pão é apenas o seu consumo à hora da refeição, com manteiga à mistura, azeitonas e entradas (presunto, queijos, etc...). Deve-se comer pão sim. Mas cuidado com o sal. Tendencialmente é preferível consumir pão escuro – ao pequeno-almoço e ao lanche. Não devemos acrescentar pão à refeição.

O melhor que pode fazer é ter uma vida activamente saudável: Faça exercícios, beba muita água (1,5 Litros por dia ) e verá que o seu corpo responderá aos estímulos que lhe são dados!

Créditos:
Texto e foto: Ana Mendes/Mulher Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário