domingo, 31 de maio de 2015

Dez dicas para ter mais paciência com os filhos

Depois de um dia de trabalho, o regresso a casa devia ser sinónimo de lazer e descanso. No entanto, o fim do dia significa, para muitos pais, preparar o jantar, arrumar a casa, ajudar as crianças a fazer os trabalhos de casa, entre outras tarefas. Pais e mães chegam a casa depois de vários problemas laborais que fazem disparar os níveis de stress, bem como a intolerância para aceitar aquilo que foge ao desejado.
Paciência significa "capacidade de tolerar contrariedades, dissabores, infelicidades" e "sossego com que se espera uma coisa desejada" (segundo o dicionário online Priberam da Língua Portuguesa). Segundo especialistas em relações familiares, cada vez mais pais querem saber qual o "método" para ter mais paciência para a sua relação com os filhos. A especialista espanhola Cristina García diz que o primeiro passo para manter a tranquilidade em casa passa por aceitar que as crianças são crianças e que não são pessoas adultas, e deixa dez dicas que prometem aumentar a paciência dos adultos.
1. As crianças fazem coisas de crianças
Os mais pequenos não são adultos e, por isso, não têm as mesmas atitudes que as pessoas adultas. Não obedecer de imediato, querer mexer em tudo, questionar a autoridade dos pais e querer brincar sem parar para comer ou dormir são algumas das atitudes que fazem parte desta fase.
2. Precisam de atenção
As crianças necessitam de atenção a qualquer hora do dia e em qualquer lugar: seja na rua, em casa, na banheira, enquanto os pais falam ao telefone, arrumam a casa ou cozinham. E também precisam de atenção durante a noite, altura em que os adultos têm menos paciência, devido ao cansaço e à necessidade de repouso.
3. Têm necessidades diferentes das dos adultos
Enquanto os mais velhos precisam de descansar depois de um dia atarefado, as crianças precisam da atenção dos pais. As suas necessidades podem ser tão simples como brincar ou fazer perguntas.
4. Merecem respeito
Castigos, gritos ou atos de humilhação podem não ser a melhor solução para resolver conflitos. Estas atitudes podem fazer com que a criança se sinta inferior, refletindo-se não só no presente, como no futuro.
5. Não têm pressa
As crianças não têm pressa em comer. Nem em vestir-se, nem em caminhar, nem em crescer. A necessidade de fazer as coisas com rapidez tem origem nos adultos. E, segundo a especialista, mais pressa significa menos paciência.
6. Não precisam de fazer muitas coisas
Ao contrário dos adultos, as crianças não têm horários nem muitas tarefas a cumprir. Por isso, os mais pequenos necessitam de fazer as coisas ao seu ritmo. O stress e a falta de paciência estão relacionados com o excesso de coisas que os pais têm por fazer.
7. Não pensam em fazer bem as coisas
Os pais exigem (ou, pelo menos, esperam) que as crianças façam bem as coisas, como obedecer de imediato, arrumar os brinquedos, compreender os irmãos, comer tudo o que está no prato, tomar banho sem protestar e fazer corretamente os trabalhos de casa. Mas este tipo de expectativas é desenvolvido pelos pais, e não pelas crianças.
8. Precisam do tempo dos adultos
Os pais devem compreender que as crianças precisam de tempo e de dedicação. Quando os adultos não se recordam disso, a incompreensão e a falta de paciência começam a surgir.
9. Requerem amor incondicional
A condição de ser pai exige amor incondicional. As demonstrações de afeto ocorrem, muitas vezes, ao ver o sorriso dos mais pequenos. Os mesmos que às vezes fazem com que perca a paciência.
10. Os pais também precisam dos filhos
Pais e mães precisam dos filhos para abrir o coração, brincar, cantar e dançar. Ser mais flexível e carinhoso não significa que deixe de ser um adulto responsável.

fonte: http://visao.sapo.pt/d

Funcionário fotografado a reparar avião da Easyjet com fita adesiva

Um passageiro da Easyjet tirou uma fotografia, onde se pode ver um funcionário a colocar fita adesiva no aparelho, pouco tempo antes deste levantar voo.
A imagem, tirada do interior do avião, tornou-se viral depois de ter sido partilhada no Twitter. Pode ver-se um homem, com um colete reflector, em cima de um escadote, a colocar fita adesiva na parte exterior do motor.
“É sempre preocupante quando a Easyjet está a pôr fita adesiva no avião”, escreveu o utilizador @adtomwood, na publicação que data de 29 de Maio.

A página oficial da Easyjet no Twitter respondeu ao tweet, referindo que a colocação de fita adesiva naquele local deve-se apenas a efeitos estéticos, não comprometendo a segurança do avião.
Este produto foi depois identificado como um tipo de fita adesiva apenas utilizado para pequenas reparações em aviões e carros de corrida até que se arranje uma solução definitiva, explica o IndependentFonte:http://www.sol.pt/

sábado, 30 de maio de 2015

Risco de obesidade é 65% maior para quem casa antes de ir para a faculdade

Quem casa antes de ir para a faculdade corre mais risco de se tornar obeso, segundo uma pesquisa norte-americana. Isso ocorre porque as pessoas tendem a comer mais e fazer menos exercícios depois de subir ao altar.

De acordo com investigadores da Universidade de Michigan, ter um diploma universitário é algo que tem sido associado a níveis mais baixos de obesidade. No entanto, o professor Richard Miech, principal autor, diz que esse benefício não é válido para quem casou antes de conseguir o diploma.
O trabalho indica que essa parcela da população teria um risco 65% maior de se tornar obeso, mais tarde, em comparação com quem casa depois de terminar a faculdade.
O estudo, publicado no Journal of Health and Social Behavior, acompanhou quase 14.000 pessoas dos 11 aos 28 anos, em média. Todos tiveram o seu IMC (Índice de Massa Corporal) comparados antes e depois da formatura, assim como antes e depois do casamento. Os resultados foram divulgados no jornal britânico Daily Mail.
Uma das explicações para o facto, segundo o autor, é o salário mais baixo dos universitários que decidem pelo matrimónio – é preciso dividir o tempo entre o trabalho e a faculdade, e ainda pagar as contas e cuidar da casa. Nessa situação, torna-se difícil investir no ginásio e em comida saudável. E, mais tarde, quando a condição económica começa a mudar, já os maus hábitos estão instalados.Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/

Esta tartaruga é a prova viva de que temos de parar de poluir os rios

Esta tartaruga é a prova viva de que temos de parar de poluir os rios
Peanut (e não ‘Peaner’...). Este é o nome de uma tartaruga que durante pelo menos 10 anos viveu em agonia devido aos maus hábitos humanos.
Ainda pequenina, ficou presa numa rede de plástico para latas de cerveja. O seu corpo continuou a crescer e começou a deformar devido à pressão daquele pedaço de lixo.
Não se tratava apenas de um problema estético. A tartaruga não só sofria naquela prisão de plástico, como a rede lhe dificultava os movimentos, tornando-a mais vulnerável a predadores.
Peanut foi encontrada em 1993 num rio do estado norte-americano do Missouri e finalmente tratada por funcionários dos serviços de protecção do ambiente, que cortaram a rede.
O corpo desta tartaruga nunca irá recuperar a sua forma natural, mas Peanut está agora em cativeiro, a salvo de predadores. E é agora a mascote de uma campanha norte-americana contra a poluição fluvial.
As imagens de Peanut tornaram-se virais através das redes sociais, e os ambientalistas esperam que o impacto positivo que tiveram nos Estados Unidos se possa replicar no resto do mundo.Fonte:http://www.sol.pt/

Quatro em cada 10 franceses admitem não tomar banho diariamente

Um estudo de um organismo de estatística de França, o BVA, concluiu que quatro em cada 10 franceses não tomam banho todos os dias e 11% apenas utiliza o chuveiro de três em três dias, escreve o Daily Mail.
Há até alguns franceses (homens e mulheres) que admitem apenas tomar duche uma vez por semanas. Apenas menos de dois terços da população tomam um banho diário.
A directora de uma grande empresa de Artigos de higiene francesa diz que o país tem dificuldade em aceitar que existe ‘falta de higiene e que esta está ligada a problemas de saúde”. “O simples acto de lavar as mãos depois de ir à casa de banho é automático em alguns países, mas em França sempre subestimámos este hábito”, revela Virginia Mallet.
Mesmo assim os números são menos trágicos que os britânicos. No Reino Unido, um estudo só sobre hábitos das mulheres revelou que 80% das britânicas não toma banho diariamente.Fonte:http://www.sol.pt/

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dez dicas e truques para aprender qualquer idioma

Matthew Youlden fala nove idiomas fluentemente e entende, pelo menos, mais de 12. Trabalha num escritório em Berlim e é recorrente vê-lo em acção a utilizar as suas ferramentas, trocando de idioma como um camaleão muda de cor. Chega até a ser difícil perceber que é britânico.


Se quiser ser bilingue (ou poliglota), Matthew deixa os seguintes conselhos…
1. SAIBA PORQUE QUER FAZÊ-LO
Parece óbvio mas se não tiver uma boa razão para aprender um idioma, haverá menos probabilidades de se manter motivado durante a longa caminhada. Querer impressionar quem fala inglês com o seu francês não é uma boa razão: já, querer conhecer um francês ou uma francesa no seu próprio idioma, é algo completamente diferente. Não interessa o motivo, uma vez que decidiu aprender um idioma, é fundamental manter-se firme na sua decisão.
2. MERGULHE DE CABEÇA
Vez a promessa. E agora, como fica? Como continuar? Há uma forma certa, um caminho apropriado para aprender? Matthew recomenda a abordagem máxima de 360°: não importa quais as ferramentas que usar, é fundamental praticar o seu novo idioma todos os dias. «Tenho uma tendência de querer absorver o máximo possível no início. Assim, se estiver a aprender algo eu mergulho na aprendizagem e tento usar o que estou a aprender sempre que posso e todos os dias. Conforme os dias passam, tento pensar, escrever e falar comigo mesmo neste idioma. Para mim é preciso colocar em prática a nova língua - seja escrevendo um e-mail, a falar sozinho, ouvindo música, ouvindo rádio. Envolver-se, mergulhar na nova cultura é extremamente importante.»
A melhor forma de falar um idioma é fazer com que as pessoas falem consigo. Ser capaz de ter uma simples conversa com alguém é uma enorme recompensa para si mesmo. Atingir metas como essas no início tornará mais fácil a tarefa de manter-se motivado e continuar a praticar.
3. ENCONTRE UM PARCEIRO
Matthew aprendeu vários idiomas junto com o seu irmão gémeo Michael (eles decifraram o seu primeiro idioma estrangeiro, o grego, quando tinham apenas oito anos). Matthew e Michael ou os «irmãos super-poliglotas», ganharam os seus superpoderes através de uma saudável rivalidade entre irmãos. «Estávamos sempre muito motivados e ainda estamos. Provocamo-nos constantemente, praticamente empurramos um ao outro para conseguirmos atingir a meta. «Acho que essa é uma forma muito boa de aprender. Ter alguém com quem você possa falar é a ideia atrás da aprendizagem de um idioma.»
4. CONCENTRE-SE NAQUILO QUE É IMPORTANTE
Se fizer da conversação o seu objectivo desde o início, provavelmente não se ficará pelos livros didáticos. Assim, conversar com pessoas que falam esse idioma será a parte mais relevante do seu processo de aprendizagem.
5. DIVIRTA-SE COM A APRENDIZAGEM
Usar o seu novo idioma é, de qualquer forma, um acto criativo. Os irmãos super-poliglotas praticavam o seu grego compondo e gravando músicas. Pense em algumas formas divertidas de praticar o seu novo idioma: faça um programa de rádio com um amigo, desenhe BD, escreva poemas ou simplesmente fale, fale e fale o máximo que puder. Se não conseguir descobrir uma forma de se divertir com o seu novo idioma, é possível que não esteja a seguir o passo número quatro.
6. TORNE-SE NUMA CRIANÇA NOVAMENTE
Isto não quer dizer que comece a desatar a gritar, a ter ataques de choro ou a colar comida nos cabelos, mas sim, que deve tentar aprender da mesma forma que as crianças aprendem. A ideia de que crianças aprendem melhor do que os adultos tem provado ser apenas um mito. Novas pesquisas não puderam encontrar uma ligação dirceta entre idade e habilidade para aprender. A chave para aprender tão rápido como as crianças deve estar simplesmente em agir, em certas situações, da mesma forma que elas agem: por exemplo, a espontaneidade em falar aquilo que lhes vem à cabeça, a forma como brincam com tudo, inclusive com o idioma e a inexistência de bloqueios. As crianças, normalmente, não têm medo de dizer palermices quando falam. Aprendemos a errar. No caso das crianças espera-se que cometam alguns erros, já no caso dos adultos, isso parece ser um tabu. Pense em como é mais fácil ouvir de uma pessoa adulta, “Eu não sei”, do que, “ Eu ainda não aprendi isso” (Eu não sei nadar, eu não sei conduzir, eu não sei falar espanhol). Ser visto a errar (ou a tentar acertar) é um tabu social que não atinge as crianças. Aprender um idioma admitindo que não sabe tudo (e que isso não é um problema) é a chave para se desenvolver e ser livre. Por conseguinte, esqueça as suas inibições do mundo adulto.
7. SAIA DA SUA ZONA DE CONFORTO
Boa vontade para cometer erros significa estar preparado para se colocar em situações embaraçosas. Pode suscitar receio, mas é a única maneira de progredir. Não interessa o quanto se aprende, não irá conseguir falar um idioma sem se mostrar: fale com estrangeiros na sua língua materna, pergunte pelo caminho, peça a comida no restaurante, tente contar uma piada. Quanto mais vezes fizer isso, maior se tornará a sua zona de conforto. «No início, irá encontrar dificuldades, talvez com a pronúncia, a gramática, a sintaxe, ou não conseguirá realmente entender as palavras. Mas acho que o mais importante é estar sempre a desenvolver essa sensibilidade. Todo o falante nativo tem uma sensibilidade para a sua língua materna e isto é o que faz dele um falante nativo - a capacidade de fazer do idioma o seu próprio idioma.»
8. OUÇA COM ATENÇÃO
Para aprender a desenhar é preciso primeiro aprender a olhar, a observar. Da mesma forma, é preciso primeiro aprender a escutar para depois aprender a falar. O som de qualquer idioma parece meio estranho quando escutado pela primeira vez. Assim, quanto mais contacto tiver com esse idioma melhor. Os sons tornar-se-ão cada vez mais familiares e, assim, será mais fácil falá-lo corretamente.
9. OBSERVE AS PESSOAS A FALAREM
Idiomas diferentes exigem diferentes movimentos da sua língua, lábios e garganta. A pronúncia é muito mais um processo físico do que mental. «Uma forma de treino - e isso pode parecer estranho - é realmente olhar uma pessoa enquanto ela está a pronunciar aquele som que não consegue produzir e tentar imitar esse som o máximo de vezes que você puder. Confie, vai parecer difícil no começo, mas irá conseguir. Na verdade, a pronúncia é bastante fácil de alcançar correctamente; é só treinar.» Se não puder observar um falante nativo ao vivo e a cores, assistir a filmes estrangeiros ou à televisão pode ser um bom substituto.
10. FALE SOZINHO
Não há problema algum em falar sozinho quando não tem ninguém para conversar. «Pode parecer muito estranho mas, na verdade, falar sozinho no idioma é uma forma excelente de praticá-lo se você não pode utilizá-lo o tempo todo.» Esse método pode manter novas frases e palavras na sua mente e ajudá-lo a melhorar a sua confiança na próxima vez que você conversar com alguém.
 (Bónus) RELAXE!
Não chateará as pessoas se não falar bem o idioma delas. Se começar uma conversa a dizer «Estou a aprender e gostaria de praticar», a maioria das pessoas será paciente, encorajando-o.


Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/n

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Método curioso usa soma para fazer subtracções

Método curioso usa soma para fazer subtracções


A série MinutePhysics foi sempre uma mina de ouro de factos interessantes e explicações científicas. Mas prepare-se para ficar alucinado desta vez: neste vídeo, Henry Reach explica uma forma alternativa para fazer contas de subtracção: somando.


Funciona assim: faça nove menos cada um dos algarismos do número que estiver a subtrair (excepto o algarismo da unidade, o último da direita; esse irá subtraí-lo por 10). Depois, pegue o número que encontrou e some ao outro número. Descarte o primeiro algarismo do resultado e pronto, tem a diferença da primeira subtração.
A técnica chama-se método dos complementos e é como as calculadoras mecânicas, projectadas apenas para somar, fazem para realizar subtracções. É também semelhante ao método que computadores usam em base binária.
Parece complicado no começo, mas é porque estamos acostumados à forma tradicional que aprendemos na escola. Depois de ver este vídeo algumas vezes, o método fica mais fácil. Não tem uma aplicação muito prática, a não ser que tenha sérios problemas com o método mais comum de pegar emprestado do algarismo ao lado.


Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/

6 dicas para ter um bronzeado perfeito (e saudável)

“Estás tão bronzeada! Ficas com um ar muito mais saudável”. Ouvimos muitas coisas deste género durante o Verão, mas a verdade é que o nosso bronzeado nem sempre é saudável.
Não basta ficar seis horas deitada numa toalha a apanhar sol para ficar com uma pele bronzeada e saudável. A revista Visão fez uma lista com alguns truques para ficar com o bronzeado perfeito:
1)Esfoliar a pele (faça-o dois dias antes da exposição ao sol);
2) Consumir alimentos antioxidantes (um copo de sumo de laranja por diz, por exemplo);
3) Evite queimaduras e escaldões (não apanhe sol nas horas de maior calor e use sempre protector solar);
4) Coma cenouras (de acordo com a “Evolution and Human Behaviour”, as pessoas que comem mais frutas e legumes conseguem uma cor mais dourada);
5) Use um ‘after sun’ (é importante ter a pele sempre nutrida e hidratada);
6) Beba água (Lá está, é importante ter a pele sempre hidratada).Fonte:http://www.sol.pt/

Como uma simples SMS pode bloquear o seu iPhone



Se receber uma mensagem, via iMessage ou SMS, e o seu iPhone bloquear e se desligar sozinho, então terá sido vítima do mais recente "bug" que a Apple ainda não resolveu. Descoberto esta semana, o "bug" é acionado por uma mensagem em carateres árabes e símbolos que causa o reinício do telemóvel e impede o funcionamento das aplicações.
Depois de receber a mensagem, nem sequer conseguirá abrir a pasta das Mensagens, visto que o telemóvel torna a bloquear.
De acordo com o site MacRumors, o problema afeta os aparelhos com a versão 8.3 do iOS, mas também poderá afetar outras versões mais antigas.
As possíveis soluções encontradas pelos afetados passam por truques simples que parecem desbloquear o aparelho: responder à mensagem infetada, pedir a alguém que envie uma nova mensagem ou enviar uma mensagem a si mesmo através da app Siri, o que terá o efeito de afastar a mensagem maliciosa do ecrã. Também funciona utilizar as Notas, escrever qualquer mensagem e utilizar a opção de "partilhar" para enviar para si mesmo e, de novo, desbloquear o aparelho.Fonte:http://www.dinheirovivo.pt/b

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Faça do escritório o seu ginásio. Pela sua saúde

O trabalho é tanto que fica sem tempo para ir ao ginásio? Desculpas. Saiba que até no escritório é possível fazer exercício físico. É bom para a saúde e, claro, para a produtividade.
Há inclusivamente quem defenda que estar sentado 8 horas a fio é tão prejudicial quanto fumar. Vários são os terapeutas que aconselham exercícios para compensar as horas intermináveis em frente do computador e evitar doenças como má circulação, dores nas costas, entre outras.
Inspirado em várias fontes e artigos sobre a especialidade (LifeHack,Forbes ou Live Strong.com), o Dinheiro Vivo deixa-lhe aqui um esquema de 12 exercícios simples que deve ser feito nas pausas de 10 minutos, duas vezes por dia, pelo menos...
BRAÇOS
1. Sentado na cadeira com as costas direitas e as pernas perpendiculares, coloque as mãos primeiro à frente (10 a 20 segundos, repetindo 2 vezes).
2. De pé, estique os braços acima da cabeça durante 10 a 15 segundos.
3. Ainda de pé, com os braços cruzados atrás da nuca, inclinar o tronco durante 8 a 10 segundos para o lado esquerdo e direito.
4. Voltar a colocar os braços esticados acima da cabeça durante 15 a 20 segundos.
REGIÃO LOMBAR
5. Com os braços ao longo do corpo, escolher os ombros durante 3 a 5 segundos (repetir 3 vezes).
6. Com as mãos atrás das costas, por a mão esquerda a puxar a direita e vice-versa (10 a 12 segundos para cada braço).
7. Com as mãos em posição de oração, puxar para baixo durante 10 segundos;
8. Com as palmas das mãos juntas em oração para baixo, fazer a mesma força para baixo durante 10 segundos.
POSTURA GERAL
9. Sentado na cadeira, elevar o braço direito e baixar o esquerdo e vice-versa, durante 8 a 10 segundos de cada lado.
10. Sentado de perna traçada, fazer girar o troco para um lado e esticar a perna dominante para o lado oposto. Trocar de perna e fazer o mesmo movimento, durante 8 a 10 segundo para cada lado;
11. Sentado na cadeira, colocar as mão atrás nas ancas, projetando o troco e cabeça para a frente (como fazem os forcados que pegam o touro de caras). Fazer este exercício duas vezes durante 10 a 15 segundos.
12. Por fim, de pé, com os braços ao longo do tronco sacudir as mãos durante 8 a 10 segundos.
Os exercícios podem tornar-se mais complicados à medida da exigência do seu executante. Como esta Periodic Table of Bodyweight Exercises, uma espécie de tabela de exercícios sem aparelhos. Embora vise a perda de peso, alguns destes exercícios podem servir de inspiração para o escritório.

E lembre-se, de acordo com um estudo recente da Universidade de Utah (EUA), aconselha-se a prática de atividades leves, como caminhar, dois minutos em cada hora. Desta forma, reduz em 33% o risco de morte por doenças associadas ao sedentarismo - como cancro do cólon, da mama, do endométrio e dos pulmões, sem esquecer os problemas de coluna.Fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

Mulheres copiam mais nos exames do que os homens

Dados de um inquérito a 4.028 estudantes de todo o país revelam que "efetivamente as raparigas apresentam uma propensão à cópia em exame superior à dos rapazes, com 63,3% das alunas a admitir ter copiado em exame contra 54,9% dos alunos", avançou à agência Lusa Aurora Teixeira, professora na Faculdade de Economia da Universidade do Porto e investigadora do Observatório de Economia e Gestão e Fraude (OBEGEF), que liderou o estudo científico.

"As meninas revelam-se mais prevaricadoras no que diz respeito à cópia em exame e nomeadamente na cópia pelo colega do lado", referiu a especialista, explicando que apesar de as mulheres estarem sobrerepresentadas na amostra (68,8%), os dados da propensão à cópia e outros comportamentos desviantes estão em termos relativos.
O estudo/inquérito revela também que são as mulheres que mais pedem para assinar as aulas por si aos colegas.
Segundo explicou a investigadora, normalmente são os homens, por terem caráter de maior risco, que aparecem na literatura como sendo os mais prevaricadores, mas no novo estudo "Integridade Académica em Portugal" tal não aconteceu.
O estudo revela também que o copianço tanto é admitido por estudantes com inclinação religiosa (62,1%) como por estudantes sem inclinação religiosa definida (58,2%). "Não há diferenças significativas entre estudantes de acordo com a sua inclinação religiosa ou falta dela", disse a investigadora.
Em termos das classificações, são os estudantes com mais baixas classificações que têm maior propensão a cometer fraude académica.
Um outro dado a destacar é o facto de a reciclagem de trabalhos de uma disciplina para outra ter maior prevalência em estudantes com melhores médias. O facto explica-se porque os estudantes que têm boas notas nos trabalhos tendem a reciclá-los para outras disciplinas, considerou Aurora Teixeira.
Quarenta por cento (dos estudantes inquiridos admite ter pedido a colegas para assinar por si na aula (as presenças na aula) e a maioria deles são os "estudantes dirigentes associativos" (65,1%) e não os estudantes trabalhadores (21,9%)", como se poderia pensar, acrescenta a investigadora Aurora Teixeira.
O estudo intitulado "Integridade Académica em Portugal" está distribuído por graus de ensino - desde a licenciatura (1.º ciclo), mestrado integrado e mestrado (2.º ciclo), até ao doutoramento (3.º ciclo) e pós-graduações -, abarcando escolas e subsistemas universitário e politécnico e ensino público e o privado.
O objetivo do estudo científico foi "caracterizar a situação portuguesa dos estudantes inscritos no ensino superior no que se refere aos diversos comportamentos e condutas desviantes em termos académicos, designadamente cópia em exames e plágio", revela também que são as mulheres que mais pedem para assinar as aulas por si aos colegas.
O inquérito foi transversal, pois houve inquiridos nas várias áreas de estudo, que vão desde as ciências sociais, passando pelas artes e humanidades, até às engenharias.
A investigadora considera que há "regras apertadas" no ensino superior português sobre os comportamentos fraudulentos nas universidades e salvaguardou que existem "sanções relativamente fortes". No entanto, a especialista considera que a vida académica, que classifica de "muito burocrática", devia ser mais "simples" e mais "célere" para ser mais eficaz.
A investigadora defende que as boas práticas no ensino superior e os códigos de conduta e ética devem ser defendidos e aplicados não só pelos professores, mas também pelos estudantes.
O inquérito foi implementado em março e abril deste ano.Fonte:http://www.jn.pt/

domingo, 24 de maio de 2015

Sete hábitos que reduzem o risco de ter cancro

Ninguém está livre de ser atingido por uma das doenças mais temidas de sempre e os estudos recentes dizem mesmo que uma em cada duas pessoas passará por algum tipo de cancro ao longo da vida. Mas sabe-se que existem hábitos que podem aumentar e outros diminuir o risco de desenvolver doença oncológica. Estes são sete conselhos do World Cancer Research Fund essenciais para reduzir as hipóteses de enfrentar um cancro.
1 – Tenha pelo menos três dias livres de álcool durante a semana. Há hoje provas científicas de que o álcool em doses reduzidas pode diminuir o risco de doença cardíaca. Porém, não traz qualquer benefício para a prevenção do cancro. Aliás, está provado que o álcool pode ser a causa directa de cinco tipos de cancro, incluindo do cólon e da mama.
2 – Faça as limpezas lá de casa ou vá ao ginásio. Manter-se activo e fazer exercíciuo regularmanete traz vantagens imediatas na prevenção de muitos tipos de cancro. Se não tem tempo de ir ao ginásio ou fazer exercício ao ar livre, dedique-se às tarefas domesticas. Para queimar 200 calorias – o equivalente a meio litro de coca-cola, três bolachas digestivas ou 16 batatas fritas – uma mulher de 60 quilos precisa de engomar durante 1 hora e 22 minutos, aspirar durante 57 minutos, andar uma hora ou praticar ioga durante 1 hora e 16 minutos.
3 – Não coma carne durante um dois dias por semanas. Está provado que o consumo de carne vermelha aumenta o risco de cancro, principalmente do intestino. Pior que isso, só mesmo as carnes processadas como fiambre, bacon e salsichas. Quando a carne é conservada por processos industriais (fumada, curada ou salgada) ou por adição de substâncias como sulfitos aumenta o risco de contrair cancro. Pelo menos durante um ou dois dias por semana elimine a carne e faça do peixe ou vegetais os protagonistas das refeições.
4 – Aposte nos vegetais e leguminosas. Coma cereais integrais, leguminosas e vegetais. São baixos em calorias e ricos em fibras, o que ajuda a não engordar e reduz o risco de cancro digestivo. Encha dois terços do seu prato com vegetais, massa ou arroz integral, lentilhas ou feijão, e um terço ou menos com carne magra ou peixe.
5 – Elimine os refrigerantes e sumos com açúcar. Prefira a água ou sumos naturais, pois o açúcar tem consequências graves para a sua saúde e aumenta o risco de doença oncológica, principalmente se tiver excesso de peso.
6 – Seja o seu próprio pasteleiro. Em vez de comprar bolos e pastelaria industrial prefira as versões caseiras se não pode mesmo passar sem consumir bolos ou bolachas. Se usar farinha integral melhor ainda.
7 – Descubra uma actividade física que lhe dê prazer. Seja dançar, correr ou nadar, o que interessa é que goste e que cumpra. O ideal é praticar exercício meia hora por dia no mínimo.Fonte:http://www.sol.pt/

sábado, 23 de maio de 2015

Os 7 sintomas mais embaraçosos que não devemos ignorar

Por vezes ocorrem mudanças no nosso organismo que tentamos ignorar. No entanto, é importante prestar atenção a certos sintomas… por mais embaraçosos que sejam. 
O site Healthista fez uma lista com esses mesmos sintomas. São eles:
Suor em excesso
As pessoas suam cerca de um litro de água por dia. No entanto, cerca de três em cada 100 produzem até 10 vezes mais suor que o normal. Isto pode querer dizer que as glândulas sudoríparas estão constantemente a ‘trabalhar’. Essa doença chama-se hiperidrose e as causas podem variar entre infecções e disfunções hormonais.
Dores ao defecar
Este pode ser o resultado de não defecar frequentemente ou de o fazer com muita frequência. Muitas vezes pode estar relacionado com o aparecimento de hemorróidas ou dores intestinais frequentes. 
Mudanças nos mamilos
Em alguns casos, os mamilos começam a libertar um líquido. Noutros, há uma mudança de pele ou uma inversão na forma do mamilo. Existem várias explicações para estes fenómenos: Se estiver a amamentar, estes sintomas podem estar relacionados com o excesso de produção de uma hormona chamada prolactina; Se não for esse o caso, podem existir outras explicações, como a reacção a certos medicamentos, problemas na tiróide ou nos rins. Se estes não forem rapidamente resolvidos podem levar a problemas de fertilidade ou contribuir para o desenvolvimento de osteoporose.
Odor vaginal anormal
Se começar a sentir que a sua vagina tem um odor anormal, isto pode significar que está a ocorrer um crescimento excessivo de bactérias nesta zona. Esta doença chama-se vaginose bacteriana e costuma surgir durante a idade fértil de uma mulher. Normalmente não provoca o desenvolvimento de outras doenças, mas a vaginose bacteriana pode, no caso de uma grávida, acelerar o momento do parto. Está também associada ao desenvolvimento de infecções sexualmente transmissíveis e inflamações na região pélvica. 
Dores de barriga
Às vezes são ‘inofensivas’ (quando comemos ou bebemos demasiado), mas noutras alturas são um sinal de que algo não está bem. Se este problema surgir associado a outros sintomas, como a necessidade de urinar ou defecar com uma maior frequência ou dores abdominais, deve consultar o médico rapidamente, pois pode estar com um problema chamado doença celíaca (uma doença auto-imune).
Incontinência
Muitas mulheres acabam por verter alguma urina após terem feito exercício físico, especialmente depois de terem realizado uma corrida. Aqui pode estar em causa o excesso de pressão abdominal. No entanto, a incontinência pode também estar relacionada com o facto de a bexiga estar a ‘trabalhar demais’, com níveis de stress muito altos, a toma de certos medicamentos, músculos pélvicos fracos ou infecções urinárias.
Perda de libido
Este problema pode estar relacionado com questões físicas, psicológicas ou sociais. Em causa podem estar alterações hormonais ou problemas mentais, como a depressão. Pode também estar associado ao aparecimento de outros sintomas, como a dificuldade em adormecer, dores de corpo e mudanças de humor.Fonte:http://www.sol.pt/

Por que dormimos?

Novas pesquisas vêm mostrando por que dormimos e o que ocorre conosco enquanto fazemos isso



Dormir é essencial para nossas vidas. Mas, se pararmos para pensar, o sono é uma coisa estranha.

No final de cada dia, ficamos inconscientes e paralisados. Dormir tornava nossos ancestrais vulneráveis a ataques por animais selvagens, por exemplo. Então, esse processo arriscado, universal entre mamíferos e outros grupos no reino animal, deve oferecer algum tipo de vantagem em termos evolutivos.

Recentemente, pesquisas nessa área trouxeram revelações fascinantes sobre por que dormimos e o que acontece quando o fazemos.

Por que dormimos?

Leia Também: É possível trocar noite de sono por dez cochilos diários de 20 minutos? 

Os cientistas não sabem ao certo. Em linhas gerais, pesquisadores acreditam que dormimos para permitir que nossos corpos, e especialmente nossos cérebros, possam se recuperar. Recentemente, especialistas conseguiram descobrir alguns dos processos que o sono envolve.

Durante o dia, novas experiências vividas fazem com que células no cérebro construam conexões com outras partes do cérebro. Quando dormimos, parece que conexões importantes são fortalecidas e outras, não importantes, são reduzidas.

Leia Também: É possível viver sem dormir? 

Experimentos com ratos revelaram que o processo de fortalecimento e de redução das conexões acontece principalmente durante o sono.

O sono também é uma oportunidade importante para que dejetos sejam eliminados do cérebro.

Leia Também: Cinco formas de usar a luz a seu favor e dormir melhor 

Um grupo liderado pela professora Maiken Nedergaard, do Medical Centre da University of Rochester, em Nova York, Estados Unidos, encontrou uma rede de canais microscópicos, repletos de fluidos, que retira dejetos químicos do cérebro de ratos.

A pesquisa de Nedergaard foi publicada em 2013. Na ocasião, ela disse à BBC que esse processo ocorre principalmente quando o cérebro está "fechado" - ou durante o sono.

"É como quando você faz uma festa em casa. Você pode entreter os convidados ou limpar a casa, mas não pode fazer os dois ao mesmo tempo."

Deficit de sono

Aparentemente, o deficit de sono altera a forma como os genes nas células do corpo se comportam. Pesquisadores da University of Surrey, em Guildford, Inglaterra, disseram que genes envolvidos em processos inflamatórios parecem ficar mais ativos nessas circunstâncias.

O pesquisador Malcolm von Schantz, envolvido no estudo em Surrey, disse que os genes respondem à situação como se o corpo estivesse sob estresse.

Von Schantz especulou que, em um passado distante, em períodos de estresse, os corpos dos nossos ancestrais se preparavam para possíveis ferimentos ativando os genes associados a inflamações, criando um escudo protetor contra os efeitos de ataques de animais ou inimigos humanos.

(Hoje, esse mecanismo) "coloca o corpo em alerta para um ferimento, mas nenhum ferimento acontece."

"Isso poderia ajudar a explicar os vínculos entre privação de sono e resultados negativos para a saúde, como doença cardíaca e acidentes vasculares", acrescentou Von Schantz.

Ou seja, em tempos modernos, preparar-se para um ferimento que nunca acontece não traz benefícios - na verdade, a resultante ativação do sistema imunológico poderia aumentar os riscos de doenças.

Perda de cognição

A expressão "dormindo acordado" pode ser apropriada para descrever o que acontece no cérebro quando você sente que não está conseguindo pensar direito.

Pesquisas indicam que partes do cérebro humano podem estar adormecidas em pessoas que não tiveram horas suficientes de sono.

Estudos com baleias e golfinhos mostram que, quando dormem, eles continuam a usar a metade de seus cérebros para nadar e para subir à superfície para respirar.

Um estudo com pacientes humanos mostrou que algo similar ocorre em nossos cérebros. À medida que foram progressivamente privados de sono, partes de seus cérebros, quando acordados, foram ficando inativas.

E não é só isso. As áreas de sono vão se alternando dentro do cérebro. Portanto, embora achemos, quando vamos para a cama, que a passagem do estado de vigília para o estado adormecido ocorra abruptamente, é bem possível que o processo seja contínuo.

Por que sonhamos?



Nova máquina pode ajudar cientistas a entenderem o propósito de sonhar

É uma questão que grandes psiquiatras, entre eles Carl Jung e Sigmund Freud, tentaram responder ao longo da história.

Mais recentemente, uma equipe do ATR Computational Neuroscience Laboratories, em Kyoto, no Japão, começou a fazer investigações com o uso de uma máquina que "lê" sonhos.

A equipe submeteu voluntários adormecidos a exames de ressonância magnética e gravou os padrões de onda em seus cérebros. Após um certo período, os voluntários foram acordados e a equipe lhes pediu que descrevessem seus sonhos.

Com base nas descrições, os especialistas fizeram uma lista de 20 categorias de sonhos, como por exemplo casa, rua, homem, mulher, prédio ou tela de computador. Depois, compararam as categorias ao padrão de atividade na área do cérebro responsável por processar informação visual. A equipe disse ter ficado abismada ao constatar que havia relação entre temas e áreas do cérebro ativadas. A relação era tão óbvia que os especialistas foram capazes de dizer, com 80% de precisão, em qual das 20 categorias o sonho do paciente se encaixava (com base nos padrões de onda observados).

O instrumento usado ainda é pouco preciso, mas é possível que esse seja o primeiro passo na criação de uma técnica que nos permita investigar, em maior detalhe, o que acontece nos nossos sonhos, ajudando pesquisadores a entender melhor as razões pelas quais sonhamos.

Vida moderna



Pressões da vida contemporânea vêm alterando nossos padrões de sono

Vários estudos demonstraram que a lâmpada elétrica produziu mudanças nos hábitos de dormir das pessoas, alterando a hora de irem para a cama e levando-as a dormir menos horas. Em média, vamos para a cama e acordamos duas horas mais tarde do que a geração anterior.

Em 2008, os US Centres for Disease Control (Centros dos Estados Unidos para Controle de Doenças) disseram que um terço (33%) dos trabalhadores adultos nos Estados Unidos dormem menos do que seis horas por noite. Há 50 anos, cerca de 3% dormiam menos de seis horas.

Um outro estudo, feito posteriormente, disse que quase a metade de todos os trabalhadores em regime de turnos dorme menos de seis horas por noite no país.

E uma investigação feita pelo professor Charles Czeisler, da Harvard Medical School, em Boston, Estados Unidos, constatou que pessoas que leem livros eletrônicos antes de dormir demoram mais tempo para adormecer, apresentam níveis reduzidos de melatonina (hormônio que regula o relógio interno do organismo) e são menos alertas pela manhã.

Quando o estudo foi publicado, ele disse: "Nos últimos 50 anos, houve um declínio na qualidade e na média de duração do sono".

"E como cada vez mais pessoas optam por usar aparelhos eletrônicos para leitura, comunicação e entretenimento - particularmente crianças e adolescentes, que já vivenciam perda significativa de sono - é urgente que se façam pesquisas epidemiológicas para avaliar as consequências, a longo prazo, desses aparelhos sobre a saúde e a segurança".

Muitas pessoas mantêm o celular ligado em seus quartos durante a noite, o que aumenta os riscos de que seu sono seja interrompido.

Alimentos como toucinho, queijo, castanhas e vinho tinto também podem atrapalhar o sono.

Muitos estudos encontraram associações entre a diminuição na quantidade de sono e obesidade, diabetes, depressão e redução na expectativa de vida.

Baependi, MG

No entanto, alguns especialistas - como o pesquisador James Horne, da Loughborough University, em Loughborough, Reino Unido - dizem que há um certo exagero nessa discussão.

"Apesar de serem significativas do ponto de vista estatístico, as alterações são provavelmente pequenas demais para merecer interesse clínico", disse Horne à BBC.

"A maioria dos adultos saudáveis dorme menos do que as tão faladas oito horas e o mesmo acontecia com os nossos avós"

"Nossa média de sono caiu menos de dez minutos nos últimos 50 anos. Qualquer obesidade e suas consequências para a saúde atribuíveis a pouco sono são observadas apenas nas poucas pessoas que dormem somente cinco horas. Nesses casos, o ganho de peso é pequeno - por volta de 1,5 kg - o que é facilmente corrigido por uma dieta melhor e 15 minutos de caminhada robusta por dia - em vez de uma hora extra de sono", argumentou o especialista.

Nos últimos dez anos, uma equipe de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da University of Surrey vêm monitorando a saúde dos moradores da pequena cidade de Baependi, no sul de Minas Gerais. Com 18 mil habitantes, a cidade permanece imune a certos aspectos da modernidade. Por exemplo, muitos dos seus moradores acordam e vão dormir cedo.

Ao final do estudo, a equipe espera poder entender melhor a relação entre sono e saúde.Fonte:http://noticias.uol.com.br/