terça-feira, 28 de julho de 2015

Apicultor cria combustível a partir de mel

Numa experiência inédita no Brasil, um apicultor desenvolveu o combustível etanol do próprio carro a partir do mel de abelha, antes descartado durante o processo de controlo de qualidade do produto.

A descoberta do apicultor Luiz Jordans Ramalho Alves é o desdobramento de uma pesquisa que tinha por finalidade o melhor aproveitamento do mel de descarte para produção de álcool alimentar (ou nobre), usado para fazer cachaça ou aguardente de mel.
Segundo o apicultor, das 10 toneladas de mel que produz por mês, entre 50 e 100 quilos acabam por ser descartados. Só que ao invés de desperdiça-los, Alves foi acumulando o produto no seu entreposto de mel, localizado em Barra do Choça, município vizinho a Vitória da Conquista.
É no próprio entreposto que ele realiza todo o processo químico, num pequeno laboratório. Primeiro, o mel descartado entra em fermentação num tanque de 250 litros, que pode durar de cinco a 15 dias. Após isso, ocorre a primeira destilação do álcool, por um período de 24 horas. Dessa primeira destilação é retirado o álcool alimentar e a sobra (30%) vai para a produção do álcool combustível, numa segunda destilação.

A pesquisa, financiada pela Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia), teve início em 2012 e o final da vigência em Dezembro de 2014.
Mas a descoberta do álcool combustível, contudo, só ocorreu há cerca de um mês. É que as pesquisas ainda não tinham indicado o que fazer com os 30% de álcool que sobrava no final da primeira destilação.
Insistente no desejo de aproveitar 100% de todo o descarte do mel, o apicultor avançou nas pesquisas por conta própria e com o auxílio de um laboratório de Salvador avaliou que o produto tinha características semelhantes ao etanol utilizado no funcionamento de veículos.
«Foi quando tive a ideia de usar o álcool no meu carro e funcionou», conta Luis Jordans, revelando em seguida que o produto não passou por teste mecânico em laboratório: «Foi um teste empírico que fiz no meu carro.»
O combustível de mel, segundo Luis Jordans, possui uma graduação alcoólica de cerca de 80%. Pelas normas da ANP (Agência Nacional de Petróleo), o etanol utilizado em veículos deve ter entre 92,5% e 94,7% de álcool.
«O desempenho do carro diminui um pouco, mas dá para andar», relatou o apicultor. A produção de combustível de mel está em 50 litros por semana.
O próximo passo agora é patentear o uso do combustível de mel em veículos, já que as pesquisas sobre este tipo de etanol no país ainda não tinham avançado neste sentido.Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/n

domingo, 5 de julho de 2015

Os verdadeiros perigos de andar de avião

Tem medo de andar de avião porque receia que este se despenhe? Saiba que há mais probabilidade de morrer num avião por outras razões mais ‘simples’ do que pela queda de um avião.
O Huffington Post foi falar com o piloto de aviões Tom Bunn para tentar saber de que formas é que uma pessoa pode morrer num avião que nada têm que ver com a queda do aparelho.
Coágulos no sangue letais: Quando fica sentado durante horas na mesma posição desconfortável pode desenvolver um coágulo no sangue que se pode tornar fatal, chamada trombose das veias profundas. Isto acontece porque está com as pernas apertadas e sempre na mesma posição e assim dificulta a circulação do sangue até ao coração, dando facilmente origem a um coágulo.
O capitão Bunn explica que, "um estudo demonstrou que os passageiros frequentes nos aviões têm 3,65 vezes mais probabilidades de sofrer uma trombose das veias profundas do que os que não voam”. Sublinha, “quer seja no ar ou no carro, é bom fazer uma pausa, levantar-se e esticar as pernas a cada duas horas.” E mais, recomenda que “tente evitar o lugar à janela”.
Inalação de fumo: O avião é uma caixa de metal selada com mecanismos gigantes que queimam toneladas de combustível, por isso o fumo é uma preocupação legítima, sublinha o Huffington Post. De acordo com o capitão Bunn, “Em muitos acidentes, o fumo, e não o impacto, é o problema.” Houve também já um caso em que o capitão, por questões de segurança do avião, teve de deixar o fumo entrar nas casas de banho do avião e os passageiros morreram por inalação do fumo.
Desidratação severa: Num avião “a humidade é tão baixa que acaba por perder água pela pele e quando respira”, explica Bunn. Evite beber café, sumos, chá, refrigerantes ou álcool e vá bebendo água para se manter hidratado.Fonte:http://www.msn.com/

Ainda consome refrigerantes? Estes são os 11 factores mais negativos destas bebidas

O ácido fosfórico é o químico mais preocupante, além do açúcar. Apresentamos-lhe as razões para deixar de consumir. E sim, também nos referimos às versões light.
Sejam os refrigerantes normais, diet, light ou zero, todos eles contêm fosfato, ou ácido fosfórico – um ácido que dá à bebida o seu típico sabor refrigerante e prolonga a conservação. Ainda que também exista em muitos alimentos integrais, como a carne, leite ou nozes, o ácido fosfórico em excesso pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose. Além de que consequentemente provocará aceleração no envelhecimento.
Tem havido ao longo dos anos vários estudos acerca deste assunto. O Telegraph decidiu fazer uma lista de razões, baseando-se num novo estudo que refere que este tipo de bebidas, com um elevado grau de açúcar, pode provocar cancro, problemas cardíacos ou até diabetes.
Os cientistas envolvidos no estudo alertam para que se tenha cuidado ao consumir este tipo de bebidas e referem que, por ano, o elevado consumo de refrigerantes tem provocado a morte a mais de 180 mil adultos.
A razão é o elevado nível de açúcar, os químicos e a falta de valor nutricional que estes refrigerantes possuem.
1) Cancro
Tem havido muitos estudos a analisar as ligações entre os vários tipos de cancro e o consumo de bebidas efervescentes. Esses mesmos estudos sugerem que beber apenas duas bebidas açucaradas por semana aumenta a quantidade de insulina que o pâncreas produz e pode duplicar o risco de desenvolver cancro no pâncreas – um dos mais perigosos. Os estudos concluem também que beber apenas uma destas bebidas por dia pode aumentar a probabilidade de, no caso dos homens, vir a desenvolver cancro da próstata em cerca de 40 por cento. Já no caso das mulheres, o consumo de uma lata e meia por dia pode aumentar o risco cancro da mama. Além de que alguns dos químicos que são utilizados para dar cor às bebidas também podem provocar cancro.
2) Problemas cardíacos
Um grupo de cientistas americanos encontrou uma forte ligação entre a proporção de calorias diárias de alimentos carregados de açúcares adicionados (como refrigerantes) e as taxas de mortalidade por doença cardiovascular. Os cientistas alegam que beber três latas por dia pode triplicar o nosso risco de doença cardíaca.
3) Diabetes
Tem sido comprovado que as bebidas carregadas de açúcar têm levado ao aumento dos casos de diabetes. Um estudo realizado entre 1990 e 2000 estima-se que o aumento do consumo de bebidas adoçadas com açúcar contribuiu para 130 mil novos casos de diabetes.
4) Problemas de fígado
Um estudo de 2009 descobriu que bebidas açucaradas pode causar doença hepática gordurosa e beber apenas duas latas por dia pode levar a danos no fígado.
5) Violência
Um estudo realizado em adolescentes encontrou uma ligação entre o consumo de bebidas gasosas, a violência e a probabilidade de os jovens dispararem uma arma. Os investigadores descobriram que até mesmo adolescentes que bebiam apenas duas latas por semana foram mais agressivos para com os amigos e que aqueles que bebiam cinco ou mais latas por semana também eram mais propensos a ter bebido álcool ou fumaram pelo menos uma vez no mês anterior.
6) Em grávidas, podem provocar um parto prematuro
Um estudo levado a cabo na Dinamarca, que observou 60 mil mulheres, alertou as grávidas para que não consumissem bebidas light gaseificadas. O estudo em causa concluiu que as mulheres que bebiam refrigerantes artificialmente açucarados ou efervescentes tinham mais probabilidades de dar à luz prematuramente. Pensa-se que os produtos químicos dos adoçantes artificiais tenham alterado os úteros destas mulheres.
7) Alterações no cérebro
Está provado que estas bebidas tanto afectam o corpo, como os níveis de proteína no sangue, um factor que proporciona a hiperactividade.
8) Envelhecimento prematuro
Os fosfatos utilizados em bebidas gasosas, bem como muitos outros alimentos processados, têm sido associados à aceleração do processo de envelhecimento. O que não é mau apenas em termos de rugas, mas também no que respeita a complicações de saúde, que apenas deveriam surgir com o avançar da idade. Como é o caso de doenças renais crónicas ou a calcificação cardiovascular.
9) Puberdade precoce
Um estudo da escola de medicina de Harvard, baseado em 5.583 raparigas com idades entre nove e os 14 anos, concluiu que entre aquelas que bebiam uma lata e meia de refrigerante por dia tinham a sua primeira menstruação primeiro do que aquelas que não consumiam. Isto significa que, consequentemente, o risco cancro será maior nessas raparigas.
10) Obesidade
É sabido que a obesidade é o problema mais óbvio ligado ao consumo de refrigerantes. O que muita gente não sabe é que isso não acontece só com a versão normal dessas bebidas, mas também com as versões light, zero ou diet.
Um estudo descobriu que as pessoas que beberam bebidas gasosas light viram a sua cintura aumentar em cerca de três vezes mais do que os não bebedores. Já para não falar das pessoas que beberam versões não dietéticas.
11) Alzheimer
Um grupo de cientistas americanos descobriu que ratos alimentados com o equivalente a cinco latas de bebidas açucaradas por dia tinham mais problemas de memória e duas vezes mais a probabilidade de ter problemas cerebrais do que os ratos que não consumiram açúcar na sua dieta. Algo que levou estes cientistas a concluírem que os refrigerantes estão provavelmente associados à doença Alzheimer.Fonte:http://www.msn.com/

Eis o que acontece quando se deixa de comer pão

Assim que uma pessoa se compromete a cortar na ingestão de hidratos de carbono para perder peso há um alimento que é sempre o primeiro a ser riscado da lista: o pão.
O pão é um dos alimentos mais adorado pela população mundial e tradicionalmente associado à saciedade. Contudo, ainda existe a crença de que engorda e que, por isso, deve ser banido da alimentação.
Embora a não ingestão de pão, principalmente do branco, seja benéfica, a exclusão deste alimento da alimentação pode trazer efeitos menos positivos na saúde. Segundo a Women’s Health, deixar d comer pão tem as seguintes consequências:
1. Perda da peso – reduzir ou excluir os hidratos de carbono da alimentação tem um efeito quase imediato: a perda de peso. Contudo, os números que caem na balança e que reduzem nos tamanhos de roupa não se devem ao emagrecimento por perda de gordura/massa gorda, mas sim de água, alerta Marie Spano, nutricionista e instrutora desportiva.
2. Corpo fraqueja – assim que os hidratos de carbono são excluídos da alimentação, o cérebro perde a sua principal fonte de energia, o peso começa a cair e o ‘stock’ de glicogénio começa a diminuir. Resultado: fraqueza, cansaço, náusea, confusão mental, insónia, mau hálito, boca seca, etc. Segundo a revista, os efeitos do corte de hidratos de carbono podem assemelhar-se aos de uma gripe.
3. Risco de ataque cardíaco e Diabetes aumenta – uma investigação publicada no ano passado no PLoS ONE indica que a ingestão de hidratos de carbono refinados – como o pão branco, pão de forma e massa tradicional – aumenta os níveis de ácidos gordos que, por seu turno, podem levar ao aumento do risco de doenças cardíacas. Contudo, existem hidratos de carbono ‘amigos’ da saúde e que devem constar na alimentação diária. Os grãos integrais ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo ou atenuando os efeitos da Diabetes, ao contrário do que acontece com o consumo de pão branco, por exemplo.
4. Energia diminui – sendo os hidratos de carbono uma fonte de energia física e mental, a sua exclusão da alimentação irá fazer com que o corpo e a mente percam potência. O poder enérgico dos hidratos de carbono é tal que é comum os nutricionistas e dietistas incluírem a sua ingestão logo na primeira-refeição da manhã.
5. Dificuldade em defecar – assim que os hidratos de carbono são excluídos e a fibra não é ingerida (em particular nos hidratos integrais), as idas à casa de banho ficam mais escassas e as dificuldades em defecar aumentam.
Diz a publicação que os hidratos de carbono devem constar numa alimentação variada e nutritiva, mas apenas aqueles que são provenientes de grãos integrais e que cumprem os níveis de fibra desejados.
As pessoas devem, sim, excluir ou reduzir a ingestão de hidratos de carbono que se encontram sob a forma refinada, como o pão branco, as massas e farinhas tradicionais, mas numa na totalidade, sob a pena de o corpo enfraquecer e ficar incapaz de responder positivamente às mais variadas doenças e agressões externas.Fonte:http://www.msn.com/

Anda a comer alho corretamente?




Num refogado, provavelmente corta o alho quase diretamente para a panela com óleo ou azeite a ferver. Bem, saiba que assim não está a aproveitar todas as propriedades do alho que tão bem fazem à sua saúde.
Assim vai destruir a alicina, princípio ativo presente no alho responsável pelos seus benefícios medicinais.
Isto acontece porque a enzima que produz a alicina não é ativada até que entre em contacto com o ar e quando entra em contacto com o calor é facilmente destruída. Como sublinha o site Healthy Food Star, basta um minuto em óleo ou azeite a ferver para que perca todos os benefícios da alicina presente no alho.
Se quer aproveitar todos os benefícios do alho, parte o alho numa tábua e deixe-o ‘repousar’ por cerca de dez minutos, antes de o colocar na panela. Mas, o mesmo site explica que é ainda melhor que esmague o alho em vez de o cortar. 
Fonte:http://www.msn.com/

Há 57 Maravilhas de Portugal que pode visitar sem sair de casa


"Um pai e um filho no Japão, um professor de uma escola mexicana, um viajante curioso, um comerciante à procura de novos destinos. Todos eles poderão descobrir, com um só clique, o Mosteiro dos Jerónimos, a Vila de óbidos, o Castelo de Guimarães, enfim, todos os sítios que fazem deste país verdadeiramente único". Foi assim que Francisco Ruiz Antón, representante da Google em Portugal e Espanha, apresentou o mais recente projeto da gigante tecnológica em Portugal.
A partir desta segunda-feira, em parceria com a Direção-Geral do Património Cultural, a Google vai permitir fazer, através da ferramenta Street View, visitas virtuais a 57 novas Maravilhas de Portugal, naquela que é a maior atualização de sempre em Portugal.
Depois de 62 dias a registar imagens e quase 13 mil quilómetros em deslocações, há 57 novos pontos de atração que podem ser visitados virtualmente, incluindo mosteiros, palácios, jardins, recintos desportivos, parques de cidades, castelos e praias, entre outros.
"Temos visto um crescimento do turismo em Portugal nos últimos anos e temos a certeza de que este tipo de coleções é fundamental na hora de atrair turistas para o país. Portugal tem muita riqueza cultural e de património histórico e foi por isso que o escolhemos para este projeto", justifica ao Dinheiro Vivo Vicky Campetella, responsável de comunicação da Google em Portugal e Espanha.
"Esta é mais uma fase da nossa missão de digitalizar as imagens de lugares históricos e culturais relevantes. Esta é só uma porção do que queremos fazer no futuro. A nossa meta é o céu", diz ainda a responsável. No fim, acrescenta, o objetivo é que as pessoas de todo o mundo possam conhecer o que Portugal tem para oferecer, para que "quando so utilizadores organizarem as suas próximas férias, tenham Portugal no radar".
Nuno Vassallo e Silva, diretor-geral do Património Cultural, diz ao Dinheiro Vivo que este projeto será "um parceiro fundamental para que haja visitas físicas ao país". Com esta parceria, o responsável espera criar "uma interpretação de património que ultrapassa fronteiras, o que também nos interessa, ainda que a nossa missão seja Portugal".
Ao mesmo tempo, diz, a parceria com a Google vai permitir mostrar ao mundo que "Portugal é muito mais do que cinco ou seis locais", convidando "os fluxos de turistas para experiências menos conhecidas".
Os novos pontos de visita estão disponíveis em duas coleções: uma no Google Cultural Institute, que inclui locais como o Palácio Nacional de Sintra ou o Palácio de Queluz, e outra no Street View. As visitas virtuais estão também acessíveis a partir do Google Maps, bastando ao utilizador selecionar o local e clicar no ícone do Street View (pegman).
Estes são os 57 locais que pode visitar virtualmente:
Mosteiros
Mosteiro dos Jerónimos
Mosteiro da Batalha
Mosteiro de Alcobaça
Mosteiro de São Martinho de Tibães
Palácios
Palácio dos Duques de Bragança
Palácio do Marquês de Pombal
Palácio da Pena
Palácio Nacional de Mafra
Palácio de Monserrate
Palácio Nacional de Sitnra
Palácio Nacional de Queluz
Chalet da Condessa D'Edla
Jardins
Jardim Botânico Tropical de Lisboa
Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
Jardim da Cordoaria
Jardins do Palácio de Cristal
Jardins do Passeio Alegre
Jardim Botânico da Universidade de Lisboa
Jardim da Estrela
Recintos Desportivos
Estádio da Luz
Estádio Dom Afonso Henriques
Parques de Cidades
Jardins da Quinta da Regaleira
Jardins de Belém e Praça do Império
Parque Oriental da Cidade do Porto
Parque da Cidade de Guimarães
Parque da Cidade de Coimbra
Parque de São Roque
Parque de Santa Cruz
Parque da Bela Vista
Parque das Nações
Parque da Cidade do Porto
Parque dos Poetas
Castelos
Castelo de Guimarães
Castelo de Monsaraz
Castelo de Leiria
Castelo de Silves
Castelo de Marvão
Castelo de São Jorge
Castelo dos Mouros
Sé Catedral de Braga
Ruínas
Citânia de Briteiros
Ruínas de Conímbriga
Ruínas da Cidade Velha de Santa Luzia
Natureza e Vida Selvagem
Oceanário de Lisboa
Zoomarine
Parque Natural da Serra da Estrela
Parque Natural do Alvão
Parque Natural do Douro Internacional
Praias
Praia de São Martinho do Porto
Praia da Nazaré
Praia de Portimão
Praia de Viana do Castelo
Outros
Aldeia Histórica Piodão
Cabo da Roca
Baixa Pombalina
Vila de Óbidos

Fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

Hostel Português entre os mais elegantes da Europa



O jornal The Guardian, nomeou os dez hostels mais elegantes da Europa. E o Blue Boutique Hostel & Suites, no Estoril, integra a lista dos dez melhores.
Com cerca de um ano de existência, o Blue Boutique Hostel & Suites foi reconhecido pelo The Guardian, como um dos mais elegantes hostel da Europa.
Com uma localização privilegiada e vista sobre o Atlântico, o hostel português sobressai pela arquitetura e decoração, alvo de atenção e destaque por parte do jornal, "Este novo hostel obtém pontuações máximas na localização, com vista para o Atlântico no Estoril. Os quartos comuns parecem-se mais com um hotel do que com um hostel, tendo mobiliário elegante e objetos de arte artisticamente espalhadas."
Não é a primeira vez que o hostel obteve grande reconhecimento, à cerca de um mês recebeu o título de "Soberbo", o mais prestigiado prémio do Booking, .
Para além do hostel português também fazem parte da lista o Generator hostels em Paris, o WellnessHostel 4000 na Suiça, o Slo-living em Lyon, o Backstay Hostel Ghent na Bélgica, o Basecamp Bonn na Alemanha, o The Hat em Madrid, o Ecomama em Amesterdão, o Wombat"s em Londres e o Loft na Islândia.Fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

4 coisas que atraem os mosquitos (e as suas picadas)

Quem nunca se questionou porque é que umas pessoas são constantemente 'atacadas' pelos mosquitos e outras parecem ser ignoradas por estes insectos? 
A ciência debruçou-se sobre esta questão e o médico Michael Smith, no site WebMD, avança com quatro possíveis causas:
1. Hálito: Neste caso, não há rebuçado ou pastilha que o ajudem. Os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono que as pessoas expelem. As grávidas, os desportistas e quem tem mais peso são algumas destas pessoas, ou seja, têm uma maior probabilidade de serem picadas. 
2. Calor: O calor corporal também chama a atenção destes insectos. As pessoas que têm uma temperatura corporal mais elevada, como as grávidas ou os desportistas, são das ‘vítimas’ preferidas dos mosquitos.
3. Álcool: Um estudo científico comprovou que beber bebidas alcoólicas pode torná-lo mais ‘apetitoso’ para os mosquitos. 
4. Genética: Quanto a isto pouco se pode fazer – a não ser apontar o dedo aos seus pais. A sua componente genética pode ser importante quanto às picadas destes insectos. Contrariamente ao que se acredita, o seu tipo sanguíneo não tem qualquer influência.
Mas há coisas que pode fazer para evitar ser picado. Sabia que o anoitecer e o amanhecer são o ‘horário preferido' dos mosquitos? Nessas alturas, não se esqueça de pôr repelente e, se não tiver muito calor, opte por usar calças e camisas de manga comprida. 
 E há uma boa notícia: os mosquitos odeiam ventoínhas. Estes insectos são péssimos voadores e um estudo científico descobriu que este aparelho é mais eficaz que qualquer repelente.Fonte:http://www.sol.pt/