domingo, 21 de junho de 2015

10 perguntas no trabalho a que nunca deve responder

Rhymer Rigby, especialista na área da formação e carreiras, escreve no Telegraphque muitas vezes é preciso mentir, por razões bastante positivas. O Dinheiro Vivo resume aqui, na essência, os seus conselhos para estas 10 perguntas, que pode ser aqui, na integra.
1. Onde é que se vê dentro de 5 anos? Maesmo que tenha a vontade de responder "ganhar muito mais dinheiro", "estar no lugar do meu chefe" ou "numa praia de papo para o ar" opte por outras respostas. Diga que esse será o tempo que precisa para aprender e evoluir profissionalmente, e ajudar a empresa a crescer.
2. Está de ressaca? Admitir que está de ressaca é assumir que a bebida (ou as drogas) afeta o seu trabalho, mesmo perante um patrão simpático e amigos foliões. Por isso, opte por dizer que teve uma noite má, dormiu mal. Se a ressaca for muito visível fisicamente, o melhor é tirar folga.
3. O que acha sobre o seu colega X? Falar mal de um colega não é bom, mesmo que ele seja má pessoa. Opte por destacar os aspetos positivos do seu colega. Se lhe perguntarem concretamente sobre os aspetos negativos, assuma posições neutras ou deixe espaço, na conversa, para que outros dêem a sua opinião.
4. Como é que está? Se estiver bem, pode dizê-lo, mas se não estiver diga também que está bem. Na verdade, as pessoas não estão muito interessadas na resposta a uma pergunta, muitas vezes, circunstancial. Mesmo quando alguém lhe pergunta como correram as férias, está a ser educada e pouco interessada na sua vida.
5. Porque está a deixar o seu atual emprego? Mesmo que a sua vontade seja responder porque "odeio o meu patão", "detesto a minha empresa" ou "quero mais dinheiro", não o faça. Pois poderá parecer uma pessoa má, desleal e ganranciosa. Em vez disso, responda que adora o seu trabalho atual mas chegou a hora de abraçar novos desafios.
6. É isto uma má ideia? Pode ser difícil ser honesto quando se trata de uma ideia muito querida do chefe e em que se investiu muito dinheiro, mas prejdicou-o enquanto funcionário. Nesse caso, opte por destacar os aspectos mais positivos ou dizer coisas como "isto poderá ter potencial em alguns dos nossos novos mercados."

7. O que acha sobre mim, enquanto chefe? Se ele for um bom chefe, diga-lhe isso. Mas se for um mau chefe, tente encontrar aspetos positivos para dar a opinião. Em vez de dizer, por exemplo, que ele é um manipulador de reuniões e incompetente, opte por dizer "estou preocupado com [dweterminada situação], gostaria de saber se tem algum conselho".
8. Qual é a sua maior fraqueza? Opte por uma meia verdade plausível sobre as capacidades que está a trabalhar atualmente. Por exemplo, se tiver 25 anos diga:"gostava de melhorar as minhas capacidades de falar em público". Isto mostra que tem uma fraqueza, mas sem falar dela diretamente e ainda mostra que tem ambição.
9. Você foi a uma entrevista de trabalho hoje cedo? Assumir que sim é dizer ao seu patrão que quer ir-se embora. Pode sempre dizer "gosto demasiado de si para estar a pregar-lhe uma mentira branca, uma vez que nada é ainda certo."
10. O colega X está a fazer batota com as contas? A menos que seja diretamente responsável pelas contas desse colega, responda que não faz ideia. Pondere bem, pois uma resposta errada numa situação errada pode prejudcar o seu colega a si próprio.Fonte:http://www.msn.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário