terça-feira, 1 de setembro de 2009

Luzes dos minimos acesas ao abrir as portas



Deixo aqui uma dica para quem pretende que ao abrir a porta do carro acenda de imediato as luzes de mínimo, tal como acontece em alguns automóveis recentes.

Material necessário:
1 Relê de 4 ligações (30, 85, 86, 87) a venda em qualquer hipermercado
Fio condutor e terminais de ligação
Lâmpada de experiência/ busca pólos ou multímetro
Fita isoladora
Ferro de soldar (opcional)
E tempo disponível

Depois de termos todo o material necessário, vamos lá deitar mãos a obra.

Como é óbvio não vou frisar o que necessitam desmontar, plásticos, protecções, etc.
Vamos começar pelo sinal de "massa" vindo do interruptor da porta, temos 2 hipóteses de o obter, directamente do interruptor da porta ou indo ao "Plafonier".
No meu caso optei por obter o sinal directamente do interruptor da porta, existem alguns tipos diferentes de interruptores, uns que ligam apenas um fio, outros que ligam dois e outros que ligam 3, se existe com mais desconheço.

Como obtenho então o sinal desejado?


Quando temos um interruptor de apenas um fio, esse é fácil, e nesse fio que vamos trabalhar.
Quando temos um interruptor de 2 ou 3 fios, usando o busca pólos ou o multímetro vamos identificar qual dos fios que têm "massa" com a porta aberta e deixa de a ter com a porta fechada, e será nesse que vamos trabalhar.

E agora o que faço?


Depois de identificar-mos o nosso sinal de "massa", vamos descascar um pouco da camisa protectora do fio e vamos adicionar uma outra ponta com o tamanho necessário até ao local onde vamos aplicar o relé, vamos ter cuidado para não danificar o fio original.
É óbvio que podemos cortar o fio original e fazer a ligação nesta caso seria das 3 pontas de fio mas, se podermos evitar sempre fica melhor .
Depois da ligação feita podemos usar um pouco de solda de estanho para termos melhor garantias da ligação e isolamos com fita.

Ok e agora?


Agora vamos procurar o sinal de saída para os mínimos.

Como o procuro?


É fácil, vamos a caixa dos fusíveis e identificamos o(s) fusível(s) dos mínimos, atenção que pode haver mais do que um fusível, no meu caso existe 3, um para o lado direito, outro para o lado esquerdo e outro para as luzes de matricula, depois de sabermos qual o(s) fusível (s) vamos fazer o mesmo que fizemos anteriormente, vamos descascar um pouco da camisa protectora do fio e vamos adicionar uma outra ponta com o tamanho necessário até ao local onde vamos aplicar o relé, vamos ter cuidado para não danificar o fio original.

Posso obter o sinal noutro local?


Sim é possível, de preferência com o esquema eléctrico por perto, no meu caso foi buscar o sinal directamente ao interruptor das luzes, sabendo qual os fios é fácil, não tendo o esquema eléctrico também é possível, já por isso temos o busca pólos por perto.

Já temos dois fios ainda faltam mais dois?


É isso mesmo, ainda faltam mais dois fios para o relé.

Onde vou buscar essas ligações?


Esse são os mais fáceis de obter, apenas temos de procurar por um fio que tenha corrente directa.
Podemos obter esse sinal directamente da bateria, caixa de fusíveis, radio, interruptor das luzes, etc.
Eu optei pelo interruptor das luzes uma vez que já estava desmontado.
Depois de termos seleccionado o respectivo fio de corrente directa, fazemos o mesmo que já fizemos anteriormente, vamos descascar um pouco da camisa protectora do fio e vamos adicionar uma outra ponta com o tamanho necessário até ao local onde vamos aplicar o relé, vamos ter cuidado para não danificar o fio original.
Neste fio, uns centímetros antes da ponta (ponta que vai ligar ao Relé) vamos descascar cerca de um centímetro da camisa protectora do fio e vamos dobrar essa parte de forma a poder-mos cravar um terminal nesse local e outro na ponta, isso mesmo que está a pensar, esse fio vai ter dois terminais.

E agora que já tenho os quatro terminais como os ligo?


Essa é a parte mais fácil, no relé temos quatro terminais numerados, que são o 30, 85, 86 e 87,
Ligamos os terminais do ultimo fio que falamos, o da corrente directa que têm dois terminais na extremidade, um vamos ligar ao 30 e outro 85.
Ligamos o terminal do fio que adicionamos ao circuito dos mínimos ao terminal 87
E finalmente ligamos o terminal do primeiro fio que falamos, que foi do sinal do interruptor das portas ao terminal 86

Agora antes de montar tudo é testar o resultado, se segui direitinho todos os passos, cada vez que abrir as portas terá os mínimos acesos e desligaram quando fechar.

É uma operação que sendo feita pelo próprio fica barata, um relé destes não custa mais de 4€ em qualquer hipermercado, é fácil e barato.
Se porventura me esqueci de algum pormenor, irei adiciona-lo ao post.

Fonte: http://coisasinteressantesdanet.blogspot.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário