sábado, 29 de junho de 2013

Sete mitos (e factos) sobre a hidratação

Agora que o calor parece estar aí para ficar, confirme se o que julga saber sobre a hidração - e o seu contrário - é mesmo verdade
MITO: A desidratação é incómoda, mas não perigosa
FACTO: A maioria das pessoas só sente sintomas leves de desidratação, como dor de cabeça, falta de energia ou diminuição da urina e produção de suor. No entanto, caso estes sintomas se agravem, as complicações podem tornar-se mais sérias e levar a um inchaço do cérebro, convulsões, insuficiência renal e até mesmo, em alguns casos, levar à morte. Os mais vulneráveis são as crianças e os idosos que, quando desidratados, apresentam febre, dificuldade em ingerir líquidos, diarreia e vómitos e irritabilidade.

MITO: Quando se tem sede é porque já se está desidratado
FACTO: A sensação de secura, a chamada "sede", é a forma que o corpo encontra de lhe dizer para ingerir água. No entanto, isso não significa que esteja gravemente em risco. 

MITO: 
Todos devem beber o equivalente a oito copos de água por dia
FACTO: O Instituto de Medicina norte-americano recomenda que os homens bebam três litros de líquidos por dia e que as mulheres bebam cerca de dois litros. E por líquidos não se deve entender só água, embora bebidas com açúcar não sejam recomendáveis. Além das bebidas, os alimentos também fornecem cerca de 20% de água ao organismo, sendo a melancia e o pepino, por exemplo, alimentos com alto teor de água.

MITO: 
Urina clara é um sinal de hidratação
FACTO: Se a urina apresentar uma cor amarela pálida, está hidratado. 

MITO:
 Não faz mal beber demasiada água
FACTO: Ingerir demasiada água pode fazer com que os níveis de sódio no organismo se tornem muito diluídos, originando um inchaço das células - hiponatremia. Os sintomas incluem geralmente náuseas, vómitos, dor de cabeça, confusão, fadiga, e nalguns casos, convulsões e coma. Deve beber água, mas de forma a evitar que se sinta inchado.

MITO: Quem pratica desporto deve beber bebidas energéticas
FACTO: Os atletas podem tirar benefício da combinação certa de açúcar e de sódio - ingredientes presentes nas bebidas energéticas. No entanto, as bebidas energéticas têm uma longa lista de ingredientes com aditivos artificiais, logo pode não ser esta a melhor escolha para quem pratica desporto.  

MITO: O café desidrata
FACTO: O café só desidrata se for ingerido em excesso. Se consumir mais de 500 miligramas de cafeína por dia - aproximadamente cinco chávenas de café -, corre um risco de desidratação.



Fonte: Revista Visão

Porque sonhamos?

Em 1900, o austríaco Sigmund Freud causou uma revolução no estudo da mente ao publicar A Interpretação dos Sonhos. Nele, o pai da psicanálise contestava a noção bíblica de que os sonhos eram fenômenos sobrenaturais, dizendo que derivavam da psique humana. Decifrá-los, portanto, seria a chave para entender o que se passa dentro da nossa cachola. Essas teorias foram ridicularizadas por muito tempo e somente agora, mais de 100 anos depois, elas estão sendo testadas.
Vestígios do dia
A primeira idéia de Freud confirmada pela ciência é a de que os sonhos seriam restos do dia. Ou seja: algo que acontece com você de dia reverbera durante os sonhos. A comprovação científica disso foi feita em 1989 por Constantine Pavlides e Jonathan Winson na Universidade Rockefeller. Ao observar cérebros de ratos, eles descobriram que os neurônios mais ativados durante o dia continuavam a ser ativados durante a noite. Do mesmo modo, os neurônios pouco ativados durante o dia tampouco eram durante a noite. O que isso significa? “Significa, por exemplo, que, se uma pessoa teve hoje uma experiência marcante, a chance de essa experiência entrar em seu sonho é muito grande”, diz Sidarta Ribeiro, diretor de pesquisas do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN–ELS). “Se ela foi atacada por um tubarão, é provável que sonhe com tubarão. Se foi para a guerra do Iraque, nos próximos anos vai sonhar com guerra. Isso é o resto diurno levado às últimas conseqüências.” Mas, como em nossa vida moderna ninguém tem experiências extremas todos os dias, os sonhos acabariam sendo uma mistura simbólica de um monte de coisas, como Freud havia previsto. Você pode sonhar hoje com tubarão, amanhã com jacaré, depois com afogamento, simbolizando todos eles uma mesma experiência. Mas de onde viriam aqueles sonhos malucos, com cenas que você nunca viu?
Para a ciência, do seu inconsciente. É lá que estão guardadas as lembranças que você adquiriu ao longo da vida. Quando você dorme e começa a sonhar, seu sono entra na fase REM (sigla em inglês para Movimento Rápido dos Olhos). “O sono REM faz ovos mexidos com suas memórias. Ele as concatena de uma forma não comum”, diz Sidarta. Isso acontece porque o cérebro está em altíssima atividade nessa fase, mas não tem as informações sensoriais da vigília. Não conta com cheiros, imagens, sons nem outras informações que temos quando estamos acordados. A atividade sensorial está livre e vai aonde quiser, seguindo os caminhos mais usados – que são as memórias mais fortes. Ou seja: seus sonhos com imagens aparentemente inéditas seriam apenas combinações de uma série de símbolos que você já conhece de outras experiências. Ok, mas sonhar serve para o quê?
Simulador Noturno
“Tudo indica que o sonho tem a função de simular comportamentos – tanto os que levam a recompensa (os bons) como os que levam a punição (os pesadelos)”, diz Sidarta Ribeiro. “Portanto, sua função seria evitar ações que resultem em punição e procurar aquelas que levam à satisfação do desejo.”
Esse processo funcionaria da seguinte forma. Imagine uma cotia. Seu pesadelo é que a jaguatirica apareça quando ela estiver bebendo água. Assim, da próxima vez que for ao lago, essa memória voltará e ela terá mais cuidado (evitando a punição). E o sonho bom da cotia? É encontrar um campo com sementes gostosas. Portanto, se ontem ela passou num lugar que tinha sementes, seu sonho será ela voltando àquele lugar, pois talvez haja mais alimento ali amanhã (levando à recompensa). O curioso é que essa tese combina, de certa forma, com a idéia freudiana de que a função dos sonhos é a satisfação do desejo, teoria que havia se tornado motivo de chacota nas últimas décadas.

Fonte: super.abril

quinta-feira, 27 de junho de 2013

O PODER DAS MEZINHAS CASEIRAS

Técnicas caseiras ou tradição popular, a verdade é que sempre que surgia um problema de saúde na nossa infância recorríamos à sabedoria dos nossos avós. Fosse qual fosse o método utilizado ou a “invenção” que retiravam do baú, o que sabemos é que tinham sempre o “remédio” perfeito para nos curar em três tempos. E se as mezinhas sempre foram eficazes, está na hora de relembrar as mais conhecidas. Uma coisa é certa: nunca falham!

Enxaquecas
Para aliviar uma dor de cabeça constante, mastigue bem um raminho de salsa, uma vez que tem o mesmo efeito calmante que os analgésicos, mas não prejudica o estômago.

Aftas
Têm o dom de incomodar qualquer pessoa e se forem várias ao mesmo tempo… é melhor nem pensar nisso. Assim que surgirem, mastigue uma folha de alecrim durante, sensivelmente, três minutos.

Dores de garganta
Recorra ao abacaxi. Gargareje com sumo de abacaxi, mas tempere com uma pitada de sal para cortar a acidez.

Encontrar objetos perdidos
Sempre que não se lembrar onde colocou um objeto, experimente atar um pequeno lenço de mão à perna de uma cadeira para
se lembrar rapidamente do sítio onde colocou o que mais procura.

Borbulhas e comichão
É fácil, rápido e eficiente: esfregue a zona que o incomoda com vinagre.

Fonte: menshealth

domingo, 2 de junho de 2013

Irina Shayk tenta a sorte no cinema

A modelo Irina Shayk, namorada de Cristiano Ronaldo, é uma das estrelas de um novo filme sobre Hércules. A estreia em Portugal será no final de agosto.

A beldade continua imparável, depois de dar cartas no mundo da moda e de ter apresentado um concurso numa TV russa, tenta a sorte em Hollywood.
Irina Shayk, de 27 anos, que namora com Cristiano Ronaldo há mais de três anos vai estrear-se no cinema. A modelo russa usou a sua página oficial do Facebook para revelar aos fãs que está "muito honrada e feliz" por participar em "Hercules: The Thracian Wars", de Brett Ratner. No filme, a beldade faz o papel de Megara, a primeira mulher de Hércules, personagem de Dwayne Johnson, que se tornou conhecido com os filmes "O Rochedo" e "O Rei Escorpião".
A namorada de CR7esteve na terça-feira em Lisboa, tendo acompanhado o craque do Real Madrid e as irmãs, Elma e Kátia Aveiro, ao concerto de Rihanna, no Meo Arena (Pavilhão Atlântico). Depois dos jogos da Seleção Nacional com a Rússia na sexta-feira, em Lisboa, e a Croácia, no dia 10, em Genebra, Suíça, deverão ir de férias.

Fonte: JN

Teste com vinagre pode evitar 73 mil mortes/ano de cancro uterino

Um simples teste com vinagre poderá evitar 73.000 mortes de cancro do colo do útero anualmente em todo o mundo, disseram, este domingo, os autores de um estudo em larga escala realizado na Índia.
Os países ricos conseguiram reduzir em 80% as mortes graças à generalização do teste Papanicolau, mas o cancro do colo do útero continua a ser a principal causa de morte por cancro entre as mulheres na Índia e em muitos outros países em desenvolvimento, sem dinheiro, médicos, enfermeiros ou laboratórios de rastreio comuns, segundo a agência France Presse. 
O teste com vinagre é uma solução para o problema.  
Um funcionário dos cuidados de saúde primários passa vinagre no colo do útero, o que faz com que os tumores pré-cancerosos fiquem brancos. Os resultados são conhecidos logo a seguir quando se utiliza uma luz brilhante para inspecionar a zona. 
Além da redução de custos, os resultados instantâneos representam uma grande vantagem para as mulheres de áreas rurais que poderiam ter de viajar durante horas para serem vistas por um médico. 
O estudo de 150.000 mulheres com mais de 15 anos mostrou que o teste do vinagre conseguiu reduzir as mortes por cancro do colo do útero em 31 por cento. 
"Esperamos que os nossos resultados tenham um efeito profundo na redução da incidência do cancro do colo do útero na Índia e no resto do mundo", disse Surendra Srinivas Shastri, professor de oncologia no Tata Memorial Hospital, em Bombaim, e principal autor do estudo. 
A investigação foi divulgada na conferência anual da American Society of Clinical Oncology, a decorrer em Chicago (Illinois). 

Fonte: JN