sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Toxina produzida por vespa mata células de cancro

O veneno de uma vespa brasileira, Polybia paulista, contém uma poderosa toxina que mata células de cancro, sem danificar as células saudáveis. Agora, um grupo de cientistas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de Leeds, em Inglaterra, descobriu exactamente como a toxina, chamada MP1, consegue abrir buracos exclusivamente nas células cancerígenas, destruindo-as.

O estudo, publicado na revista científica Biophysical Journal, poderá inspirar a criação de uma classe inédita de drogas contra o cancro, segundo os cientistas. De acordo com um dos autores do estudo, Paul Beales, da universidade inglesa, a toxina MP1 não afecta as células normais, mas interage com lipídios - moléculas de gordura - que estão distribuídos de forma anómala apenas na superfície das células cancerígenas. Ao entrar em contacto com a membrana dessas células, a toxina abre buracos por onde escapam moléculas essenciais para o seu funcionamento.
«Terapias contra o cancro que atacam a composição de lipídios da membrana da célula seriam uma classe inteiramente nova de drogas anti-tumorais. Isso poderia ser útil para o desenvolvimento de novas terapias combinadas, nas quais múltiplas drogas são utilizadas para tratar um cancro atacando diferentes partes das suas células simultaneamente», disse Beales.Fonte:http://diariodigital.sapo.pt/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário