domingo, 31 de janeiro de 2016

6 mitos sobre o cabelo

Existem uma série de preconceitos sobre o cabelo. Alguns correspondem à verdade, enquanto outros não passam de meras fantasia.
revista Elle desmistificou alguns desses mitos:
1. Deve lavar o cabelo todos os dias
Se tem por hábito lavar o seu cabelo diariamente, é melhor parar imediatamente. “Ao lavar o cabelo diariamente, está a remover os seus óleos naturais e as suas proteínas, tornando-o mais seco”, explica o criador da marca de produtos de beleza Rahua, Fabian Lliguin.
O ideal é lavá-lo duas vezes por semana.
2. O stress deixa o seu cabelo mais grisalho
Uma frase que quase se tornou ditado popular, mas pode ter algum fundamento. A Escola de Medicina da Universidade de Nova Iorque publicou um estudo que prova que as hormonas de stress podem contribuir para o aparecimento do cabelo grisalho graças ao complicado sistema das células estaminais. O único senão é que o estudo foi feito em ratos e pode haver outros factores a contribuír como a genética oudoenças.
3. Se retirar um fio de cabelo branco, crescem outros dois
Outro clássico relacionado com cabelos… mas que não é verdade. “Cada folículo capilar só consegue produzir um fio de cabelo, independentemente da sua cor”, refere Lliguin. Mas puxar um fio de cabelo não é uma boa ideia: ao arrancar cabelos sempre no mesmo sítio pode causar peladas.
4. Prender o cabelo muitas vezes pode provocar queda de cabelo
Quem é que não gosta de usar rabo-de-cavalo ou fazer uma trança? Pode continuar a fazê-lo desde que não seja regularmente. A Academia Americana de Dermatologia aconselhou a não usar de uma forma contínua tranças, rabos-de-cavalo e extensões, uma vez que podem causar tensão capilar e, consequentemente, ‘fracturar’ o cabelo.
5. Pode ficar doente se sair à rua, quando está frio, com o cabelo molhado
Da próxima vez que estiver doente e se martirizar por não ter secado o cabelo antes de sair de casa, lembre-se disto: “as gripes são causadas por bactérias e vírus. Não vai ficar doente por estar na rua, ao frio, com o cabelo molhado”, garante o médico James Choi.
6. Não pode pintar o cabelo quando está grávida
Pode ficar descansada, não vai ter de deixar de fazer madeixas ou de pintar o cabelo quando estiver grávida. A médica e especialista Cynthia Gyamfi-Bannerman garante que é seguro pintar o cabelo mas têm de ser tintas recentes, uma vez que as mais antigas contêm formaldeído. Ainda que este produto químico seja pouco comum nas tintas, é melhor evitá-lo.
Se pintar o cabelo em casa, a especialista aconselha a fazê-lo com luvas, numa área ventilada. Fonte:http://www.sol.pt/

sábado, 30 de janeiro de 2016

9 dicas para se tornar pontual

Há pessoas que chegam a horas a todo o lado, outras pedem sempre “mais cinco minutos”.
Para evitar ter que pedir desculpa sempre que marca um encontro e chega atrasado, a revista TIME fez uma lista de 9 dicas que o podem ajudar a ser mais pontual.
1.    Levantar ‘à primeira’: Esqueça o snooze (o botão que adia o alarme). Quando o alarme toca, é para levantar logo. Dianne Gottsman, uma ‘expert’ em etiqueta e dona da Protocol School of Texas, dá uma sugestão para acabar com este péssimo hábito: Coloque o despertador fora do seu alcance – assim é obrigado a sair da cama para o desligar.
2.    Planeie o pequeno-almoço… ao jantar: Todos temos pressa de manhã e, como não temos nada organizado, o pequeno-almoço faz com que nos atrasemos ainda mais. Gottsman recomenda que se faça um planeamento da manhã na noite anterior: o pequeno-almoço, a indumentária, tudo o que precisa de tratar mal se levanta.
3.     Terminar as tarefas a tempo: As pessoas que se costumam atrasar têm tendência para passarem de uma tarefa para a outra sem terminarem a primeira, explica Julie Morgenstern, autora de Time Management from the Inside Out. Para além de planear o dia, as pessoas pontuais têm consciência do tempo e gerem bem o que têm para fazer. Assim, o melhor é perguntar a si mesmo: “Quanto tempo vou demorar a fazer isto” e agendar o resto das coisas para depois desse tempo previsto.
4.    Reconheça padrões… e corrija-os: Por exemplo, se passa a vida a voltar a casa para ir buscar o carregador do telemóvel, deixe um no local de trabalho. Se nunca encontra as chaves de casa, arranje um sítio específico para as deixar todos os dias. “É preciso conhecer bem as suas idiossincrasias “ para se tornar pontual, explica Gottsman.
5.    Ter noção da parte psicológica: Não é bom ter sempre itens por preencher na ‘lista de coisas a fazer’. As pessoas que chegam sempre atrasadas têm medo de esperar pelo outro ou de ficarem sozinhas, sem nada que as ocupe, diz Morgenstern. Estão inconscientemente a tentar estar sempre atarefadas para não sentirem um vazio. Morgenstern diz que é preciso saber lidar com isso – quando sentir que fez tudo a tempo e que agora não tem nada para fazer, nem com quem falar, dedique-se a tarefas mais simples, como pôr os e-mails em dia ou ler um livro.
6.    ‘Só mais uma coisa’: Esqueça esta expressão. Não tente fazer ‘só mais uma coisa’ antes de sair do trabalho ou de pegar no carro para ir jantar com os amigos. Este impulso pode fazer com que perca muito mais tempo do que está à espera. “Comece a tentar perceber quando se trata de um impulso ou não”, sugere Morgenstern.
7.    Arranje uns intervalos: As pessoas que têm sempre tempo para fazer tudo tiram sempre uns intervalos para ‘respirar’. Se andar sempre a correr de um lado para o outro sem parar vai acabar por se cansar, acumular tarefas e não cumprir o horário que estipulou. Morgenstern aconselhe a fazer um pausa de manhã e outra à tarde para relaxar um pouco e organizar-se.
8.    Comece a ‘medir o tempo’: Morgenstern aconselha a tentar planear três dias seguidos, estando atento ao tempo que passa no trânsito, no elevador, a sair de casa, a fazer tudo. Pode custar ao início, mas depois torna-se um hábito que o vai ajudar muito.
9.    Conhecer bem os níveis de energia: As pessoas pontuais sabem em que altura do dia é que podem fazer certas tarefas, de acordo com a quantidade de energia que possuem. Comece a perceber qual a altura me que está mais cansado para fazer certas coisas. Se estiver exausto, é provável que se atrase a fazer o que se propôs a realizar. Deixe os trabalhos mais simples para as alturas em que está mais cansado e aproveite os ‘picos’ de energia para se dedicar às tarefas mais difíceis.Fonte:http://www.sol.pt/

5 qualidades que distinguem os verdadeiros dos falsos amigos

Existem várias pessoas que consideramos amigos. No entanto, com o passar do tempo, apercebemo-nos que afinal não são tão leais quanto esperaríamos…
Existem certas qualidades num verdadeiro amigo que não devem ser ignoradas. Aqui ficam os cinco pontos essenciais – existem muitos mais, mas estes sim são imprescindíveis – que distinguem um amigo autêntico de um enganador.
1.    Ri-se connosco e de nós: Um verdadeiro amigo sabe partilhar connosco os momentos de alegria. Não tenta ofuscar o centro das atenções e é genuíno na forma como fica contente pelo seu companheiro. De tal forma genuíno, que sabemos que quando se ri de um erro estúpido que fizemos ou de uma situação mais constrangedora em que estivemos envolvidos, não existe nada de ‘maligno’ ou de gozo nas suas gargalhadas. Sabe apenas relativizar os problemas e ajudar-nos a ver o lado cómico do acontecimento;
2.    Chora connosco e por nós: É também aquele que sabe partilhar a dor – sem a relativizar, mas também sem exagerar. Não pergunta se precisamos de ajuda, parte logo para a acção. Conhece-nos de tal forma, que sabe que não vão ser as ‘palmadinhas nas costas’ que nos vão ajudar, mas sim uma conversa sincera ou uma ida ao cinema sem grandes confusões, por exemplo. É o amigo verdadeiro que sente a nossa tristeza e que sofre connosco, não deixando para trás aquilo que nos magoou e partilhando a dor que nos foi provocada;
3.    Frontalidade acima de tudo: O verdadeiro amigo é aquele que nos aponta os erros de uma forma construtiva, sem ‘deitar abaixo’ e exageros. Valoriza as nossas qualidades e identifica-se com as nossas virtudes, mas aconselha-nos a seguir caminhos diferentes quando percebe que as nossas escolhas podem não ser as mais acertadas;
4.    Não faz julgamentos: Apesar de detectar o erro, este amigo não nos irá apontar o dedo caso decidamos continuar no mesmo caminho. Pode não concordar com as escolhas, mas irá guardar o nosso segredo e não irá rotular-nos apenas com base num erro. Não vai espalhá-lo pelo nosso grupo de conhecidos ou comentar com outros amigos, pois sabe que a lealdade e a confiança são qualidades que demoram a conquistar, mas que se perdem em apenas cinco segundos;
5.     Igualdade de dedicação: As amizades demoram tempo a construir-se. Seguindo o exemplo dado por Saint-Exupéry no livro ‘O Principezinho’,  temos que ser responsáveis por aquilo que cativamos. No entanto, não pode haver esforço apenas de um lado. Temos que nos dedicar aos nossos amigos, devotar-lhes parte do nosso tempo, mas este tipo de dedicação tem que ser recíproca. Ou seja, o verdadeiro amigo é aquele que não fica à espera que lhe liguemos a perguntar se quer ir tomar café, mas que também tem a iniciativa e arranja espaço na sua agenda para nos proporcionar verdadeiros momentos de lazer.Fonte:http://www.sol.pt/

10 simples hábitos matinais para se tornar num homem mais sexy

Nem todos somos abençoados pela genética, mas existem pequenos rituais que, quando cumpridos religiosamente, podem melhorar bastante a aparência. O site askmen listou 10 hábitos fundamentais a seguir diariamente:
1 – Mexa-se!
Uma sessão de exercício matinal é a melhor forma de começar o dia cheio de energia e boa disposição, reduzindo o stress da jornada de trabalho que se segue. E há outra razão para dar um saltinho ao ginásio ou ir correr para a rua logo de manhã: queima-se mais gordura do que à noite.
2 – Coma um pequeno-almoço nutritivo e energético
É um conselho clássico, e no entanto tantas vezes ignorado: nunca salte o pequeno-almoço. E não o limite a um cereais açucarados ou a uma fatia de pão acompanhada com café. Não – é fundamental que seja uma refeição altamente proteica e recheada de carbohidratos de consumo lento, para o saciar suficientemente até ao almoço. Sugestão: papas de aveia, iogurte e uma omelete com vegetais. Se não tiver tempo, a versão de combate é um batido de frutas com uma medida de proteína em pó.
3 – Lave os dentes
Sim, há quem se ‘esqueça’. Invista numa boa pasta, numa boa escova e num bom elixir. Não só previne problemas nos dentes com evita o mau hálito. E não há melhor cartão de visita que um sorriso branco.
4 – Use creme abaixo dos olhos
É a primeira zona do rosto a acusar o envelhecimento e ganhar rugas. Aposte num creme hidratante rico em vitamina A para prolongar o aspecto jovem durante mais uns anos.
5 – Barbeie-se. Ou trate da barba
Ter ou não ter barba é uma questão de gosto, mas deixar o rosto por cuidar não é uma opção. Observe-se diariamente ao espelho para perceber se se esqueceu de passar a lâmina por determinada zona do rosto (caso faça a barba) ou se precisa de uma aparadela com a máquina (caso exiba orgulhosamente a sua barba).
6 – Faça 100 flexões
Para além do ginásio (ou da corridinha), estabeleça o hábito de fazer 100 flexões por dia. Para além de fortalecer os bíceps e os abdominais, estará a melhorar a sua postura, dando a ilusão de que está mais alto e que transmite mais confiança. Comece com um número menor de repetições e vá evoluindo durante algumas semanas até atingir o objectivo das 100.
7 – Leve almoço de casa
Se quer controlar o que ingere, sobretudo o número de calorias, evite comer diariamente no restaurante com os colegas. Não tem tempo para cozinhar de manhã? Prepare o almoço de véspera. Não consegue cumprir este ritual diariamente? Experimente pelo menos duas vezes por semana. Já vai fazer uma grande diferença na cintura. E na carteira.
8 – Use um creme de limpeza facial
Banho não é só champô e gel corporal. Adicione um creme para o rosto. O que é que custa? O que é que demora? Nada, sobretudo porque os benefícios são enormes. Em menos de um mês, o seu rosto vai estar mais luminoso, suave e livre de pontos negros.
9 – Consuma cafeína
O café e o chá (verde ou preto) têm antioxidantes que o vão fazer parecer mais novo. Além disso, há cada vez mais estudos científicos que demonstram que estas duas bebidas podem ter um papel fundamental na prevenção da demência e de vários tipos de cancro.
10 – Escolha o seu cheiro de marca
Não esteja sempre a mudar. Invista num bom perfume e mantenha-se fiel. E faça o mesmo em relação ao desodorizante e ao gel de banho. Estará a estabelecer no subconsciente dos seus colegas (e sobretudo das suas colegas) uma associação entre o seu novo ‘eu’ e aquele agradável aroma.Fonte:http://www.sol.pt/

6 sinais de que deve despedir-se

Hoje em dia, a maioria das pessoas está grata por ter um emprego, mas isso não quer dizer que esteja feliz no sítio onde está nem que não deva procurar outras oportunidades. 
TIME publicou uma lista com alguns sinais de que talvez esteja mesmo na hora de procurar outro emprego:
1. Está estagnado
Está há vários anos na mesma empresa e não é promovido? Se quer evoluir na sua carreira, talvez esteja na hora de procurar outro emprego. Aos poucos, comece a procurar outras ofertas, mesmo que não seja na sua área, mas que ache que lhe vão agradar e ajudar a evoluir.
2. Não recebe nenhum feedback
Quando o seu superior hierárquico não lhe dá nenhum feedback sobre o que está a fazer – ou aquilo que lhe diz é tão vago que não o permite melhorar a sua performance – torna-se difícil evoluir e assim crescer dentro da empresa.
Se puder, tenha uma conversa com o seu chefe. Caso contrário, comece a olhar à sua volta.
3. Não está a aprender
Sente que não está a aprender e que não está a ser desafiado? É capaz de ser um sinal de que não está bem no sítio onde está.
Não é obrigatório aprender coisas novas todos os dias, mas tem de sentir que está a adquirir novas competências ao longo do tempo.
Pode sempre, por iniciativa própria, envolver-se em projectos, fazer novos cursos ou ir a seminários. Mas se a sua empresa não promove o seu empenho, talvez esteja na altura de a abandonar.
4. Há constantemente pessoas a ir embora
Sente que está sempre a ir a festas de despedidas dos seus colegas? E, à sua volta, está toda a gente constantemente a actualizar o seu perfil no LinkedIn? Quando começa a sentir que há muitas pessoas insatisfeitas no seu trabalho, especialmente as mais competentes,  esse é outro ‘sinal de alarme’.
Porque não pergunta aos seus colegas - que estão a sair voluntariamente - porque o estão a fazer? Pode ser que os seus motivos se apliquem a si.
5. De tempos a tempos, há uma reestruturação
Se a sua empresa faz reestruturações regularmente, poderá ser indício de problemas na sua liderança. Obviamente que, em algumas ocasiões, uma reorganização na empresa pode permitir que ‘cresça’ lá dentro, mas nem sempre é o caso. Preste atenção se estas mudanças o estão a beneficiar.
6. Sente que está na altura de se despedir
Para além dos ‘sinais de alarme’, se alguma coisa lhe diz que tem de se despedir, talvez deva seguir esse instinto.
Ninguém conhece o seu ambiente de trabalho como você e, se sente que estaria melhor noutro sítio, talvez esteja na altura de procurar esse outro desafio.
As novas oportunidades não estão ao virar da esquina, tem de procurá-las. E, às vezes, o inesperado acontece e pode encontrar algo que o preencha mais e que o faça evoluir.
Procurar não custa. Porque não tenta?
Fonte:http://www.sol.pt/

domingo, 24 de janeiro de 2016

Está sempre cansado? Temos 10 motivos

É daquelas pessoas que se sente cansada a toda a hora? Esta fadiga excessiva pode estar relacionada com o estilo de vida que leva. Ou pode ser algo mais grave e talvez tenha um problema de saúde que desconhece.
O site WebMD falou com diferentes especialistas que apresentam os três motivos mais comuns pelos quais as pessoas se sentem cansadas e outras sete doenças que poderão estar associadas ao seu mal estar:
As três principais razões:
O que come: É daquelas pessoas que recorre ao café ou ao açúcar quando está cansado? Talvez não seja uma boa ideia, uma vez que fazem com que os seus níveis de açúcar sejam demasiado inconstantes.
Opte antes por uma dieta saudável, que inclua vegetais, frutas e proteínas. “Comer de maneira saudável faz com ‘carregue’ menos peso, e a obesidade contribui muito para o cansaço”, explica o médico J. Fred Ralston, antigo presidente da American College of Physicians.
2. Quanto tempo dorme: Não é nenhuma novidade, mas nunca é demais reforçar. A maioria das pessoas não dorme o número de horas suficientes. Experimente evitar a cafeína ou bebidas alcoólicas antes de ir dormir, evite ver televisão e mantenha o seu quarto uma divisão calma e de descanso.
3. A quantidade de exercício físico que pratica: Ralston defende que esta é a sua ‘receita’ favorita para o cansaço: uma boa dose de exercício físico. Vários estudos comprovaram que os sedentários que começam a praticar desporto sentem-se muito menos cansados do que aqueles que ficam parados. Quanto mais se mexer, mais energia tem.
O médico recomenda, pelo menos, 40 minutos de exercício físico, quatro dias por semana. Ao fim de um mês, vai ver que vai notar a diferença. Se depois destes três motivos se continuar a sentir cansado, talvez esteja com um problema de saúde. O cansaço crónico pode estar associado a uma série de problemas. Consulte o seu médico, mas aqui ficam algumas hipóteses do que pode ter:
4. Anemia: “É uma das causas mais comuns para o cansaço e é facilmente detectável através de uma análise sanguínea”, afirma a médica Sandra Fryhofer. Acrescentando que é um problema muito comum nas mulheres, especialmente aquelas que têm um fluxo bastante elevado quando estão com a menstruação. Para evitar uma anemia, faça uma dieta rica em ferro, carne e vegetais.
5. Défice de nutrientes: como, por exemplo, potássio. Isto também pode causar uma enorme fadiga e, mais uma vez, é facilmente comprovado com uma análise ao sangue.
6. Problemas de tiróide: Tanto a sobreactividade como a baixa actividade da tiróide podem resultar em fadiga. A função da tiróide pode ser avaliada por uma análise sanguínea para ver os níveis de TSH (hormona estimuladora da tiróide).
7. Diabetes: Fryhofer garante que as pessoas que têm diabetes descontrolada simplesmente não se sentem bem. “Se se sente cansado e também tem sintomas como visão turva ou urina bastante, consulte o seu médico”.
8: Depressão: Se, para além de estar cansado, se sente triste e perdeu o apetite, pode estar com uma depressão. Não guarde estes sentimentos só para si. Recorra a um médico ou até mesmo um psicólogo. Eles podem ajudá-lo a voltar a sentir-se melhor.
9. Problemas de sono: Se apesar de dormir horas suficientes se continuar a sentir cansado e ressona, consulte o seu médico. Ressonar pode ser um sinal de de uma apneia do sono. Isto é, as pessoas deixam de respirar por alguns segundos várias vezes durante o sono. Existem vários tratamentos para este problema portanto não tente ignorá-lo. Consulte o seu médico.
10. Doença cardíaca não diagnosticada: O cansaço pode significar que algo não está bem com o seu coração, especialmente no caso das mulheres. “Se tem dificuldade em fazer o exercício físico que costumava praticar, ou se começa a sentir-se mal quando pratica desporto, isto pode ser um alerta para um problema cardíaco.”, explica a médica. Consulte um especialista ou seu médico de família o quanto antes.
Fonte:http://www.sol.pt/n

7 maneiras de diminuir o risco de cancro

Não há nenhuma poção mágica para prevenir as doenças oncológicas, especialmente quando o tipo de cancro tem uma origem genética. Mas os especialistas estimam que um terço das doenças oncológicas contraídas pelos adultos estão ligadas ao estilo de vida que levam.
O site WebMD falou com vários médicos que compilaram sete hábitos saudáveis para diminuir o seu risco de cancro:
1. Não fume
Muitas pessoas morrem todos os anos vítimas de cancro do pulmão, e a maioria dessas mortes está associada ao tabaco.
Mas isto não se limita apenas aos pulmões. Fumar está ligado a uma série de outras doenças oncológicas: 30% das mortes por cancro está associada ao tabaco.
Daí ser tão importante deixar de fumar e, mesmo que não consiga, tente pelo menos reduzir. Um estudo publicado, em 2010, no Journal of the American Medical Association, descobriu que os fumadores que reduzem de 20 para 10 cigarros por dia reduzem em 27% o risco de contraírem uma doença oncológica. Mas encare a redução apenas como um começo para deixar de fumar de vez.
E mesmo que não seja fumador, isso não quer dizer que não esteja exposto ao fumo. Muitos casos de cancro de pulmão estão a associados a exposição ao fumo.
“Se está fechado num bar com cerca de 100 pessoas a fumar lá dentro, é como se estivesse também a fumar”, alerta o médico Mark Ruffin, especialista em oncologia. “Se, quando sair do bar, as suas roupas estiverem a cheirar a tabaco foi porque inalou muito fumo”.
O ideal é evitar ir muitas vezes a bares com muitas pessoas a fumar e tente também não andar de carro com alguém que fume lá dentro.
2. Preste atenção ao peso
A maioria das pessoas sabe que o excesso de peso faz mal a várias coisas mas sabia que também tem um peso significativo nas doenças oncológicas? Nos EUA, a obesidade é a causa de 14% das mortes por cancro e está na base de 3% dos novos casos.
“A nossa principal recomendação para diminuir o seu risco de contrair uma doença oncológica é ter um peso saudável”, afirma a dietista Alice Bender que trabalha para o American Institute for Cancer Research (AICR), o maior instituto de investigação norte-americano para o cancro.
Segundo um relatório publicado pela AICR, em 2007, a obesidade está associada a várias doenças oncológicas como o cancro do esófago, do pâncreas, da vesícula biliar, da mama, do fígado ou do endométrio.
3. Mexa-se
Um relatório do AICR revela que qualquer tipo de exercício físico ajuda a prevenir todos os tipos de cancro. Pode não ficar com um corpo escultural com apenas 30 minutos de desporto moderado todos os dias, mas vários estudos já comprovaram que esta quantidade de actividade física pode reduzir entre 30% a 50% o risco de contrair uma doença oncológica.
“Conseguir ter um peso saudável, praticar mais exercício físico e aumentar a quantidade de frutas e vegetais que consome, terá um efeito tão importante como o de um fumador deixar de fumar”, garante Mark Ruffin.
4. Preste atenção ao que come
Há muitas comidas que o podem ajudar a prevenir diferentes doenças oncológicas. Segundo Bender, há provas de que o tomate, a melancia e outros alimentos que contenham licopeno podem diminuir o risco de ter cancro da próstata.
Se quer diminuir a probabilidade de ter uma doença oncológica, faça uma deita baseada em frutas e vegetais como alface, brócolos, espargos, cenouras, beringelas, pepino, etc. O AICR recomenda que encha dois terços do seu prato com fruta, vegetais e feijões e o resto com carne ou peixe.
5. Evite o álcool
O álcool é uma faca de dois gumes para a saúde. Se por um lado, há provas de algumas bebidas alcoólicas que benéficas para a saúde quando consumidas com moderação (por exemplo, o vinho tinto é bom para o coração), por outro lado há vários indícios de que o álcool aumenta a possibilidade de ter cancro.
“Quanto mais álcool beber, maior é a probabilidade de ter uma doença oncológica, especialmente cancro da boca, da garganta e do esófago”, afirma Bender. E se é fumador, pior ainda. O AICR recomenda que as mulheres não ingiram mais do que uma bebida alcoólica por dia e os homens duas.
6. Diminua o stress
Ainda que não haja prova concretas de que o stress aumenta a possibilidade de ter cancro, pode influenciar o seu comportamento, isto é, pode levá-lo a ter uma conduta pouco saudável. Por exemplo, comer demais, consumir bebidas alcoólicas a mais e até fumar mais – todos comportamentos que aumentam o seu risco de ter uma doença oncológica.
Ruffin aconselha-o a recorrer antes ao desporto para reduzir o stress.
7. Pesquise a sua história familiar
Mark Ruffin aconselha todos os seus doentes a saberem, em detalhe, a sua história familiar. É uma maneira de diminuir o risco de cancro e “apanhar” estas doenças a tempo.
Pergunte à sua família se já houve alguém com uma doença oncológica para saber “com o que conta”.
Fonte:http://www.sol.pt/

10 ‘remédios’ naturais para combater a gripe

Hoje em dia, a maioria das pessoas tem tendência a recorrer a medicamentos para combater os primeiros sintomas de gripes e constipações. Mas há muitos ‘remédios’ naturais que podem ajudar a acalmar esses sintomas e até mesmo reduzir a duração da gripe ou constipação.
O site WebMD fez uma selecção que pode ajudá-lo a sentir-se melhor:
1. Echinacea
Sim, é um nome estranho mas não desespere. Este suplemento de ervas estimula o seu metabolismo de modo a conseguir combater infecções. Alguns estudos mostram que não ajuda a prevenir uma gripe, mas melhora os sintomas ao fim de um ou dois dias. O ideal é começar a tomar este suplemento assim que tiver os primeiros sintomas e continuar a tomar até 7 ou 10 dias depois de já estar bem. Caso tenha alguma doença ou esteja a fazer alguma medicação, consulte o seu médico antes de tomar.
2. Vitamina C
A vitamina C poderá estar associada à cura das gripes e constipações, embora ainda não se tenha conseguido provar cientificamente. Alguns estudos demonstram que pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas ao fim de um dia. Invista em alimentos com bastante vitamina C como, por exemplo, os citrinos.
3. Canja de galinha
É um clássico que resulta. A canja de galinha ajuda a curar gripes e constipações de várias maneiras: inalar o vapor da sopa alivia a congestão nasal, o liquido em si evita que fique desidratado e alguns investigadores afirmam que ajuda a acalmar a inflamação.
4. Chá quente
Tem benefícios semelhantes aos da canja, portanto não se esqueça de inalar o vapor e bebericar o chá. O chá preto e o chá verde são os melhores para quando está doente, uma vez que contém vários antioxidantes.
5. Alho
Pode não ser indicado para o seu hálito, mas é o ideal para combater germes. Um estudo refere mesmo que o consumo de alho numa base diária pode prevenir as constipações. Uma dica: ao colocar bastante alho pode dar algum sabor extra à sua refeição, até porque quando estamos doentes temos a sensação que a comida fica com pouco sabor.
6. Vapor
O vapor já foi referido com a canja e o chá, embora se tratem apenas de ‘pequenas doses’. Se tiver forças, tome um duche bem quente e de porta fechada. Depois de respirar (tanto) vapor, vai ver que vai sentir a diferença na congestão nasal.
7. Spray nasal
Quando os vapores não ajudarem, recorra aos sprays nasais. Ajudam a remover o excesso de muco e permitem-no respirar melhor. Se não quiser gastar dinheiro, o WebMD aconselha esta receita caseira: cerca de 220g de água quente com ¼ de uma colher de chá de sal e ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio. Use uma pompete – que normalmente é utilizado para limpar o nariz dos bebés – para bombar o spray e faça-o duas ou três vezes em cada narina, várias vezes ao dia.
8. Gargarejar com água salgada
Se estiver com dores de garganta – e antes de recorrer a medicamentos -, experimente gargarejar com água salgada. Faço-o cerca de quatro vezes por dia para ‘acalmar’ a sua garganta.
9. Não ‘combata’ a febre
Ao contrário do que se possa pensar, a febre é (mesmo) um remédio natural. O aumento da temperatura corporal combate as gripes e constipações, ‘espantando’ os germes. Claro que se a febre o estiver a deixar muito indisposto, pode recorrer aos medicamentos mas mantenha-se sempre hidratado.
10. Descanso
As gripes e constipações deixam as pessoas muito abatidas, portanto se estiver doente, esqueça a sua vida atarefada por uns dias. Descanse o seu corpo para que este possa combater as doenças de uma maneira mais eficaz. Fique o máximo de tempo possível deitado e mantenha-se quente.
Fonte:http://www.sol.pt/

domingo, 10 de janeiro de 2016

5 alimentos que ajudam a reduzir o stress

Quando estamos em stress porque ainda não acabámos um trabalho que temos de entregar amanhã ou porque ainda não conseguimos ir comprar o presente para a nossa irmão que faz anos, a última coisa que queremos ouvir é que temos de ter uma alimentação saudável.
Ninguém tem tempo para saltear brócolos ou cozinhar uma bela posta de peixe no meio de tanto alvoroço e tão pouco tempo para resolver tudo.
No entanto, é importante saber que existem certos alimentos que fazem com que andemos menos tensos e stressados. O site norte-americano Health.com fez uma lista desses mesmos alimentos. Aqui estão alguns:
Verduras: “As verduras, como os espinafres, possuem folatos, que produzem dopamina, um químico cerebral que nos faz sentir prazer e ajuda a mantermo-nos calmos”, explica Heather Mangieri, porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics. Um estudo realizado em 2012 descobriu que aqueles que ingeriam mais alimentos ricos em folatos tinham um menor risco de desenvolver uma depressão. Uma outra investigação publicada em 2013 mostra que os estudantes universitários tendem a sentir-se mais felizes, enérgicos e calmos se comerem frutas e vegetais;
Peito de peru: Este alimento possui triptófano, um aminoácido que ajuda a produzir seratonina, “um químico que regula a fome e os sentimentos de felicidade e bem-estar”, afirma Mangieri. Existem vários estudos comprovam esta informação. O triptófano pode também ser encontrado nas amêndoas, sementes, tofu, lentilhas, feijões e ovos;
Iogurte: Os níveis de stress são comunicados pelo cérebro para o intestino e vice-versa (daí muitas vezes termos dores intestinais quando estamos mais nervosos). Por isso, o consumo de probióticos (através de iogurtes) é essencial, já que estes microrganismos ajudam a regular esta ‘relação’, revela um estudo da UCLA realizado em 2013;
Salmão: Quando estamos stressados, há uma grande ‘explosão’ de adrenalina e cortisol. “O ómega-3 existente no salmão tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam a contrariar os efeitos negativos provocados por estas hormonas ligadas ao stress”, explica Lisa Cimperman, dos hospitais universitários Case Medical Center e porta-voz da Academy of Nutrition and Dietetics;
Chocolate Negro: “Existe um estudo que mostra que o chocolate negro ajuda a reduzir a actividade das hormonas ligadas ao stress, incluindo o cortisol”, explica Cynthia Sass, editora do site Health.com. “Para além disso, os antioxidantes do cacau fazem com que as paredes dos vasos sanguíneos relaxem, diminuindo a pressão arterial e melhorando a circulação. Por fim, o chocolate negro contém substâncias naturais que criam uma sensação de euforia semelhante à que é provocada pela paixão”, afirma.
Fonte:http://www.sol.pt/

6 perguntas que podem fortalecer a sua relação

Quando se está numa relação, um dos erros que costuma cometer- se é não fazer as perguntas certas ao companheiro. É uma maneira simples de perceber aquilo que o companheiro quer e precisa.
Para evitar mais conflitos na sua relação, o psicoterapeuta Barton Goldsmithapresenta-lhe seis perguntas que devem fazer ao seu parceiro para estimular uma boa convivência.
1. “Em que posso ajudar-te?”: se tiver algum tempo livre, ofereça-se para ajudar o seu parceiro. Pode sempre oferecer-se para lavar a loiça, levar o cão à rua, fazer o jantar ou até mesmo ir às compras. São pequenos gestos que podem ajudar (e muito) a outra pessoa, especialmente se ela está a lidar com muitas coisas ao mesmo tempo. E não se esqueça: fazer coisas em conjunto também ajuda a uma melhor ligação entre o casal.
2.  “Como posso demonstrar que gosto de ti?”: dizer que gosta de uma pessoa é fácil, demonstrá-lo já é outra história. Há várias formas de mostrar que gosta do seu parceiro: pode ser com uma acção simples, como um beijo, ou ajudá-lo a fazer o jantar, por exemplo. Perceba o que melhor se ajusta à pessoa de quem gosta e não perca tempo.
3. “Há algo em mim que tu gostarias que eu mudasse?”: Ninguém está a dizer que deve mudar completamente pela pessoa que está ao seu lado, mas há pequenas coisas que pode ajustar ao gosto do seu companheiro. Por vezes, pode ter atitudes inconsciente, que podem incomodar o seu parceiro, mas que ele não partilha consigo. Não custa nada perguntar e assim pode melhorar o seu relacionamento.
4. “Queres ir a algum lado em especial?”: Não custa nada levar o seu companheiro a um sítio especial, que ele goste. E para isso não tem de gastar muito dinheiro. Que tal um passeio à beira rio ou comprar um gelado e irem passear? Claro que se estiver na disposição de gastar algum dinheiro, pode sempre planear umas férias. É uma óptimo ansiar por alguma coisa que pode trazer ao casal momentos felizes.
5. “Na nossa vida de casal, o que te faz feliz?”: por vezes, apenas falar daquilo que o faz feliz ajuda a melhorar o relacionamento. Recordar épocas felizes pode fazer com que estas se aconteçam mais vezes e podem ainda promover a ligação entre o casal.  
6. “Há algo que querias fazer comigo que nunca tenhamos feito?”: pensar em coisas novas para fazer pode estimular o relacionamento. É sempre importante considerar diversas actividades que fazem ambos felizes até chegarem a um consenso. Esta troca de ideias, mais uma vez, pode promover a ligação entre o casal. 
Fonte:http://www.sol.pt/

Como poupar mais de 1300 euros? Aceite o desafio das 52 semanas

Se poupar é uma das suas resoluções de 2016, aceite o desafio das 52 semanas, envolva a família e partilhe com os amigos.

Bárbara Barroso, especialista em Finanças Pessoais e autora do Blog As Dicas da Bá, acaba de lançar um desafio de poupança que está a provocar eco nas redes sociais e já conta com muitos participantes.

O desafio é “muito simples”, assegura a autora do Blog. “O ano tem 52 semanas e poupamos por semana o correspondente a essa semana em euros. Assim sendo, na 1.ª semana poupamos 1 euro, na 2ª semana poupamos 2 euros, e assim sucessivamente até à 52ª semana em que, nessa semana, poupamos 52 euros. Tudo somado e, no final do ano, terão colocado de lado 1.378 euros. Se forem dois a fazer o desafio a poupança duplica, ou seja, 2.756 euros”, explica Bárbara Barroso. -
O desafio não é rígido e, como tal, poderá ser ajustado ao orçamento doméstico da cada família. Por exemplo: é possível fazer o desafio ao contrário, começando por poupar 52 euros na primeira semana do ano, 51 euros na segunda e assim sucessivamente. Além disso, as restrições do orçamento doméstico impedem algumas famílias de poupar cerca de 200 euros num só mês. Bárbara Barroso sugere alternativas, como ajustar o desafio a 50 cêntimos. “Nesse calendário, poupa-se de 50 e 50 cêntimos. Na última semana poupa 26 euros. No final do ano terá 689 euros”.

Fonte: Dinheiro Vivo

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Estudo lança alerta sobre risco fatal das sementes de chia

As sementes de chia são um super alimento com benefícios comprovados para a saúde como o fortalecimento dos músculos ou a melhoria da circulação sanguínea. Mas uma investigação sobre o impacto das sementes no aparelho digestivo revela que a incorreta ingestão deste alimento pode ser fatal.

estudo foi levado a cabo após o caso de um homem de 39 anos que ficou à beira da morte depois de tomar uma colher de sementes de chia e de seguida ter bebido água. Quando a água entra em contacto com a semente, esta pode expandir até sete vezes o seu peso. Foi o que aconteceu com as sementes ingeridas por este homem, que se expandiram no esófago após a ingestão da água. Isto provocou uma obstrução quase total do canal digestivo, deixando o homem sem respirar e em risco de vida.
Foi então que a médica norte-americana Rebeca Rawl, do Carolina's Medical Center, estudou o fenómeno e divulgou os resultados no trabalho 'Impacto da Semente de Chia no Esófago', lançando o alerta para que se molhe sempre as sementes antes de serem ingeridas, misturando-as em líquidos como sumos, batidos ou iogurtes. 
De resto, o estudo concluiu ainda que alguns grupos de pessoas devem manter-se afastados das sementes conhecidas pelos seus super poderes. São eles os hipertensos, os diabéticos, doentes que tomem anticoagulantes, diabéticos e pessoas que sofram de doenças gastrointestinais. Fonte:http://www.sol.pt/n

As 10 piores profissões de 2015

O site de procura de emprego CareerCast.com fez uma lista das piores profissões de 2015. 
Segundo a Time, ao ranking é feito com base no ordenado, na perspectiva que se tem do mesmo, nos factores ambientais, no stress e nas exigências físicas.
Aqui estão as 10 piores profissões
1)    Jornalista de imprensa;
2)    Lenhador;
3)    Militar no activo;
4)    Cozinheiro;
5)    Locutor de rádio ou televisão;
6)    Fotojornalista;
7)    Corretor financeiro;
8)    Taxista;
9)    Bombeiro;
10)   Carteiro.
Fonte:http://www.sol.pt/

Mais uma razão para beber café

Sabemos que o café traz vários problemas para a nossa saúde, mas também existem várias coisas boas por detrás desta bebida. Uma delas é o facto de prevenir o desenvolvimento de cancro no fígado, explica um relatório da World Cancer Research Fund.
Segundo os investigadores, o risco de desenvolver esta doença diminui 14% nos casos de pessoas que adoram café, lê-se no Huffington Post.
Este estudo foi feito com base de 34 investigações sobre a relação entre dietas, nutrição, actividade física e peso com o risco de desenvolver cancro. Ao todo, o estudo teve em conta o testemunho de 8.2 milhões de pessoas e 24.500 casos de cancro no fígado.
Os investigadores ainda não sabem o que leva o café a prevenir o aparecimento desta doença, mas acreditam que pode haver alguns componentes na bebida que combatem as toxinas. “Tanto o café como os extractos de café reduzem o impacto dos genes envolvidos em inflamações. E os efeitos parecem ser mais significativos no fígado”, explica o relatório.Fonte:http://www.sol.pt/

Cuidado com este exercício físico

A prancha é um exercício físico muito exigente, que trabalha muitos dos músculos do nosso corpo. Mas é preciso ter atenção aos exageros…
Muitas pessoas começaram a fazer este exercício em casa, praticamente todos os dias, sem a monitorização de alguém especialista neste tipo de actividade física. Por isso mesmo, começaram a surgir as mazelas.
“As pranchas são para os atletas e as pessoas que fazem exercício com muita frequência, não para os que fazem raramente, os que ficam sentados à secretária e ficam loucos uma vez por semana”, disse ao Daily Mail Michael Durtnall, fundador das clínicas Sayer Chiropractic.
“[Este exercício] coloca muita pressão nas cartilagens costocondrais quando nos levantamos. Enquanto aguentamos o nosso corpo no ar, é feita também uma grande pressão nas cartilagens costais e os ombros”, acrescenta.
Durtnall afirma que os pacientes “que possuem ligamentos mais relaxados ou as articulações mais instáveis vão achar este exercício muito frustrante, uma vez que podem provocar a inflamação das articulações muito rapidamente”.
Por isso já sabe: Se costuma fazer pranchas em casa, realize os exercícios com ‘conta, peso e medida’ e não abuse. O esforço a mais poderá trazer mazelas difíceis de tratar.Fonte:http://www.sol.pt/