domingo, 1 de junho de 2014

Os 8 alimentos que fazem bem à pele

Não é só o sol que faz mal à pele. Uma alimentação descuidada e repleta de gorduras pode causar danos irreparáveis. Mas a verdade é que existem alguns alimentos que podem ajudá-lo a manter uma pele brilhante e saudável. O Huffington Post – com a ajuda da nutricionista Paula Simpson – fez uma lista que o pode ajudar a manter um corpo resplandecente durante este Verão.
1.    Melancia: Todos sabemos esta fruta é constituída maioritariamente por água (90 por cento da sua composição), mas para além disso é uma excelente fonte de vitamina C. As suas propriedades antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento da pele.
2.    Frutos Silvestres: Amoras, framboesas, morangos e mirtilos também ajudam a evitar a destruição da sua pele. Porquê? Uma palavra-chave: Antioxidantes.
3.    Ananás: Para além de uma quantidade imensa de vitaminas e minerais, este alimento contém bromelaína, um extracto de enzimas que previne o aparecimento de inflamações cutâneas.
4.    Citrinos: Laranjas, tangerinas e limões são alguns dos frutos que fazem bem à pele. Contêm uma grande quantidade de vitamina C e de aminoácidos que auxiliam na produção de colagénio, uma proteína fundamental na constituição da matriz extracelular do tecido conjuntivo e que o ajuda a manter uma pele jovem e saudável.
5.    Pepino: Por ser compostos maioritariamente por água (tal como as melancias), os pepinos devem ser consumidos em grande quantidade durante o Verão, pois ajudam a manter o corpo e, consequentemente, a pele hidratados.
6.    Dente de Leão: Não se costuma usar muito em Portugal (nós optamos mais pela rúcula), mas o dente de leão é apontado pela nutricionista Paula Simpson como um dos melhores alimentos para ajudar a preservar a pele. Está repleto de vitamina A , K e C, que, tal como afirmámos anteriormente, ajuda a produzir colagénio. Ajuda também a combater o acne e outras doenças cutâneas.
7.    Salmão: Este peixe tem muito ómega 3, o que ajuda a regular a oleosidade da sua pele.
8.    Água de coco: Exótico, mas óptimo para esta estação do ano. Para além de ajudar a hidratar o corpo, a água de coco contem uma grande quantidade de potássio, o que ajuda a ‘levar’ mais nutrientes e oxigénio até à sua pele através da estimulação da circulação sanguínea.
Fonte:http://www.sol.pt/