domingo, 23 de outubro de 2016

Soro fisiológico: 4 formas de utilização milagrosas

Não é unânime a data em que surgiu o soro fisiológico. O que é dito é que este produto começou a massificar a sua utilização por volta do século XIX, na altura da pandemia de cólera da Europa.  
O soro fisiológico era então utilizado por meio intravenoso para restabelecer a densidade e cor do sangue dos pacientes, oxigenando-o. Foi exatamente aí que surgiu a fórmula que ainda hoje é utilizada no soro: em cada 100ml de água, dissolver 0,9gr de sal.
As utilizações e benefícios do soro fisiológico são muitas, mas, em todo o caso, deve sempre consultar o seu médico antes de fazer uma utilização generalizada do mesmo. Apesar de não necessitar de receita médica, estamos sempre a falar de um produto quase equiparado a medicamento.


4 FORMAS DE UTILIZAR O SORO FISIOLÓGICO


1. LIMPEZA DAS CAVIDADES NASAIS

O soro fisiológico é excelente para desobstruir o canal nasal e para manter o nariz limpo de secreções e impurezas. É um excelente aliado na prevenção de constipações e gripes, pelo que deve apostar numa limpeza periódica do seu nariz.

2. HIGIENE E LUBRIFICAÇÃO OCULAR

O soro fisiológico é um grande aliado da higienização dos nossos olhos ou até mesmo da sua lubrificação.
Nos dias em que sentir os olhos mais secos e mais cansados, coloque umas gotas de soro fisiológico entre as pálpebras e vai notar de imediato os efeitos positivos. Este produto pode substituir um pouco a função das lágrimas naturais ou artificiais.
Além disso, para quem utiliza lentes de contacto, o soro pode ajudar em casos de emergência: imagine que uma lente lhe sai na rua e não tem consigo o líquido das lentes. Traga sempre consigo unidoses de soro para conseguir rapidamente lavar a lente de contacto e voltar a colocá-la no olho.

3. COMO ÁGUA TERMAL

Aproveite um borrifador para colocar uma quantidade generosa de soro fisiológico e assim, durante o dia, ir borrifando a cara para se refrescar e hidratar, sobretudo nos dias de maior calor.

4. DESINFETANTE DE FERIDAS

O soro fisiológico é excelente para limpar pequenas feridas que nós e os nossos pequeninos fazem no dia a dia. Aplique uma quantidade generosa de soro fisiológico na zona afetada para posteriormente proceder à desinfeção.

ONDE COMPRAR

Pode comprar embalagens mini dose ou um frasco grande. Uma embalagem de 30 mini doses pode ser adquirido por cerca de 6€ e uma embalagem de 500ml cerca de 2,5€. O soro fisiológico está disponível em farmácias, lojas de bem estar ou até mesmo nos supermercados de maior dimensão!
Fonte:http://www.e-konomista.pt/

6 coisas que não deve guardar na casa de banho

A maioria das pessoas desconhece que há coisas que não deve guardar na casa de banho, apesar de considerá-la um local onde a higiene está acima de tudo. De facto, é aí que tratamos da nossa higiene, que eliminamos sujidades e onde promovemos a nossa saúde, mas - precisamente por razões de higiene - há 6 coisas que devemos banir da casa de banho.


COISAS PARA BANIR DA SUA CASA DE BANHO JÁ!


MAQUILHAGEM

É verdade que a maioria das pessoas se maquilha na casa de banho, logo é esse o espaço eleito para guardar esses produtos. Porém, também é sabido que os produtos de maquilhagem devem ser mantidos a uma temperatura ambiente e isso é muito difícil de conseguir numa casa de banho. Aí pode haver temperaturas elevadas (com muito vapor), quando alguém está a tomar banho, ou temperaturas mais frescas, quando ninguém a está a utilizar - estas variações não são benéficas para os seus produtos caros de maquilhagem. Talvez a solução passe mesmo por adquirir um toucador para o seu quarto ou, porque não, guardar alguns dos seus produtos de maquilhagem no frigorífico



MEDICAMENTOS

Precisamente pelas mesmas razões, os medicamentos não devem ser guardados na casa de banho. As variações de temperatura e a humidade podem alterar as características dos princípios ativos, logo a sua eficácia. Não esquecer: os medicamentos devem sempre ser guardados em locais frescos e secos.



EQUIPAMENTOS ELETRÓNICOS

Os equipamentos eletrónicos que não sejam à prova de água não devem estar na casa de banho, pois ficam mais vulneráveis a avarias. Assim, fazem obrigatoriamente parte da lista de coisas que não deve guardar na casa de banho. Se gosta de ouvir música durante o banho, opte por aparelhos que existem no mercado, à prova de água, próprios para estes ambientes.



LÂMINAS DE BARBEAR

As lâminas extra, que ainda não começou a usar, também ficam em risco de se estragar se guardadas num local onde há humidade e vapor. Aliás, a lâmina que tem a uso deve ser limpa e seca após cada utilização para que a sua vida útil seja optimizada. Se quiser mesmo deixá-las na casa de banho, opte por guardá-las dentro de um saco plástico bem fechado.
 


JOIAS E BIJUTERIA

Muitas vezes retiramos os nossos acessórios e deixamo-los na casa de banho. Dependendo do material de que são feitos, este hábito pode ser extremamente prejudicial para as nossas joias preferidas. A humidade acelerará o processo de oxidação, levando-as a escurecer e perder o seu brilho original. As jóias devem ser ficar em locais secos.



ATOALHADOS

A humidade e o calor são propícios para o desenvolvimento de bactérias, ainda mais nas fibras das toalhas guardadas na casa de banho. Mesmo as tolhas que estão a uso correm esse risco e por isso mesmo se aconselha a arejar bem a casa de banho, sempre que possível, usando, por exemplo, o ventilador.

Talvez alguns destes hábitos sejam difíceis de alterar, mas se pensarmos nas suas consequências, depressa nos apercebemos que há, de facto, coisas que não deve guardar na casa de banho - para nosso bem.

Fonte:http://www.e-konomista.pt/a

7 bons motivos para beber chá

Previnem doenças do coração e alergias, afastam a insónia e fortalecem o corpo. Hoje, só tem de escolher a planta de eleição e desfrutar dos benefícios do chá. 
Adorado por uns, ignorado por outros. Seja ou não uma tradição na sua casa, a verdade é que o chá é mais do que um ritual. A bebida traz inúmeros benefícios para a saúde e põe o corpo, literalmente, a funcionar. Conheça 7 bons motivos para beber chá nas épocas mais frias do ano.  No outono e no inverno, tire partido dos seus super poderes.
 


O QUE FAZ DO CHÁ UMA BEBIDA PODEROSA? 

Quando as temperaturas caem, o prazer do chá torna-se numa atração, e ainda bem. Mas sabe por que beber chá é mais do que um momento de prazer? Ele pode aquecer o corpo, fazer relaxar ajudar a emagrecer, reduzir os níveis do mau colesterol, prevenir doenças cardiovasculares e diabetes, e até afastar o cancro. 
 


VEJA 7 MOTIVOS PARA INCLUIR O CHÁ NA SUA ROTINA:


1. O CHÁ EMAGRECE E FACILITA A DIGESTÃO

Alguns chás têm o poder de aumentar a queima de calorias, regulando assim a redução de gorduras. Isto acontece porque os flavonoides presentes na bebida têm a capacidade de acelerar o metabolismo e evitar que o organismo crie depósitos de gordura. Um bom exemplo de chá com estas propriedades é o chá verde, que também é conhecido pelos seus benefícios detox. Por sua vez, o chá de hortelã vai promover a melhoria no processo de digestão, aliviando assim problemas relacionados ao estômago e ao intestino.
 


2. O CHÁ PODE PREVENIR DOENÇAS

Os polifenóis presentes no chá verde são uma excelente arma antioxidante. Eles ajudam a combater doenças do coração, artrite e diabetes, para além de prevenir algumas formas de cancro. A bebida atua ainda no controlo do peso, ajuda a manter a densidade óssea e tem função de proteção hepática. 
 


3. ALIVIA O CANSAÇO E AS DORES DE CABEÇA

As mudanças bruscas de temperatura e o tempo mais frio fazem com que o corpo se ressinta e apresente incómodos. Para aliviar os sintomas de gripe e alergias, as dores de cabeça e a falta de disposição, experimente um chá de alecrim com limão. A bebida vai fortalecer o sistema imunológico e ajudar o organismo a preparar-se para as estações mais frias do ano. O chá de alecrim com limão é ainda um poderoso anti-inflamatório, característica que ajuda a dizer adeus às dores de cabeça.  
 


4. O CHÁ É AMIGO DA BELEZA

Sabia que o chá também pode ter efeito estético? Algumas receitas ajudam a reduzir o inchaço, decompor a gordura e inibir o apetite. Experimente beber chá verde com amora, que aumenta o metabolismo e facilita a diminuição da gordura abdominal.

Ingredientes: 1 colher (de chá) de folhas secas de chá verde e a mesma medida de folhas secas de amora. 
Preparação: adicione 150ml de água a ferver a uma chávena de chá com as folhas. Deixe repousa por 10 minutos e coe antes de beber. 
 


5. O CHÁ PODE RELAXAR

Para os fãs de café, uma dica é substituir a bebida de forma gradual, e nada mais indicado do que uma chávena de chá. A bebida também contém cafeína, porém, em menor concentração, o que faz com que o chá seja menos estimulante. Se procura pelos efeitos sedativos e calmantes da bebida, aposte no chá de camomila, por exemplo. A erva reduz o stress e a ansiedade, e tem ação diurética, anti-alérgica, analgésica, anti-inflamatória, antidiarreica e anti-espasmódica. 

Dica do E-konomista: beba o chá à noite, antes de ir para a cama.   
 


6. O CHÁ AFASTA A INSÓNIA

Se sofre de insónias, vai gostar de saber que uma infusão de raiz Valeriana pode ajudá-lo a dormir melhor. Um estudo alemão apontou que é possível substituir medicamentos para a ansiedade pelo chá de valeriana e obter grandes resultados.  
 


7. O CHÁ PODE ALIVIAR OS SINTOMAS DAS ALERGIAS 

Sim, é verdade. Para quem sofre de alergias a dica é consumir uma infusão de folhas de urtiga. Este benefício foi comprovado através do estudo ainda antes de as ter se beber infusão de Folha de Urtiga. Um estudo realizado pelo centro de medicina da Universidade de Nova York reuniu 69 voluntários e concluiu a veracidade do poder da urtiga sobre as alergias.
 


CONHEÇAS AS PRINCIPAIS PROPRIEDADES DE ALGUNS CHÁS

  • Chá verde: os polifenóis auxiliam na redução do colesterol mau. A bebida é uma excelente fonte natural de antioxidantes. 
  • Chá preto: as características deste chá são semelhantes às do chá verde, porém, o chá preto apresenta uma alta concentração de cafeína. O ideal é não beber a partir das 18h.
  • Alecrim, agrião ou camomila: estimulam o apetite à medida que têm efeito digestivo.
  • Hortelã, boldo, alface e melissa: são conhecidos pelas suas propriedades calmantes.

Fonte:http://www.e-konomista.pt/a

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata? Não é bem assim

A laranja à noite afinal ajuda a adormecer, os cereais são desnecessários numa alimentação saudável e os antioxidantes são prejudiciais para os desportistas, revelam especialistas em nutrição que no sábado se reúnem em Lisboa para desmistificar conceitos alimentares errados.

O 3.º Congresso Europeu de Nutrição Funcional vai reunir os “maiores especialistas do mundo em nutrição funcional” para partilhar conhecimentos e alertar para cruciais questões de saúde.
A “nutrição funcional” - considerada a nutrição do século XXI – foca-se na deteção e correção dos desequilíbrios nutricionais de cada pessoa, vendo-a como única, mas tendo em conta que o seu organismo é um todo, consistindo numa abordagem preventiva e de tratamento de problemas crónicos de saúde através da deteção e correção de desequilíbrios bioquímicos que geram as próprias doenças, explicou à Lusa o investigador português Pedro Bastos, responsável pela organização do congresso.
Em debate vão estar vários temas alimentares, destacando-se alguns que contrariam ideias enraizadas na sociedade, como é o caso do painel subordinado ao tema “afinal devemos comer laranja ao deitar, entre outros alimentos amigos do sono” que deita por terra o provérbio “laranja de manhã é ouro, à tarde é prata e à noite mata”.
Pedro Bastos explica que, resultando de observações casuais e de informações transmitidas de forma oral, os provérbios populares não foram sujeitos a análise rigorosa e científica, o que resulta por vezes em incorreções, como será o caso deste.
“No que diz respeito ao sono, um estudo publicado em 2013 no Journal of Pineal Research demonstrou que a ingestão de laranja aumenta as concentrações de Melatonina, a principal hormona responsável pelo sono”, acrescentou.
Ainda no que respeita a crenças alimentares, os cereais surgem na base da pirâmide alimentar e são tidos como fundamentais na alimentação, por serem o “combustível” do organismo, estando presentes em quase todas as refeições e em snacks nos intervalos.
Nada mais errado, na verdade, os cereais são absolutamente desnecessários, pois “do ponto de vista puramente nutricional, não existe nada nos cereais que os torne essenciais, pois todos os nutrientes existentes nos mesmos estão presentes em outros alimentos, incluindo fibra, vitaminas e minerais”, sendo que o seu teor em vitaminas e minerais é reduzido e a biodisponibilidade (quanto de facto absorvemos e aproveitamos) dos mesmos é baixa, esclareceu o especialista.
Em termos nutricionais, uma alimentação saudável deve recolher os hidratos de carbono das hortaliças (que simultaneamente têm oito vezes mais fibras do que os cereais), frutas (duas vezes mais fibras) e tubérculos.
As consequências de uma alimentação fortemente baseada em cereais, sobretudo os refinados, são risco acrescido de diabetes tipo II, de doença cardiovascular, de progressão de alguns tipos de cancro (mama, próstata e cólon) e de algumas doenças inflamatórias e metabólicas, afirmou Pedro Bastos.
Outra “surpresa” deste congresso é que os “suplementos antioxidantes diminuem a eficácia do exercício físico”, ou seja, a prática de exercício físico “induz adaptações que melhoram a nossa saúde e resistência a diversas patologias”.
“Uma dessas adaptações consiste na produção endógena de proteínas antioxidantes, que nos vão 'proteger' não apenas de futuras sessões de exercício, como de vários outras agressões às quais somos expostos (como tabaco e poluição)”, acrescenta o investigador.
O que acontece é que o recurso a suplementos antioxidantes vai diminuir a produção de antioxidantes endógenos e outras adaptações que melhoram a saúde e o rendimento desportivo, explicou, aconselhando antes a ingestão de “quantidades fisiológicas de vitamina C e E através de fruta, hortaliças e oleaginosas”, para garantir “um aporte adequado dos nutrientes necessários para a produção e ação dos antioxidantes que nós próprios produzimos”.
Além do sono, do exercício físico e da composição corporal, este ano o congresso vai também destacar a importância da nutrição funcional na gravidez e em complicações na infância, como a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção, dando enfoque aos “temas mais relevantes para a sociedade atual: inflamação, intestino e longevidade”.
Fonte:http://24.sapo.pt/a